Início ECONOMIA Manifestantes contra prisão de ex-presidente tomam ruas da África do Sul

Manifestantes contra prisão de ex-presidente tomam ruas da África do Sul

por Poder360
1 Já viram


Protestos contra a prisão do ex-presidente Jacob Zuma se espalharam pela África do Sul nesse fim de semana. As ruas de Johanesburgo e outras cidades foram tomadas por manifestantes.

Na 4ª feira (7.jul.2021), Zuma foi preso em sua cidade natal, KwaZulu-Natal, onde deve cumprir pena de 15 meses por desacato, depois de se recusar a depor em processos de corrupção.

O presidente Cyril Ramaphosa disse nesse domingo (11.jul) não ver justificativa para a violência. Segundo ele, os atos atrasam a reconstrução da economia em meio à pandemia. Ramaphosa era vice de Zuma e assumiu o cargo em fevereiro de 2018, depois que o então presidente renunciou.

A prisão do ex-presidente irritou aliados e rachou o partido governista CNA (Congresso Nacional Africano).

No domingo (11.jul), manifestantes armados com paus, tacos de golfe e galhos de árvore foram vistos marchando pelo centro de Joanesburgo, de acordo com a Reuters. Na noite anterior, cerca de 300 pessoas fizeram uma barricada em uma grande rodovia da cidade. Imagens mostram edifícios e carros em chamas.

Um ato com cerca de 800 pessoas em Alexandra, um distrito de Joanesburgo, deixou 1 policial baleado e outros 2 feridos. A polícia também respondeu a relatos de saques em Joanesburgo e KwaZulu-Natal.

Segundo o porta-voz da polícia de KwaZulu-Natal, Jay Naicker, não está claro se os responsáveis pelos atos criminosos estão ligados aos protestos pró-Zuma. De acordo com ele, há “criminosos ou oportunistas tentando enriquecer durante este período“.

Em comunicado, a polícia informou que 62 pessoas foram presas nas províncias de KwaZulu-Natal e Gauten, o principal polo econômico do país, onde fica Johanesburgo. Lojas de bebidas foram roubadas e vitrines quebradas.

A África do Sul tem uma média móvel de quase 20.000 casos diários de covid-19. Em média, 375 sul-africanos morrem diariamente pela doença, segundo o World in Data. A venda de bebidas alcóolicas está proibida no país como medida para conter a pandemia.

PRISÃO DE ZUMA

O ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi condenado a 15 meses de reclusão por desacato, depois de faltar a uma oitiva em fevereiro deste ano.

Zuma teria negociado de forma ilícita contratos com os irmão Guptas, uma família indiana. Supostamente, eles podiam escolher ministros do gabinete do então presidente.

Além do inquérito sobre corrupção, o sul-africano responde por mais 16 acusações de fraude, suborno e extorsão. Ele é suspeito de fraudar o equivalente a US$ 5 bilhões (R$ 26,3 bilhões, pela cotação atual) na compra de equipamentos militares em 1999, quando era vice-presidente do país. O político se diz inocente de todas as acusações.

Zuma presidiu a África do Sul de maio de 2009 a fevereiro de 2018, quando foi deposto pelo Congresso Nacional Africano.

Continuar lendo

(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));


Esse conteúdo pertence ao site:

Site: /www.poder360.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS