Mais vacinas: estados começam novas etapas de vacinação em idosos nesta sexta-feira

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia

Uma série de estados avança nesta sexta-feira, 26, no calendário de vacinação para os grupos prioritários. No momento, a maior parte das campanhas está ainda focada em profissionais de saúde e idosos acima dos 85 anos, e diversas cidades tiveram de paralisar a vacinação neste mês diante da falta de doses.

Agora, a ampliação da vacinação acontece em meio à chegada de nova leva de doses. Foram distribuídas nesta semana pelo Ministério da Saúde 2 milhões de doses da vacina de de AstraZeneca/Oxford importadas prontas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 1,2 milhões da Coronavac feitas pelo Instituto Butantan.

Um dos principais estados observados nesta sexta-feira é o Amazonas, que começa a distribuir hoje aos municípios as doses da vacina que recebeu com atraso, após o carregamento ter sido enviado por engano ao Amapá pelo Ministério da Saúde. O Amazonas recebeu nesta quinta-feira, 25, as 120.000 doses corretas.

No estado de São Paulo, que tem o maior número de idosos a serem vacinados, o governo anuncia hoje o cronograma para inclusão de novas faixas etárias na campanha de vacinação. Por ora, a vacinação acontece para os paulistas acima de 85 anos, mas o governo já anunciou que o grupo entre 80 e 84 anos começará a ser vacinado em 1º de março.

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *