Monstro delicioso: a fruta exótica, saborosa, mas perigosa!

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A fruta Monstro ou Monstera Deliciosa é um alimento exótico que estimula nossa imaginação e aumenta a curiosidade quanto ao seu sabor. Entretanto esta fruta deveria vir com manual de instruções sobre como e quando comer caso contrário as consequências podem ser, literalmente, monstruosas.

 Banana-de-macaco X Monstera Deliciosa

Estas duas plantas são muito parecidas e por isso as pessoas costumam confundi-las, principalmente porque ambas podem ser encontradas no Brasil como planta ornamental.

Entretanto a Banana-de-macaco ou banana-do-mato não é comestível, mas ao contrário suas folhas possuem uma seiva tóxica.

Aliás os índios e pescadores experientes do meio rural, acostumados a pescar em rios e lagos aprenderam a usar esta planta como isca. Ou seja, eles maceram as folhas e preparam um caldo com a seiva que é jogado na água, causando uma paralisia temporária nos peixes.

Então os animais param de nadar e flutuam para a superfície das águas onde são facilmente capturados pelos pescadores.

Além disso a Banana-de-macaco apesar de ser conhecida como planta ornamental, suas raízes são bastante utilizadas por artesãos na fabricação de cestos, esteiras e barbantes muito usado no artesanato.

Contudo é importante salientar que esta planta deve ser manuseada com cuidado devido a presença de oxalato de cálcio em suas folhas e seiva, pois é tóxica, principalmente para crianças e animais domésticos.

Monstera Deliciosa

costela

Esta planta é mais conhecida da população pelo nome de Costela de Adão, devido ao formato de suas folhas lembrarem costelas humanas.

Entretanto apesar de ser vista como uma planta ornamental, a Costela de Adão ou Monstera Deliciosa possui outras finalidades além de enfeitar jardins e vasos.

Aliás em países como México, Panamá, Guatemala, Costa Rica entre outros de clima tropical úmido ou subtropical, esta planta é tida como comestível e seus frutos são muito apreciados.

Porém a Costela de Adão ou Monstera Deliciosa só começa a dar frutos depois de atingir um certo tamanho podendo alcanças 20 metros de altura, mas se você não conhecer bem a planta nem pense em comer seus frutos pois, assim como sua prima Banana-de-macaco, ela é tóxica.

Então neste caso apenas deixe-a enfeitando seu jardim ou vasos em casa, mas nem pense em consumir seus frutos ou permitir que crianças ou animais tenham acesso as “bananas” ou folhas pois são ricas em ácido oxálico, substância tóxica.

O Monstro

MonsteraDeliciosa Alamy

Inegavelmente exótica a fruta Monstro deveria nascer com um manual de instruções sobre quando colher e comer, pois esta é sem dúvidas a diferença entre um desastre e uma experiencia maravilhosa de sabor.

A fruta Monstro nascida da Costela de Adão ou Monstera Deliciosa se parece com uma mistura curiosa entre uma pinha e um milho.

Entretanto o nome científico Monstera Deliciosa ou “Monstro Delicioso” não é a toa, pois a fruta monstro madura, servida no tempo certo de comer, tem um sabor que parece mais uma salada de frutas natural.

Com certeza uma mistura de sabores tropicais como coco, abacaxi e banana, que pode ser servida in natura, ou seja, apenas a fruta picada. Ou em geleias, sucos e doces, dependendo do país onde é consumida e seus costumes.

Aliás em países como México, Costa Rica, Guatemala e Panamá os chefs locais se superam ao servir a fruta monstro de várias formas em sobremesas surpreendentes como cremes e sorvetes únicos.

Porém não são todos os chefs que podem servir esta fruta peculiar pois apesar de saborosa quando madura, se servida antes da hora, pode ser um grande problema.

A fruta monstro deveria vir com um manual de instruções pois quando verde ela rica em ácido oxálico, substância muito usada para limpar ferrugem do metal e branquear madeira. Assim se torna tóxica se ingerida por quem não conhece.

Tanto que o apelido de fruta Monstro veio possivelmente por causa de alguém que deve tê-la comido na hora errada quando a fruta ainda está verde. Neste caso as chances de uma intoxicação alimentar são uma certeza.  

Desta forma causam irritação e ardência severa na garganta e na pele, diarreia intensa e muito mal-estar. Dependendo do caso, se crianças ou pets ingerirem a fruta monstro verde, a intoxicação pode ser fatal.

Outra curiosidade sobre a planta é o seu apelido Swiss Cheese Plant ou “planta queijo suíço” devido aos furos tão característicos de suas folhas, que no Brasil ganharam o apelido de Costela de Adão, para os estrangeiros, fez lembrar os furos característicos do queijo suíço.

Você também pode se interessar por:

Qual a maneira certa de comer a fruta Monstro

fruit salad plant

Antes de mais nada, o primeiro passo é colher a fruta ainda verde, mas para evitar qualquer risco de intoxicação, coloque-a dentro de um recipiente e cubra-a com um pano ou saco escuro.

Com o tempo as escamas da casca começam a abrir, se soltando do fruto lentamente. Assim aos poucos é possível descascar a fruta monstro quase como uma banana, indo de uma extremidade a outra.

A polpa por baixo da casca se parece com uma espiga de milho branca com pequenos grãos aderidos, que podem ser comidos se a casca soltou facilmente.

Porém é importante deixar claro que não deve usar força na hora de abrir as escamas da casca, se isto estiver acontecendo então a Monstera deliciosa ainda não está pronta para ser consumida.

Quando servida da forma correta, bem madura, a fruta é saborosa, mas deve ser comida com moderação pois em excesso, pode ter efeito laxante. Principalmente naquelas pessoas que não estão habituadas a comer a fruta com regularidade.

Então se você é um principiante, o melhor é começar provando a fruta na forma de geléias, doces ou bolos, antes de se aventurar em comer o monstro in natura.

Créditos de imagem: thaumatophyllum-bipinnatifidum-syn-philodendron-bipinnatifidum-philodendron-selloum.jpeg (750×750) (gardentags.com); $_58.JPG (640×429) (ebayimg.com) ;MonsteraDeliciosa_Alamy.jpg (580×580) (atlasobscura.com); fruit+salad+plant.jpg (1500×1125) (bp.blogspot.com). Capa: 127cd7794e58f4b76536482542ab303b.jpg (1280×960) (pinimg.com)

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *