Início DICAS DE MULHER dicas para manter todos os nutrientes

dicas para manter todos os nutrientes

por Beleza
1 Já viram


iStock

Por Rebecca Ribeiro
                               
Em 12.07.21

Considerado o alimento mais valioso do mundo, o leite materno é rico em nutrientes que fortalecem e contribuem para o crescimento das crianças. Sendo assim, ele deve ser conservado de forma correta para não perder seu valor nutricional. Por isso, conversamos com a nutricionista e Consultora Internacional em Aleitamento Materno pelo IBLCE, Dra. Marina Perez (CRN-3: 43.880), para entendermos a forma correta de como armazenar leite materno.

Como armazenar o leite materno

Por ser um alimento essencial para a vida dos bebês e das crianças, é importante ter muita atenção no momento de armazenar o leite. Segundo a Dra. Marina, “o leite materno é um alimento muito sensível, por isso é importante ter todos os cuidados de higiene na hora de extrair e armazenar o seu leite”. Portanto, “se a extração do leite for feita com uma bomba, lembre de esterilizar todas as partes dela que entrarão em contato com o leite também.”, complementa.

Além do cuidado na hora de armazenar, deve ser observado a sua própria higienização: “antes de extrair o leite, lavar bem as mãos com água e sabão, prender os cabelos e retirar adornos como anéis e pulseiras. Após a extração, colocar o leite no frasco de vidro e tampar bem, colocar uma etiqueta com a data e hora para você saber a validade desse leite.”, nos conta a nutricionista.

Onde guardar?

iStock

  • Frasco de vidro: “o frasco que irá armazenar o leite precisa ser de vidro com tampa de plástico e previamente deve ser esterilizado (hoje em dia existem esterilizadores de microondas ou basta colocar em água fervendo dentro de uma panela por 15 minutos)”, explica a Dra. Marina.

Dessa forma, todo cuidado deve ser redobrado na hora de armazenar o leite materno, já que é um alimento sensível e essencial para os pequenos e qualquer variação pode alterar a composição do leite. Portanto, esteja sempre atenta a forma como este leite está sendo preparado.

Como congelar e descongelar o leite

Há momentos em que nem sempre é possível consumir por completo o leite extraído, então para que não haja desperdício, o congelamento é a solução ideal. Contudo, tanto para congelar como para o procedimento de descongelamento há etapas importantes a serem seguidas.

Congelamento

iStock

De acordo com a nutricionista, “o leite materno pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas ou no congelador por até 15 dias”. Além disso, o leite deve ser armazenado em um local separado para evitar contaminações.”, isso porque o leite materno tem a capacidade de absorver os cheiros que estiverem muito perto, não queremos correr o risco de um leite com cheiro de peixe, carne ou outros alimentos”, conclui Dra. Marina.

Descongelamento

No momento de descongelar o leite, o passo a passo a ser realizado consistem em “colocar o frasco de vidro em banho-maria a 60 °C (coloque a água para ferver em uma panela, quando começarem as primeiras bolhas no fundo desligue o fogo e coloque o frasco). Faça movimentos circulares com o frasco para que o leite descongele uniformemente”, explica a nutricionista.

  1. Colocar o frasco de vidro em banho-maria a 60 °C.
  2. Fazer movimentos circulares com o frasco para o leite descongelar uniformemente.

A Dra. Marina ainda alerta para cuidados extras, principalmente o de evitar aquecer demais o leite, “ele pode perder propriedades nutricionais. Jamais descongele ou aqueça o leite materno no microondas”.

Como transportar o leite

iStock

O momento de transportar o leite materno pede muita atenção, isso porque segundo a Dra. Marina, qualquer mudança de temperatura no leito pode alterar sua qualidade, deixando-o impróprio para consumo. Portanto, “para transportar, forre uma bolsa térmica com gelox (gelo reciclável) e coloque os frascos no meio, colocando gelox entre eles também. Feche bem a bolsa e assim que chegar em casa coloque no congelador”, nos explica a nutricionista.

Por fim, um alerta importante que a Dra. Marina faz é que “o leite pode ser transportado congelado ou líquido, o que não pode acontecer é ele descongelar no caminho. Se isso ocorrer, é melhor descartar o leite”. Dessa maneira, seguindo a maneira correta de como armazenar leite materno, você poderá preservar esse alimento e nutrir seu bebê sempre que ele necessitar. E se você está pensando em começar a retirar leite, veja algumas dicas relativas à bombinha de tirar leite e como usar essa ferramenta.




Esse conteúdo pertence ao site:

Site: www.dicasdemulher.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS