Doenças da língua – Principais problemas de saúde no órgão da boca

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A língua é um órgão que exerce uma série de funções essenciais para o bom funcionamento do comportamento. Além de perceber o sabor dos alimentos, ela é responsável pela deglutição dos alimentos, bem como pela fala. Sendo assim, a existência de doenças na língua pode comprometer a realização dessas funções.

Normalmente, alterações de condições no órgão podem ser percebidas por sintomas simples, como a mudança de cor da língua. A presença de placas, rachaduras, feridas ou bolhas também pode ser sinal de problemas na área.

Em alguns casos, a aparição de sintomas na região também pode indicar a presença de problemas de saúde em regiões fora da boca.

Mudanças de cor na língua

Pinterest

A língua na cor rosa claro, sem manchas ou alteração em nenhuma parte, geralmente indica a saúde do órgão. No entanto, algumas condições de saúde na boca ou outras partes no corpo podem provocar alterações de tons na região.

Avermelhada: quando surgem pontos vermelhos, o paciente pode estar com deficiência nutricional causada por má absorção do corpo ou baixa ingestão alimentar. Além disso, as manchas podem indicar quadros de infecção como escarlatina, doença de Kawasaki e síndromes febris. O paciente com língua avermelhada também pode ter que buscar um cardiologista, uma vez que a alteração pode ser resultado de doença cardíaca.

Violeta ou azulada: esse tipo de alteração de cor indica alterações no fluxo de oxigenação no sangue. A mudança pode ser resultado de condições como doenças cardíacas congênitas cianóticas (Tetralogia de Fallot, Anomalia de Ebstein ou Síndrome de Eisenmenger), pulmonares (enfisema pulmonar ou infecções pulmonares) e hematológicas (policitemia, anemia falciforme, metahemoglobinemia).

Amarelada: a língua amarelada – juntamente com a pele e parte branca do olho – sugere quadros de icterícia, resultado de inflamações no fígado.

Manchas amarronzadas: o surgimento de manchas marrons na língua costuma ser resultado de ingestão de chás e cafeína, ou tabagismo. Além disso, situações de falta de higiene local podem provocar as manchas. Caso elas fiquem muito escuras ou se espalhem para a gengiva, por exemplo, podem ser resultado de doenças graves como polipose intestinal familiar (condição genética que aumenta o risco de câncer de intestino), ou doença de Addison (insuficiência adrenal).

Principais doenças da língua

Língua geográfica

Doenças da língua - principais problemas de saúde no órgão da boca
Drauzio

Também conhecida como glossite migratória benigna, é uma doença da língua caracterizada pela presença de marcas definidas e salientes na parte superior. Dependendo dos casos, as marcas podem causar dor, durar por horas ou semanas, bem como variar de tamanho.

A condição surge a partir de distúrbios hormonais, diabetes e outras fissuras na língua, mas também pode ter origens no estresse ou fatores hereditários.

O tratamento consiste apenas na administração dos sintomas por meio de sprays analgésicos que possam aliviar a dor.

Aftas na língua

Doenças da língua - principais problemas de saúde no órgão da boca
Folha do Oeste

O surgimento de aftas na língua geralmente está associado a outras doenças como herpes simples, varicela ou gripe. No entanto, elas também podem aparecer após o consumo de alimentos muito ácidos ou uso de antibióticos e corticoides, ou da queda de imunidade ou consumo de vitaminas B e C, por exemplo.

É importante recorrer a um clínico geral para analisar o surgimento de aftas recorrente, uma vez que elas podem indicar condições variadas. Os tratamentos podem variar de uso de pomadas, para casos simples, até aplicação de laser para eliminar um grande volume de aftas.

Língua preta pilosa

Doenças da língua - principais problemas de saúde no órgão da boca
Hypescience

A língua preta pilosa é uma das doenças da língua que provoca alteração direta na coloração do órgão. Em razão do acúmulo de queratina nas papilas, a região fica com tons escuros, parecendo que há pelos no local.

O desenvolvimento da condição ocorre por falta de higiene local ou muito consumo de cigarro, chás ou cafés. Por outro lado, também pode desenvolver-se a partir de infecções provocadas por fungos e bactérias. Além da mudança de cor, a doença não costuma trazer outros sintomas.

O tratamento deve ser feito por um médico ou dentista, após o diagnóstico preciso da causa.

Candidíase oral

Doenças da língua - principais problemas de saúde no órgão da boca
Folha Vitória

Provocada pelo fungo Candida albicans, essa infecção provoca o surgimento de placas esbranquiçadas sobre a língua e até mesmo em outras partes na boca. É mais frequente em pessoas com imunidade baixa, especialmente pacientes em tratamento de câncer, em uso de imunossupressores ou corticoides ou portadores de HIV.

Geralmente, o tratamento é feito com uso de medicamentos antifúngicos, a fim de eliminar a infecção.

Pênfigo vulgar

Doenças da língua - principais problemas de saúde no órgão da boca
Alfenas Hoje

O pênfigo vulgar é caracterizado pelo aparecimento de bolhas dolorosas em partes da língua e boca. Dependendo do caso, elas podem se romper e provocar uma evolução do quadro, com desenvolvimento de novas bolhas em partes da face e garganta, ou mesmo no tronco e nas partes íntimas.

As causas da doença ainda não são muito conhecidas, mas sabe-se que ela é autoimune, ou seja, gerada por uma reação das células de defesa do corpo. Fatores como predisposição genética, uso de drogas, desenvolvimento de câncer e outras infecções podem influenciar a doença.

Câncer de língua

Doenças da língua - principais problemas de saúde no órgão da boca
Terra

Os principais sintomas de câncer de língua envolvem dormência da área, aparecimento de caroços, rouquidão, dificuldade para engolir e crescimento das ínguas do pescoço. A condição geralmente atinge a borda da língua, especialmente em homens com mais de 50 anos com hábito de fumar por muito tempo.

O tratamento mais indicado deve ser feito, a princípio, por um otorrinolaringologista. Após a realização de exames iniciais, o médico pode indicar cirurgias para remoção de tumor ou início de tratamentos mais intensos, como quimioterapia e radioterapia.

Fontes: Viva Bem, Tua Saúde

Imagens: Advanced Cosmetic, Terra, Alfenas Hoje, Folha Vitória, Hypescience, Folha do Oeste, Drauzio, Pinterest

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *