Nirvana – Origem, trajetória e fim da banda + sucessos e curiosidades

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A banda de rock Nirvana é considerada como uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Foi criada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e seu amigo, o baixista Krist Novoselic no final da década de 80.

Na época em que a cidade de Seattle, Estados Unidos, era invadida pelo estilo grunge, a banda Nirvana surge. E graças às músicas com letras revolucionárias, que mesmo com o curto período em que a banda durou, conquistou toda uma geração.

Responsáveis por vários singles de sucesso, o Nirvana marcou toda uma geração. No entanto, mesmo após 26 anos que a banda chegou ao fim, suas músicas continuam ganhando fãs por todo o mundo, até os dias de hoje.

Como a Banda Nirvana começou

Imagem: UOL

No ano de 1987, na cidade de Aberdeen, Estados Unidos, a banda Nirvana surge e meio ao estilo grunge. Inicialmente, formada pelos amigos Kurt Cobain (vocalista e guitarrista) e Krist Novoselic (baixista).

Os amigos Kurt e Krist se conheceram quando estudavam juntos na Aberdeen High, sendo que a ideia de formar uma banda veio de Kurt Cobain.  Incialmente, Krist não queria formar uma banda, no entanto, após três anos de insistência de Kurt, ele acabou cedendo, o que os dois nunca imaginaram é que Nirvana se tornaria uma das bandas mais famosas de todos os tempos.

Enquanto a banda era formada pelos amigos, vários bateristas passaram pela banda, como Bob Mcfadden, porém, ele ficou apenas um mês na banda. Então, convidaram Aaron Burckhard, que ficou um tempo na banda, até que saiu, depois foi Chad Channing, que mesmo com o sucesso surgindo, saiu da banda.

Por fim, convidaram Dave Grohl para ser o novo baterista do Nirvana, e foi o que deu mais certo, permanecendo até o fim da banda em 1994.

As primeiras músicas que a banda tocava faziam parte de um material de Kurt, porém, logo Kurt começou a escrever as músicas, criando o seu próprio repertório.

Até chegar ao nome Nirvana, a banda passou por vários nomes, pois, Kurt fazia questão que o nome fosse bonito e ao mesmo tempo agradável às pessoas. Portanto, após alguns meses, finalmente chegaram ao nome Nirvana, que segundo Kurt, segue o conceito budista e significa a liberdade da dor, do sofrimento e do mundo externo.

Maiores sucessos

nirvana a trajetoria de uma das bandas de maior sucesso de todos os tempos 2
Imagem: Rádio Cidade

No ano de 1989, a banda conseguiu um empréstimo com um amigo, assim, conseguiram gravar o primeiro álbum, chamado Bleach, pela gravadora independente Sub Pop. Todavia, com o lançamento do álbum, Nirvana começou a fazer sucesso e foi se tornando cada vez mais popular no cenário grunge de Seattle.

No entanto, foi em 1991, quando Nirvana lançou seu segundo álbum, Nevermind, que fez com que a banda se consagrasse no mundo todo. Pois foram vendidos seis milhões de cópias, sendo que a capa do álbum foi eleita como a melhor capa de todos os tempos, pela revista Rolling Stone.

O álbum Nevermind faz parte da lista dos duzentos álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Assim, a banda foi alcançando cada vez mais a fama, pois Nirvana conseguiu trazer novamente o rock para as paradas de sucesso.

As músicas do Nirvana ficaram conhecidas por sua intensidade e capacidade de mexer com a cabeça e o coração dos seus fãs. Porém, a intensidade das letras vinha de Kurt e de seus problemas como, a dependência em heroína e o transtorno bipolar que sofria.

Nova gravadora

nirvana a trajetoria de uma das bandas de maior sucesso de todos os tempos 3
Imagem: O Globo

Após assinar com a gravadora DGC Records, Nirvana lançou o hit Smells Like Teen Spirit, o sucesso foi tão grande que, Kurt Cobain passou a ser considerado como o porta-voz de toda uma geração.

O hit foi tão premiado que mesmo após seis anos da morte de Kurt, continuou fazendo sucesso. Portanto, no ano de 2000, a música ficou no terceiro lugar da lista das cem melhores canções pop, de acordo com MTV e a Rolling Stone. Ficando atrás de Yesterday, dos Beatles Satisfacion, dos Rolling Stones.

Mas, o sucesso não parou por aí, pois, em 2004 ficou no nono lugar entre as quinhentas maiores canções de todos os tempos.

Fim da Banda Nirvana

nirvana a trajetoria de uma das bandas de maior sucesso de todos os tempos 4
Imagem: Muz play

No entanto, quanto mais a banda Nirvana fazia sucesso, mais Kurt se autodestruía com as drogas. Infelizmente, na época, o tratamento para o transtorno bipolar era bem precário, o tratamento era feito apenas com lítio, que causava inúmeros efeitos colaterais em Kurt.

Por isso, Kurt passou por algumas internações, principalmente após sua primeira tentativa de suicídio, a pedido de usa esposa Courteney Love. Porém, durante sua última internação, Kurt fugiu da clínica de reabilitação.

Logo foi encontrado morto na sua casa, onde segurava sua espingarda em uma mão e entorpecentes na outra. Foi então que, o músico considerado como um dos mais brilhantes de sua época se suicidou no dia 4 de Abril de 1994. Além da tristeza aos fãs e a família, Kurt Cobain deixou um legado com sua genialidade em suas músicas que ganham admiradores até os dias de hoje.

Com a morte do amigo, Krist Novoselic não conseguiu prosseguir com o Nirvana, atualmente segue a carreira política nos Estados Unidos. Como nasceu na antiga União Soviética, Krist defende os imigrantes dentro do país. Já o baterista, Dave Grohl, continua na música, após o fim do Nirvana, fundou a banda Foo Fighters, considerada como uma das bandas mais bem sucedidas atualmente. Nirvana, chegou ao final, oficialmente dia 5 de Abril de 1994.

Sucesso Póstumo do Nirvana

nirvana a trajetoria de uma das bandas de maior sucesso de todos os tempos 5
Imagem: Mind your dollar

Mesmo após o fim da banda de rock, Nirvana continuou fazendo lançamentos póstumos como o vídeo completo da banda, Live, tonight! Sold out, em 1994.

Contudo, em 1995, Nirvana recebeu o prémio de melhor álbum de música alternativa, pelo MTV Unplugged in New York. Já no ano de 1996 a DGC lançou o álbum ao vivo do Nirvana From The Muddy Banks Of The Wishkah.

No entanto, em Outubro de 2002, foi lançada uma coletânea com as músicas do Nirvana, inclusive com a faixa You Know You’re Right, última música da banda gravada antes da morte de Cobain.

Curiosidades da Banda

nirvana a trajetoria de uma das bandas de maior sucesso de todos os tempos 6
Imagem: Ghost Radios
  • Desde a estreia da banda, Nirvana já vendeu mais de setenta e cinco milhões de álbuns no mundo todo, sendo que, só nos Estados Unidos foram vinte e cinco milhões.
  • A música Smells Like Teen Spirit foi considerada como uma das 20 melhores músicas de toda história.
  • Love Buzz, o primeiro single , foi lançado em Novembro de 1988, pela gravadora Sub Pop. No mês seguinte, gravaram seu primeiro álbum, Bleach.
  • Kurt não gostava dos Guns N’ Roses. Por isso, quando recebeu um convite para abrir o show deles, recusou dizendo que eles não tinham talento.
  • A banda de rock fez uma guerra de comida na festa de lançamento do Nevermind e acabaram expulsos da própria festa.
  • Como não tinham dinheiro suficiente para pagar figurantes para a gravação do clipe da música Smells Like Teen Spirit. Então, graças a uma ideia do diretor, conseguiram 300 fãs do Nirvana que concordaram em participaram do clipe sem receber nada.

Nevermind

nirvana a trajetoria de uma das bandas de maior sucesso de todos os tempos 7
Imagem: The rock life
  •  O álbum Nevermind vendeu 11 milhões de cópias nos Estados Unidos e 30 milhões em todo o mundo. Mas, o único single a entrar no Top 10 da parada da Hot 100 singles foi Smells Like Teen Spirit.
  •  O menino da premiada capa de Nevermind era para ser na verdade uma menina. O fotógrafo Kirk Weddle tirou duas fotos, uma com um menino e outra com uma menina. Apesar de gostar mais da menina a gravadora preferiu a do menino.
  •  Foi Kurt quem fez a colagem na contracapa do disco In Utero, enquanto estava em sua sala de jantar.
  • A música Polly foi uma homenagem a uma garota de 14 anos que foi sequestrada, torturada e abusada em Tacoma Washington, em 1987.

Se você gostou dessa matéria, veja também: Rock- História e evolução do ritmo ao longo das décadas.

Fontes: Rádio Ufg, Medium, Rollingstone

Imagens: Tenho mais discos, UOL, Rádio Cidade, O Globo, Muz Play, Mind your dollar, The rock life, Ghost Radios

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *