ESPECIAL TG | A Influência do escritor George Orwell no programa Big Brother – Teoria Geek

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O Big Brother tem influência direta com o escritor George Orwell. Sendo assim, deve se tratar de um programa legal.

Com pedantismo e certo preconceito, talvez, muito provavelmente o caro leitor não fazia ideia da possibilidade de uma associação entre um renomado escritor e um programa televisivo de entretenimento.

Desde já deixo clara a minha não muita preferência pelo programa. Porém, no entanto, todavia, não tenho nada contra quem goste.

No ano em que George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, completa 71 anos de falecimento (assim como, a liberação de suas obras para domínio público no Brasil), muitas edições especiais de seus livros estão sendo relançadas. Por exemplo a edição luxuosa de 1984 pela Editora Edipro, com brindes.

Desse modo, neste mesmo ano de 2021, o Big Brother Brasil está em sua 21ª edição, completando sua “maioridade” de forma definitiva.

George Orwell e 1984 pela Editora Edipro

Confesso que não havia me atentado a tais associações, afinal, como seria possível?

O fato é que, com tantas coisas para se comemorar, sites como Uol divulgaram (e evidenciaram), nesta semana, a influência de um livro tão famoso bem como com um reality show que bate records no mundo.

Big Brother – ou “Grande Irmão“, foi ideia do holandês John de Mol – juntamente com a empresa Endemol, em 1999. A princípio, a ideia, cuja versão Brasileira ainda segue com poucas modificações, era de que os participantes se manteriam confinados, submetidos à pressões psicológicas e a provas de sobrevivência, garantindo a participação no jogo em busca de um grande prêmio. Além do mais, eles teriam que aprender a agir e conviver em grupo, gerando a ideia do “grande irmão” uns com os outros. Em 2002 a Globo exibiu sua primeira edição no Brasil e possui contrato até 2024.

John de Mol o criador do Big Brother

Consegue fazer associação George Orwell?

Em um romance de ficção científica, o livro 1984 apresenta um mundo em que todos os lugares, sejam eles públicos ou privados, são vigiados pelo governo. Assim, tal entidade utiliza câmeras que gravam e espionam a vida íntima da população.

O slogan do livro, publicado pela primeira vez em 1949 (pouco antes da morte do autor) diz: “O Grande Irmão está de olho em você“. A obra apresenta um líder fictício, supremo, da Oceania.

Orwell tinha uma visão política ampla e a exprimia magistralmente em suas obras. 1984 é um livro com narrativa crítica, nos fazendo refletir sobre as consequências que uma sociedade tem ao ser regida por um sistema totalitário. Regime este que proíbe os habitantes de contestarem o tal.

Vejam esse trecho, retirado da matéria especial da Uol com obtenção do livro:

“Nesses momentos, seu ódio secreto contra o Grande Irmão se convertia em adoração, e o Grande Irmão parecia se agigantar, invencível e destemido protetor, como um rochedo contra as hordas da Ásia, e Goldstein, apesar de seu isolamento, de seu desamparo e da dúvida que pairava sobre a própria existência, parecia um feiticeiro sinistro, capaz de, apenas com o poder da própria voz, arruinar toda a estrutura da civilização”, trecho retirado da página 18 da obra 1984, de George Orwell, da edição da Editora Edipro. 

Livro 1984 e o "olho"

Consagrado como uma das maiores obras distópicas do século 20, 1984 é uma das leituras mais recomendadas do ano.  Faz clara referência ao nosso cotidiano e ampliando nossa capacidade de refletir e conquistar – indo bem além das telinhas.

E você? Já leu 1984 de George Orwell e já assistiu o Big Brother? Sabia da ligação de um com o outro? Conte para nós!

Leia mais sobre livros aqui.



Post Views:
6

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *