Início ECONOMIA EUA e México chegam a acordo sobre disputa em fábrica da GM

EUA e México chegam a acordo sobre disputa em fábrica da GM

por admin3
11 Já viram


Logo da GM – General Motors/AFP/Arquivos

Os Estados Unidos e o México chegaram a um consenso nos termos do acordo de livre comércio norte-americano TMEC para resolver uma disputa sobre direitos sindicais em uma fábrica da General Motors (GM) no México, anunciou o governo de Joe Biden nesta quinta-feira (8).

Washington abriu seu primeiro processo formal sob o TMEC em 12 de maio por alegações de “graves violações” dos direitos dos trabalhadores durante uma votação sindical em uma fábrica da GM em Silao, estado de Guanajuato.

Nesta quinta-feira, em um comunicado conjunto divulgado por Washington, os dois países disseram que concordaram com um plano de remediação sob o Tratado México-Estados Unidos-Canadá (TMEC), que entrou em vigor no ano passado e rege o comércio entre as três nações.

O TMEC, que substituiu o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) em 1º de julho de 2020, contém medidas que visam melhorar as condições sociais e de trabalho.

O acordo anunciado, que marcou a primeira utilização do Mecanismo de Resposta Rápida ao Trabalho da TMEC, estabelece que o governo de Andrés Manuel López Obrador garantirá o respeito aos direitos sindicais dos empregados da fábrica da GM em Silao.

Conforme resolvido, haverá uma nova votação no dia 20 de agosto com a presença de inspetores do governo mexicano na fábrica, além de observadores da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e grupos nacionais.

Mecanismos também serão implementados para responder às reclamações dos trabalhadores sobre votação e punir qualquer pessoa cuja conduta viole as leis que regem as eleições.

“Chegar a um acordo com o México sobre um plano de remediação mostra o potencial da TMEC para proteger os direitos dos trabalhadores e os benefícios de uma política comercial centrada no trabalhador”, disse a representante comercial dos EUA, Katherine Tai, em um comunicado.

“Nossos acordos devem ser mais do que palavras sobre uma página e os Estados Unidos usarão todos os meios para proteger os trabalhadores e garantir que os americanos concorram em pé de igualdade”, acrescentou.

A reclamação original refere-se a um voto dos trabalhadores em abril sobre se o sindicato, filiado à Confederação dos Trabalhadores Mexicanos, deveria continuar a ser reconhecido.

Anteriormente, o governo mexicano suspendeu as eleições após alegações de que o sindicato destruiu votos desfavoráveis e aplicou outros estratagemas, uma medida que Tai elogiou.

Veja também

+ Adolescentes usam vinho que custa R$ 18 mil para fazer sangria

+ Britney Spears publica foto nua no Instagram

+ SBT decide afastar Eliana e funcionários que tiveram contato com Rodrigo Faro

+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome

+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar

+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte

+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual

+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

+ Yasmin Brunet quebra o silêncio

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago




Esse conteúdo pertence ao site:

Site: https://istoe.com.br/categoria/economia/

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS