Google fica na Austrália e fecha acordo com agência de notícias local

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A longa briga entre a Google e o governo australiano parece ter terminado: em uma reviravolta, a gigante da tecnologia assinou um acordo com a Seven West Media. A informação foi revelada pela própria agência de notícias nesta semana.

A Seven West Media é a primeira empresa de mídia a fechar um acordo de licenciamento com a companhia norte-americana, e fornecerá conteúdos para o agregador de notícias News Showcase.

Google ameaçou tirar o buscador da Austrália.Fonte:  Telegraph/Reprodução 

Segundo a Reuters, a Google também tentou acordos com as agências australianas News Corp e Nine Entertainment. Contudo, as negociações não seguiram adiante porque as propostas pareciam não beneficiar nenhuma das partes.

Aparentemente, as companhias de mídia esperavam conseguir capitalizar em cima da nova lei australiana que cobrará um “imposto” para a veiculação de notícias, algo que foi amplamente contestado pela gigante da tecnologia desde o anúncio.

De toda forma, a recente movimentação da Google é vista como um duro golpe para a Microsoft. A empresa e o governo da Austrália estavam com negociações bem adiantadas e o Bing já aparecia como um forte substituto do buscador concorrente.

Bing tentou ser o substituto do buscador da Google na Austrália.Bing tentou ser o substituto do buscador da Google na Austrália.Fonte:  Magic.fr/Reprodução 

Histórico da briga

Em abril de 2020, o governo australiano criou uma lei que obrigaria as gigantes da internet a pagarem às companhias de mídia pela veiculação de conteúdos. Caso fosse aprovada, a proposta atingiria diretamente as plataformas da Google.

Desde então, a empresa norte-americana vinha confrontando as autoridades. Além de publicar uma carta aberta se posicionando contra a regulação, há poucos meses, ela ameaçou tirar o buscador do país.

Portanto, o recente acordo mostra que a Google finalmente aceitou operar seguindo a nova regulamentação. Ao anunciar a parceria com a Seven West Media, a empresa afirmou estar “orgulhosa de apoiar o jornalismo original, confiável e de qualidade”.

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *