No Iraque, 80% das vítimas de suicídio são mulheres • A Referência

0
19

No Iraque, 80% das vítimas de suicídio são mulheres • A Referência

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

As autoridades do Iraque chamam atenção para um dado alarmante: 80% das vítimas de suicídio do país são mulheres. O alerta vem da ONU (Organização das Nações Unidas).

Dados computados em 2018 mostram que o público feminino concentra 80% das mais de 1,1 mil tentativas de suicídio registradas no Iraque. Naquele ano, 590 pessoas morreram dessa forma. Há ao menos uma morte e três tentativas diárias.

“A situação agravou e não pode ser ignorada”, disse um comunicado da OMS (Organização Mundial da Saúde) no local. Segundo a agência, a questão se tornou prioridade no país do Oriente Médio de 39 milhões de habitantes.

Entre os principais motivos estão os recentes traumas e doenças mentais ocasionadas pelos conflitos e severas dificuldades econômicas que assolam a região.

Mulher em campo de refugiados da ONU no Iraque, após ser capturada pelo Estado Islâmico, em 2019 (Foto: UN Photo/Giles Clarke)

Caos social aprofunda depressão

Desde o fim da disputa com o Irã, em 1988, o Iraque viu poucos momentos de paz. Em 1991, o país viveu a guerra do Golfo e, em 2003, a invasão norte-americana após acusações – nunca confirmadas – de que o regime produzia armas de destruição em massa.

A situação se agravou desde 2010 com a guerra civil na vizinha Síria e o surgimento do Estado Islâmico. Entre 2014 e 2017, milhões deixaram suas casas e se refugiaram em países próximos.

Os abusos de menores, abandono, violência e altas taxas de criminalidade são um fator extra às mortes por suicídio. Com a pandemia, a situação tende a se agravar, por conta do confinamento social e as restrições econômicas mais profundas.

O suicídio já se tornou uma prioridade à saúde pública em todo o mundo. Estima-se que mais de 800 mil pessoas perdem a vida desta forma anualmente. A média é de uma morte a cada 40 segundos.

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui