Início ECONOMIA Inflação pelo IGP-10 sobe 2,32% em junho e acumula alta de 36,94% em 1 ano

Inflação pelo IGP-10 sobe 2,32% em junho e acumula alta de 36,94% em 1 ano

por Gabriella Soares
0 Já viram


O IGP-10 (Índice Geral de Preços–10) teve alta de 2,32% em junho, segundo os dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O índice é utilizado para os reajustes de tarifas públicas e nos contratos de aluguel.

Apesar da inflação ter aumentado, a taxa deste mês ainda foi menor do que a registrada em maio, quando o índice teve alta de 3,24%. Eis a íntegra (565 – KB) do relatório da FGV.

Com o resultado, o índice acumula alta de 15,31% em 2021 e de 36,94% nos últimos 12 meses. Em junho do ano passado, o índice tinha tido uma alta menor, de 1,55% no mês e o acumulado de 12 meses era de 7,18%.

A alta de junho deste ano, segundo a FGV, foi impulsionada pelo aumento dos preços da energia elétrica e da gasolina, que pressionaram a inflação do consumidor. A desaceleração em relação a maio se deu porque a inflação do produtor caiu, ainda que pouco.

O IGP-10 é calculado com base em outros 3 índices. Todos eles registraram alta em junho.

O IPA (O Índice de Preços ao Produtor Amplo) teve alta de 2,64% no mês, abaixo do registrado no mês anterior, quando subiu 4,20%. As matérias primas-brutas, como milho, soja, minério de ferro, leito e café, tiveram a maior alta do índice, 3,66%.

A inflação ao produtor apresentou desaceleração e contribuiu para o recuo do IGP. Mesmo assim, o IPA segue pressionado pelo aumento dos preços de commodities importantes“, diz André Braz, coordenador dos Índices de Preços.

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) teve alta de 2,81% em junho. A mão de obra (3,37%) e os materiais e equipamentos (2,50%)  foram os principais responsáveis pelo índice neste mês.

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), por outro lado, avançou apenas 0,72% em junho. A alta foi impulsionada principalmente pelos itens de habitação (1,41%) e o de transportes (1,69%). Dentro dessas categorias as altas mais significativas foram a eletricidade residencial, que teve inflação de 4,87% (que deve subir mais nos próximos meses com a crise hídrica) e a gasolina, que subiu 3,16%.

Continuar lendo

(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));


Esse conteúdo pertence ao site:

Site: /www.poder360.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS