Elon Musk quer pegar foguete Super Heavy no ar

0
44
Lançamento Falcon 9

Elon Musk quer pegar foguete Super Heavy no ar

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O CEO da SpaceX, Elon Musk, afirmou que os foguetes Super Heavy podem renunciar totalmente aos pousos. Em vez disso, uma espécie de guindaste seria usado para resgatar o maior propulsor do mundo.

Musk revelou a informação em seu Twitter, ao responder um usuário que publicou um vídeo de como seria um pouso do Super Heavy. O CEO então afirmou que a SpaceX tentará coletar o booster com o braço da torre de lançamento. Veja:

O Super Heavy é o foguete encarregado de transportar a Starship, uma espaçonave de aproximadamente 1.400 toneladas por 25% do caminho até a órbita da Terra. Dessa forma, ele tornou-se o maior estágio de nave espacial já construído: são 70 metros de altura, nove metros de diâmetro e de 24 a 37 motores Raptor. Ele é maior e muito mais potente que o Falcon 9.

O objetivo do Super Heavy é impulsionar a nave Starship em seu caminho até Marte, a Lua ou em viagens hipersônicas ao redor do mundo.

Pouso do Super Heavy

Até esta quarta-feira (30), a SpaceX planejava recuperar o booster de maneira semelhante ao que foi feito com Falcon 9 e Falcon Heavy, pousando-o em uma plataforma oceânica ou o mais perto possível do local de lançamento. Entretanto, Elon Musk sempre manifestou seu desejo de aumentar a eficiência do pouso do Super Heavy. Sua ideia é pousar o foguete diretamente no módulo de lançamento.

Super Heavy é maior que o Falcon 9. Imagem: SpaceX/Divulgação

No entanto, isso exigiria precisão e exatidão sem precedentes, adicionando um novo elemento de risco ou a necessidade de um hardware extremamente resistente. Contudo, os benefícios seriam igualmente significativos porque isso eliminaria o gasto com o processo de recuperação, transporte e até mesmo o tempo para levá-lo de volta a uma plataforma.

Em vez disso, Musk diz que sua empresa pode pegar o Super Heavy no ar, agarrando o impulsionador antes que ele toque o solo. Para isso, seria preciso encaixar de alguma forma um braço mecânico em suas aletas de aço. Por mais difícil que pareça, essa manobra evitaria toda infraestrutura de recuperação e até mesmo as pernas que o foguete usaria para pousar.

Querer não é poder

Embora esse seja o sonho de Musk, o Super Heavy precisa ter peças maiores do que o normal, para que assim possa se ancorar em um guindaste. Ainda mais improvável que isso é ver o método de pegar um foguete em pleno ar funcionando em suas primeiras tentativas.

Em outras palavras, recapturar o Super Heavy com um guindaste antes que ele toque o solo é um recurso que provavelmente não veremos nas primeiras versões do foguete.

Fonte: Teslarati

O post Elon Musk quer pegar foguete Super Heavy no ar apareceu primeiro em Olhar Digital.

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui