Guerra na Ucrânia: os influenciadores pró-Putin que lucram com o conflito



Influenciadores russos nas redes sociais estão tendo grandes receitas publicitárias com suas postagens a favor do governo de Putin e a favor da guerra na Ucrânia.

Ao lado de vídeos violentos e gráficos de ataques de drones e falsas alegações sobre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, eles compartilham anúncios de tudo, desde criptomoedas até moda.

Conhecidos na Rússia como “Z-bloggers” (ou blogueiros Z) devido ao seu apoio a uma guerra muitas vezes simbolizada pela letra Z, eles frequentemente são autorizados a acompanhar o exército russo e publicam imagens da linha da frente, incentivando os jovens russos a se alistar.

Desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022, os influenciadores russos pró-guerra ganharam milhões de seguidores no Telegram, a plataforma de comunicação à qual muitos russos recorreram depois que o presidente Vladimir Putin baniu o Instagram, o Facebook e o Twitter.

Neste vídeo, a Equipe Global de Desinformação da BBC revela como eles atuam e ganham dinheiro apoiando Putin na guerra.

#guerradaucrania #putin #russia

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=m11up6w2v1U

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

45 comentários em “Guerra na Ucrânia: os influenciadores pró-Putin que lucram com o conflito”

  1. A propaganda russa e o maleficio dela para o mundo é a coisa mais antiga todo mundo que estudou um pouco sabe disso,agora o que tem de extremista aqui dizendo "ain mostra a os da ucrania" "ain mostra os dos yankes" kkk essas respostas e a total falta de empatia com o povo ucraniano mostra como a propaganda soviética fez e faz um rombo enorme na capacidade cognitiva do ser humano,
    Stalin uma vez disse que se tivesse hollywood nas mãos ele dominaria o mundo.

    Responder
  2. A MÍDIA OCIDENTAL TODA É PRÓ ZELENSKY E CADELAS DOS EUA… ESSES INFLUENCIADORES NÃO SÃO NADA… E SOBRE CENSURA TODA A MÍDIA PRÓ RUSSIA FORAM BANIDAS DAS REDES OCIDENTAIS COMO O SPUTNIK POR EXEMPLO….

    Responder
  3. N entendo pq Estados Unidos preferem a guerra ao fazer um acordo com a Rússia? Poxa, será que os Americanos n vem que pessoas inocentes estão morrendo, por puro egoísmo? Bbc, em uma guerra não tem um certo ou errado, mas sim todos, pois querendo ou n, os dois lados estão tirando a vida de inocentes. E o Estado Unidos são os piores, pois estão utilizando o povo Ucraniano como buxa de canhão.

    Responder
  4. Para eles dar uma vantagem enorme é por isso que nenhum deles querem que a guerra acabe porque depois não tem mais nada para falar o ganho deles é que a guerra continue assim eles vão continuar na mídia sempre mostrando para os seus eleitores como é a guerra o dia a dia então para eles vale muito mais continuar

    Responder
  5. HAHAHAHAHAHA pimenta no olho dos outros é refresco!

    vocês fazem isso a decadas!

    inclusive desestabilizam países no mundo todo com sua propaganda pró ocidente.

    o golpe na ucrania, o golpe contra a Dilma, a tentativa de golpe na turquia, a guerra na libia, a guerra na siria, todas alimentadas pela midia ocidental.

    CADÊ O TPI julgando os presidentes norte americanos?

    TRIBUNAL DE FAIXADA!

    Responder
  6. O imperio de mentiras russo agindo, Mas a mentira vem do diabo, o pai da mentira. E a mentira jamais vencerá a verdade. Vida longa a Ucrania, vida longa aos EUA!

    Responder
  7. Poderia fazer, também, um vídeo sobre os influenciadores ocidentais que apoiam a guerra… ah, mas se preparem pra um vídeo de 2hs e com outros tantos absurdos… esse vídeo aí faz parecer que os "russos malvados" fazem vídeos pra influenciar inocentes, como se os "nossos" não fizessem o mesmo, ou até pior… por outro lado, foi bom ver o que eles fazem por lá, já que não é um conteúdo que me interesse…

    Responder
  8. "VENDENDO A GUERRA DA RUSSIA" como se o ocidente nao vendesse a guerra da ucrania, existem 3 guerras acontecendo nesse momento, a territorial sendo disputada, a midiatica q essa obviamente a russia vai perder todo mundo conhece aquela frase "Quem ganha a guerra conta a ""VERDADE"" nos livros de historia", e a guerra economica q n vai dar em nd, Russia com a economia lastreada em ouro e fazendo negocio com a CHINA q se beneficia das sançoes americanas nos outros paises…

    Responder
  9. Tem gente pedindo pra falar sobre os blogueiros pro Ucrânia, sim eles existem, porem tem uma diferença absurda entre apoiar um pais q ta se defendendo e um q ta atacando. Se a Rússia parar de atacar a guerra acaba, se a Ucrânia parar de atacar, a Ucrânia acaba!

    Responder
  10. Gosto muito de Chaplin! Mas talvez hoje não conseguisse fazer tanto sucesso e nos fazer rir no Brasil, pois hoje dá para rir de nós mesmos no Brasil. Pago para manuenção de um portão de ferro instalado porta da rua onde moro e sempre fico atento ao chegar e acionar sua abertura por causa do roubo de carros. Ontem mesmo! Ví de minha janela um policial com fuzil na mão e descobri que havia um ladrão na rua com dois carros roubados. Vejo televisão e ladrão se disfarçando de saco de lixo na rua para roubar. É ladrão se disfarçado de tudo que é jeito! Dizem que em breve vão discursar na ONU! Legado do Estados Unidos e acompanhamnto do G7! Tem mais Coreia do Norte é paraíso, pois a cerca está só em volta do país, no mundo ocidental bancado pelo Estados Unidos está em nossas portas e janelas.

    Responder
  11. Quando você ler a Arte da Guerra, um rei ou um comandante precisa do Tao, ou seja, razão moral, no qual possam os soldados lutarem e o povo apoiar a guerra. Vimos também em o Príncipe de Maquiavel, no destaca a importância de usar o mal, a crueldade, a espada, uma única vez, numa única ação os seus opositores e não repetir, porque isso pode tornar o Príncipe vítima da mesma arma. Os EUA usou o motivo moral em sua propaganda de guerra, luta do bem contra o mal. A Rússia esta usando as mesmas armas no qual a OTAN usa em favor de apoiar o esforço de guerra da Ucrânia, mesmo que isso comprometa o bem esta social e econômico dos Países que apoiam e sancionaram a Rússia, sem levar em conta os seus próprios interesses, porém, as grandes mídias comunicação fazem apoio, omitem e até mesmo afirmam inverdades para justificar o apoio de suas respectivas nações a apoiar a guerra da Ucrânia.

    Responder
  12. Isso me lembra bastante as agências de turismo corruptas na África que estimulam celebridades e influenciers a irem para países pobres africanos para fazerem ajuda humanitária. No entanto, o dinheiro arrecadado pelas agências em vez de ir para os necessitados (principalmente crianças em estado vulnerável) fica com os próprios donos. Ou seja, não querem mitigar a pobreza para continuarem ganhando dinheiro.
    E na Rússia a mesma coisa, enquanto tiver guerra, esses influencers faturam rios de dinheiro. Por isso a questão de ser pró-guerra é muito mais uma questão de ganância do que de ser pró Putin/governo russo.
    (Minha Opinião)

    Responder
  13. Falem oque quiser mas Putin é o presidente dentre os presidente do mundo atual, mais inteligente e pela nação deles do que qualquer outro, Os jovens saem da escola aos 18 anos com a formação básica de engenharia. O mundo ocidental vive batendo na imagem, e se algo que a gente aprende com o tempo quando desperta é que se a mídia esta de uma lado fique do outro.

    Responder
  14. "veja que uniforme lindo
    Fizemos pra você.
    E lembre-se sempre
    Que Deus está
    Do lado de quem vai vencer.
    (…)
    Existe alguém que está contando com você
    Pra lutar em seu lugar, já que nessa guerra
    Não é ele quem vai morrer
    E quando longe de casa, ferido e com frio
    O inimigo você espera
    Ele estará com outros velhos
    Inventando novos jogos de guera"

    Tolo é quem cai nessas conversinhas de influencers. M0rre todo orgulhoso enquanto eles enchem os bolsos

    Responder
  15. "Eles divulgam a guerra e a narrativa deles e lucram"… então a BBC e outros jornais também não divulgam questões que julgam importantes e ganham pra isso, ou o trabalho de vocês é voluntário?

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

ACABOU DE CHEGAR