Internet via satélite da Amazon atinge 400 Mbps de download em teste

Internet via satélite da Amazon atinge 400 Mbps de download em teste

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

No final da última semana, a Amazon anunciou que o Projeto Kuiper avançou da fase de desenvolvimento para os protótipos, e que o desenvolvimento inicial da antena foi concluído. O projeto visa oferecer internet via satélite, sendo um concorrente do Starlink, da SpaceX. Segundo a Amazon, o protótipo “já está entregando velocidades de até 400 Mbps, e o desempenho continuará a melhorar” no futuro.

A empresa explica que a antena (de banda Ka) foi desenvolvida para “fornecer banda larga de alta velocidade e baixa latência”, mas “em um formato menor e mais leve do que os designs de antenas tradicionais”.

Isso também envolve reduzir os custos de produção das antenas. A empresa espera diminuir tamanho, peso e a complexidade no desenvolvimento. “Isso é difícil de fazer na banda Ka, que requer mais separação física entre as antenas de transmissão e recepção para cobrir sua ampla faixa de frequência”, disse a companhia em comunicado.

Cientista faz testes em fase de protótipos do Projeto Kuiper. Imagem: Amazon/Divulgação

A solução da Amazon foi usar estruturas pequenas com elementos de antena que se sobrepõem. Assim, a companhia explica que não precisa deixar as antenas de transmissão e recepção próximas.

Passou nos testes

A companhia disse, também, que os engenheiros testaram a nova antena “em vários ambientes para garantir que atenderá aos padrões dos clientes de velocidade e desempenho”. Além da taxa de download de até 400 Mbps, a empresa disse ter conseguido realizar sem problemas streaming de vídeo em resolução 4K.

É esperado que a Amazon invista mais de US$ 10 bilhões no Projeto Kuiper. Em julho, a empresa recebeu a aprovação da FCC (Federal Communications Commission) para lançar 3.236 satélites em órbita terrestre baixa.

O post Internet via satélite da Amazon atinge 400 Mbps de download em teste apareceu primeiro em Olhar Digital.

FONTE ORIGINAL

Compartilhe esse post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *