Google Duplex imita humano ao ligar para salões de beleza

0
7

Google Duplex imita humano ao ligar para salões de beleza

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Para quem não gosta de falar ao telefone, o Google Duplex pode ser uma mão na roda. Apresentado há mais de dois anos, esse sistema é capaz de fazer o Google Assistente imitar uma pessoa nas chamadas. Em sua versão mais recente, a tecnologia pode até ligar para barbearias, cabeleireiros e salões de beleza para reservar horários para o usuário.

Google Duplex (imagem: reprodução/Google)

Esse é um detalhe interessante porque, quando o Duplex foi apresentado, o Google usou como exemplo justamente a possibilidade de a tecnologia reservar um corte de cabelo. Porém, quando o Google Duplex foi disponibilizado para usuários de smartphones Pixel — os primeiros que tiveram acesso à tecnologia —, só era possível usá-lo para fazer reservas em restaurantes, basicamente.

Com a pandemia, reservas em restaurantes perderam sentido por algum tempo. Mas isso não tornou o Google Duplex inútil. Alguns usuários passaram a usar o sistema para conferir o horário de funcionamento de determinadas lojas, por exemplo. Além disso, o Duplex passou a funcionar em países como Austrália, Canadá e Reino Unido — até então, a tecnologia estava restrita aos Estados Unidos.

Recentemente, o VentureBeat descobriu a função de reservas em salões de beleza e afins. O Google confirmou que esse é um recurso que começou a ser liberado há pouco tempo.

O funcionamento é relativamente simples. O usuário deve acionar a opção de marcar um compromisso na pesquisa do Google ou no Maps. Localizado o estabelecimento de seu interesse, o usuário deve então informar o tipo de corte desejado (masculino, feminino ou corte de cabelo em geral), uma preferência de data para a reserva e a faixa de horário desejada — do meio-dia às 16:00, por exemplo.

Reserva de salão no Google Duplex (capturas: VentureBeat)

Reserva de salão no Google Duplex (capturas: VentureBeat)

Também é possível informar se aquele salão já foi visitado antes (para facilitar a localização dos dados do cliente), se há preferência por algum profissional e informações de contato.

Na sequência, o Google Assistente ligará para o estabelecimento para fazer a reserva com base nas informações fornecidas. No começo da chamada, o Duplex informará que a ligação está sendo feita por uma tecnologia de inteligência artificial e que a conversa será gravada.

A pessoa do outro lado tem a opção de não concordar com a gravação. Se isso ocorrer, a chamada será transferida para um operador humano que dará sequência ao agendamento. O operador também poderá entrar em ação se, por algum motivo, o Google Assistente não conseguir concluir sua tarefa.

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários