NASA revela gravações de áudio em Marte, pelo rover Perseverance

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A NASA divulgou nesta segunda-feira (22) as primeiras gravações de áudio efetuadas em Marte, pelo rover Perseverance. Um microfone a bordo do veículo espacial capturou sons na superfície do Planeta Vermelho, no momento em que ele pousou na cratera Jezero na última quinta-feira (18). A notícia foi apresentada em uma conferência virtual da agência, a qual também revelou o primeiro vídeo do local.

Os dados foram obtidos pela Deep Space Network, rede de antenas da NASA de monitoramento de naves espaciais. Apesar de não ter captado informações sonoras utilizáveis durante a descida, o dispositivo forneceu dois dias depois cerca de 20 segundos de uma brisa marciana, além de sons mecânicos de operação do rover na superfície.

“Sabemos que o público está fascinado com a exploração de Marte. Adicionamos o microfone ao veículo porque esperávamos que pudesse aprimorar a experiência, especialmente para fãs do espaço com deficiência visual, e envolver e inspirar pessoas em todo o mundo”, falou Dave Gruel, engenheiro responsável pelo sistema de dispositivos do rover.

Além do vídeo inicial e dos áudios, posteriormente foi revelada uma visão panorâmica interativa da missão de pouso, gerada através da composição de diversas imagens. “Assistir esses registros deve ser algo obrigatório para os jovens que desejam não apenas explorar outros mundos e construir naves para os levar até lá, mas também para fazer parte de equipes que têm objetivos audaciosos em relação ao nosso futuro”, comentou Thomas Zurbuchen, cientista da agência.

“Para aqueles que se perguntam como você pousa em Marte — ou por que é tão difícil ou quão legal seria fazer isso — você não precisa procurar mais. O Perseverance está apenas começando e já forneceu alguns dos visuais mais icônicos da história da exploração espacial. Ele reforça o nível notável de engenharia e precisão que é necessário para construir e voar um veículo para o Planeta Vermelho”, disse Steve Jurczyk, administrador da NASA.

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *