
Enem: abstenção de 55,3% supera o esperado, diz presidente do Inep – 24/01/2021
Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:
O Enem 2020 — cujo segundo dia de provas foi concluído neste domingo (24) — teve uma abstenção total de 55,3%, segundo o INEP, órgão responsável pela prova. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, apenas 2.470.396 de inscritos fizeram o exame.
Segundo o presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Alexandre Lopes, o índice de abstenção de 55,3% foi superior ao esperado pela instituição. Ele não informou qual era o índice esperado.
“Foi mais do que a gente estava esperando, mas eu gosto de olhar o copo meio cheio, 2,5 milhões de pessoas conseguiram fazer o ENEM nesse ambiente de pandemia. Outros países não fizeram”.
Questionado sobre comentário do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que disse que a “abstenção é compreensível, mas não é justificável”, Lopes não respondeu diretamente e disse que “a decisão [de fazer a prova ou não] é individual, isso para mim não é relevante”.
Segundo o presidente do INEP, “o que importa de fato para o INEP é assegurar a oportunidade de quem quer fazer o ENEM poder fazer”.
Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!