Nobel de Química premia dupla de mulheres por método para edição do genoma – 07/10/2020

0
9

Nobel de Química premia dupla de mulheres por método para edição do genoma – 07/10/2020

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna são as vencedoras do Prêmio Nobel de Química de 2020 “pelo desenvolvimento de um método para edição de genoma”, anunciou hoje o júri.

A francesa e a americana descobriram “uma das ferramentas mais perspicazes da tecnologia genética: a tesoura genética CRISPR / Cas9. Usando isso, os pesquisadores podem alterar o DNA de animais, plantas e microrganismos com extrema precisão”, explicou o júri.

“As tesouras genéticas CRISPR / Cas9 revolucionaram as ciências da vida molecular, trouxeram novas oportunidades para o melhoramento de plantas, estão contribuindo para terapias inovadoras contra o câncer e podem realizar o sonho de curar doenças hereditárias”, acrescentou o comitê.

A premiação deste ano acontece sob a sombra da pandemia de covid-19, que limitou a maior parte das festividades que geralmente cercam os prêmios e colocou os cientistas de todo o mundo em uma corrida para desenvolver uma vacina.

Na segunda-feira, o Nobel de Medicina premiou dois americanos e um britânico pela descoberta do vírus da hepatite C. Ontem os vencedores do prêmio de Física foram anunciados. Amanhã, o prêmio de Literatura. O Nobel da Paz será revelado na sexta-feira em Oslo. E o prêmio de Economia, criado em 1968, encerrará a temporada na próxima segunda-feira (12).

História do prêmio

Os prêmios Nobel nasceram da vontade do sábio e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite, de legar grande parte de sua fortuna aos que trabalham por “um mundo melhor”. Ele é lembrado como o patrono das artes, das ciências e da paz que, antes de morrer, no limiar do século 20, transformou a nitroglicerina em ouro.

Em seu testamento, assinado em Paris em 1895, um ano antes de sua morte em San Remo (Itália), ele designou os diferentes comitês que atribuem os prêmios a cada ano: a Academia Sueca para o de Literatura, o Karolinska Institutet para o de Medicina, a Real Academia Sueca de Ciências para o de Física e o de Química, e um comitê de cinco membros especialmente eleitos pelo Parlamento norueguês para o da Paz.

* Com RFI

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários