Mesmerismo, o que é? História da técnica de cura criada por Mesmer

Mesmerismo, o que é? História da técnica de cura criada por Mesmer

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O mesmerismo surgiu com Franz Anton Mesmer, um médico e magnetizador que nasceu na Suábia em 1744. Em resumo, a técnica é definida como a reciprocidade que existe entre dois seres vivos que é estabelecidade devido a fluídos magnéticos.

Mas calma, vamos começar do princípio. A família de Mesmer era super católica, portanto, sempre foram importantes em todos os lugares que moraram.

Além disso, o médico e magnetizador foi educado em um mosteiro, conhecido como Reichnau. Também foi lá que ele aprendeu música, literatura clássica e vários outros idiomas.

Foi durante sua dissertação de doutorado que Mesmer começou a trabalhar em sua teoria que aborda a ascendência dos planetas nos seres humanos.

O início do mesmerismo

Mesmer -Nationalgeographic

Nessa primeira tese sobre o mesmerismo, Franz utiliza a ideia de um fluido universal. Aliás, sua pesquisa foi a pioneira sobre o assunto. Enfim, Allan Kardec, o homem que criou a doutrina Espírita, define que esse fluido universal é uma energia básica essencial.

É ela a responsável por produzir basicamente tudo que existe no Universo. Como por exemplo, as substâncias materiais e também os corpos não tangíveis e visíveis para os humanos. Por exemplo, o fluido magnético está em um estágio mineral, como um imã.

Entretanto, quando se está na etapa vegetal, ele é conhecido como fitomagnetismo, enquanto na fase animal é vista como o fluido magnético animal. Por fim, no ser humano, esse fluido magnético é espiritual. Ou seja, presente no corpo espiritual ou no perispírito. Em resumo, esses fluidos são mutações que ocorreram no fluido universal.

Utilização

Mesmerismo - O que é a técnica de cura criada por Mesmer
Ímãs – Soluçõesindustriais

Até o momento o mesmerismo está bastante subjetivo e difícil de entender, né?! Enfim, Mesmer continuou com seu estudo afirmando que o magnetismo animal descende de todos os indivíduos. Portanto, segundo o médico, é possível ampliar esse magnetismo através de uma prática constante. Assim como com os magnetizadores.

Então, nos dias atuais o mesmerismo acabou se tornando um sinônimo do magnetismo animal que emana dos indivíduos, criando uma reciprocidade entre eles por causa do fluido magnético. Em 1773 foi a primeira vez que Mesmer utilizou desse magnetismo em uma terapêutica de cura.

Franziska Esterlina, parente da companheira de Mesmer e amiga de Mozart, tinha 29 anos, estava doente e bastante fraca. Contudo, como o meio científico não era muito adepto dos estudos de Mesmer, em 1775 ele foi para Viena continuar seus estudos.

A continuidade nos estudos

Por fim, Mesmer começou a entrar na parte mais importante da sua pesquisa. É a primeira vez que ele consegue explicar a origem do magnetismo animal. Para isso uma analogia entre o que ocorre no magnetismo mineral em uma pessoa é usado.

Mesmerismo - O que é a técnica de cura criada por Mesmer
Fonte: Youtube

Entretanto, nesse caso não seria um minério que desencadearia o processo, e sim uma pessoa. Em 1776 ele deixou o imã de lado como o condutor do magnetismo animal. Sua intenção ao fazer isso, era que outros cientistas entendessem melhor a sua técnica.

Por outro lado, ele começou a utilizar outros elementos para conduzir seu estudo. Como por exemplo, o ferro e a água. Enfim, para os espíritas, todo esse magnetismo utilizado no mesmerismo e que exala do ser humano é simplesmente um fluido.

E este fluido surge de forma natural ou através do poder da vontade. Esse poder, por exemplo, é o que ocorre com os hipnotizadores, nos médiuns e nos magnetizadores. Essas pessoas são consideradas os intermediários do mundo espiritual e material.

O mesmerismo em termos mais simples

mesmerismo o que e a tecnica de cura criada por mesmer 3
Fonte: Spdm

Talvez ainda tenha ficado um pouco confuso sobre o que é realmente o mesmerismo. Em suma, Mesmer acreditava que algumas doenças das pessoas aconteciam porque várias forças estavam desalinhadas naquele indivíduo. Ou seja, esse desalinhamento causava problemas físicos e mentais para a pessoa.

Através de alguns estudos, o médico descobriu que era possível tratar esses indivíduos com uso de imãs, através do magnetismo animal, e também com alguns remédios que tinham uma alta quantidade de ferro. Entretanto, com os anos de prática, ele não utilizava mais nenhuma das opções anteriores.

Ou seja, o mesmerismo passou a ser um tratamento que utilizava apenas as mãos. E mesmo sendo difícil de acreditar, trazia resultados. Basicamente, as mãos transmitem uma magnetização pelo corpo do indivíduo, reequilibrando as energias do corpo com o universo, fazendo com que ele se sinta melhor com o passar do tempo.

A fascinação

mesmerismo o que e a tecnica de cura criada por mesmer 1
Fonte: Hipnosecomneurociencias

Assim como o mesmerismo evoluiu através dos anos e dos estudos de Mesmer, a técnica acabou ganhando algumas ramificações. Como é o caso da fascinação, onde se utiliza a linguagem corportal e o olhar para conseguir atingir na mente do paciente alguns níveis de consciência.

Ou seja, essa técnica pretende estimular o subconsciente de um indivíduo fazendo com que ele chegue até a mente consciente. Fazendo com que as energias entrem em harmonia e o bem estar e a saúde do paciente melhore.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: O que é cobreiro? Causas, sintomas, vacina e como tratar

Imagens: Horoscopomagico, Nationalgeographic, Youtube, Solucoesindustriais, Spdm e Hipnosecomneurociencias

Fontes: Uninter, Infoescola, Hipnosecomneurociencias, Polbr e Albertodellisola

FONTE ORIGINAL

Compartilhe esse post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *