Nasa identifica o objeto misterioso que está em órbita da Terra

0
7
Nasa identifica o objeto misterioso que está em órbita da Terra

Nasa identifica o objeto misterioso que está em órbita da Terra

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Usando um telescópio no Havaí, uma equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL) conseguiu determinar que um objeto misterioso em órbita da Terra não é um asteroide, mas sim um pedaço de um foguete.

Batizado de 2020 SO e descoberto em 17 de setembro, o objeto foi originalmente classificado como uma minilua, categoria que descreve corpos espaciais que ficam presos temporariamente na órbita do nosso planeta.

Mas desde o começo os cientistas acreditavam que pudesse ter origem artificial, devido à baixa velocidade relativa em relação à Terra. O principal especialista em asteroides da Nasa, Paul Chodas, suspeitava que ele fosse o estágio superior de um foguete Centaur usado na missão Surveyor 2, de 1966, que deveria pousar na Lua, mas fracassou.

Observações iniciais estimavam que o objeto misterioso tinha um tamanho compatível com o Centaur, 10 metros de altura por 3 metros de diâmetro. A suposição foi comprovada quando uma equipe liderada por Vishnu Reddy, da Universidade do Arizona, usou um telescópio infravermelho no Havaí para observar o objeto e comparar suas características com outro Centaur, lançado em 1971, que também está em órbita da Terra.

“A notícia de hoje foi super gratificante!”, disse Chodas via e-mail ao site Phys.org. “Foi o trabalho de equipe que resolveu este quebra-cabeças”.

O 2020 SO fez sua aproximação máxima da Terra na última terça-feira (1), quando chegou a 50.476 quilômetros. Ele sairá de nossa vizinhança em março, continuando sua própria órbita ao redor do Sol, e só retornará em 2036.

Asteroides que passam perto da Terra, como o 1998 OR2 em abril deste ano, são constantemente monitorados.

Defesa contra objetos misteriosos ou conhecidos

A detecção de 2020 SO é mais um exemplo de nosso sistema de defesa planetária em ação. Cientistas monitoram constantemente asteroides e objetos em volta da Terra para determinar se há risco de colisão com a superfície do planeta ou com objetos em órbita, como a Estação Espacial.

Objetos a menos de 1,3 Unidades Astronômicas (AU) do Sol são classificados como NEOs, ou “Near Earth Objects” (Objetos próximos da Terra), sendo 1 AU a distância entre a Terra e o Sol.

Objetos com tamanho estimado em mais de 140 metros cuja órbita cruza a da Terra são chamados de PHOs (Potentially Hazardous Objects, ou “Objetos Potencialmente Perigosos”), não importa a probabilidade de impacto com nosso planeta, e colocados sob vigilância constante.

Caso haja uma probabilidade significativa de impacto, há protocolos para alertar as áreas do planeta sob risco e avaliar medidas para mitigação dos danos. Felizmente, até o momento eles nunca precisaram ser acionados.

Fonte: Phys.org

O post Nasa identifica o objeto misterioso que está em órbita da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui