Início DICAS DE MULHER dicas e produtos para fios longos

dicas e produtos para fios longos

por Beleza
15 Já viram


iStock

Por Karyne Santiago
                               
Em 10.07.21

O crescimento capilar é um assunto recorrente no universo feminino, mesmo para mulheres que preferem cabelos mais curtos. Isso porque, ao falarmos de crescimento capilar, falamos sobre a saúde do cabelo. Para nos explicar sobre o assunto, convidamos a terapeuta capilar Silvia Dias, que além de esclarecer muitas dúvidas, ensina como fazer o cronograma capilar para crescimento ideal. Confira!

O que é cronograma capilar para crescimento?

Para obter um bom crescimento capilar é preciso um certo investimento de tempo e cuidado com o cabelo e o couro cabeludo, basicamente a construção de uma rotina. Mas o que é um cronograma capilar para crescimento?

Também conhecido como projeto rapunzel, de acordo com Silvia, o “cronograma capilar consiste no conhecimento e das necessidades do couro cabeludo e haste (fios), e isso vai muito além do que simplesmente receitas caseira com alimentos. Em um cronograma, compreende-se as necessidades reais de um cabelo, como, por exemplo, hidratação, nutrição e reconstrução”. Ou seja, antes de iniciar sua rotina de cuidado, é importante conhecer seu cabelo para saber o que ele mais precisa naquele momento, para que o seu crescimento seja saudável e significativo.

Além disso, Silvia afirma que o cronograma de crescimento serve “para todos os tipos de cabelos, desde que tenha a compreensão do que de fato precisa”. Para isso, além de conhecer as necessidades do seu cabelo, é sempre bom também conhecer o seu corpo. Muitas vezes, a falta de um nutriente ou vitamina no organismo pode atrapalhar o desenvolvimento capilar e, até mesmo, causar quedas severas. Nesses casos, procure um médico.

Etapas do cronograma capilar para crescimento

Em todo cronograma existem diversas etapas a serem cumpridas, no cronograma para crescimento capilar não é diferente. Silvia explicou o melhor passo a passo a ser realizado, confira o processo:

Higienização do couro cabeludo

iStock

Segundo a especialista, esta etapa é essencial para um cronograma de crescimento capilar, já que é uma rotina de cuidado especial “requer o uso de shampoo cosmecêuticos. Diferente de cosméticos que servem apenas para limpar, embelezar e perfumar, o shampoo cosmecêutico com ativos de tratamento como os óleos essenciais, argilas e chá-verde, por exemplo, tem atuação terapêutica para auxiliar no equilíbrio do couro cabeludo e estímulo de crescimento dos cabelos”, afirma Silvia.

Além disso, a terapeuta explica que “o ideal é ter uma constância de higienização capilar no couro cabeludo pelo menos três vezes na semana”, baseando o restante do cronograma pela lavagem.

Hidratação capilar

iStock

Muito provavelmente, a hidratação é a forma de tratamento mais famosa entre os cuidados com o cabelo. De acordo com Silvia, a hidratação “serve para manter a umidade natural dos fios, para cabelos desvitalizados, ressecados e sem brilho”. Para isso, é necessário utilizar “ativos a base de água, que também possuem vitaminas e aminoácidos”.

Mas ao contrário do que muitos pensam, “hidratação não é levar água para o cabelo, pois isso não existe”, afirma Silvia. “Um creme de hidratação será sempre um creme mais leve, mais suave, com base aquosa, para que não tenha peso. Sempre com alguma vitamina, como vitamina A e ceramidas em sua composição. Ele vai fazer esse papel para manter a umidade natural do fio, a gente não leva água para dentro do cabelo”, explica a especialista.

Ademais, a terapeuta capilar fala sobre como os protocolos do cronograma devem iniciar. “Sempre com uma hidratação, podendo ser feita 2 vezes durante a semana”, recomenda.

Nutrição capilar

iStock

Quando falamos em nutrição capilar, Silvia explica que estamos falando de “nutrir e alimentar” o cabelo. “O processo de nutrição é para nutrir com vitaminas, aminoácidos, colágenos e óleos. Ela serve para cabelos porosos, ásperos e sem balanço”, afirma a especialista.

Além disso, a terapeuta capilar também aborda sobre a confusão que pode ocorrer entre os termos “nutrição” e “umectação”, que apesar de terem a mesma função, diferenciam-se pelo fato de que a nutrição propriamente dita é realizada com um creme mais encorpado como base, com “mais aminoácidos e colágeno” comenta Silvia.

Já a umectação é feita apenas com óleos vegetais. “O termo nutrição e umectação em verdade são os mesmos protocolos ou serviços. Mas, na nutrição, teremos ativos a base de vitaminas e aminoácidos. A umectação vem de untar, besuntar, ou seja, passar óleos vegetais para essa finalidade. Claro que posso usar na nutrição também, mas nesse caso a umectação serve para selar os fios, dar maleabilidade, sedosidade e balanço”. explica a especialista.

Um alerta é dado pela profissional: “tem que ser o óleo vegetal mesmo, prensado a frio. Nada de óleo de cozinha! Pode ser usado o óleo de jojoba que é muito bom para o cabelo, o óleo de girassol e o óleo de semente de uva, por exemplo”. Contudo, Silvia indica onde encaixar a nutrição no cronograma: “uma vez na semana é ideal para nutrição ou umectação com produtos adequados para o fio e couro cabeludo”.

Reconstrução

iStock

“A reconstrução vem do termo reconstruir, reparar. Ela serve nos casos de processos químicos como mechas, relaxamento e cabelos elásticos” explica a especialista. Mas apesar de atualmente ser a queridinha das mulheres, a terapeuta capilar faz um adendo: “nos produtos para reconstrução existe uma quantidade maior de queratina hidrolisada, e colágeno, que não terão muito efeito em um cabelo ressecado, sem brilho, sem balanço e quebradiço, que necessita muito mais de uma hidratação e nutrição”.

E é exatamente por isso que a especialista recomenda que, no decorrer de um mês de cronograma, a reconstrução seja realizada apenas uma vez. “Durante o mês, pode se fazer durante 3 semanas o protocolo de hidratação duas vezes na semana e nutrição uma vez na semana, e na última semana, fazer uma reconstrução, uma nutrição e fecha com uma hidratação”, indica Silvia.

Além disso, complementa “a reconstrução é para casos que realmente há necessidade, como é o caso de cabelos processados quimicamente, cabelos elásticos. […] Em um cronograma capilar, se eu não faço o uso de prancha, de secador, se meu cabelo não está elástico e não possui química, não é preciso colocar reconstrução”.

É de extrema importância entender não apenas o seu tipo de cabelo, mas também o que ele precisa para crescer saudável e forte. “Um cronograma capilar é muito mais do que esses que a gente encontra feito pra todo mundo. Por isso que não devemos tomar como base essas receitas de cronograma capilar que tem na internet e sim criar um cronograma capilar de acordo com a necessidade real de cada situação e de cada cabelo”, afirma Silvia.

Tabela para cronograma capilar para crescimento

Com todas essas etapas e dicas, com certeza, você ficou na dúvida sobre como montar um cronograma ideal para o seu projeto rapunzel. Claro que cada cabelo terá uma necessidade especial, mas Silvia deixou um cronograma que pode ser utilizado pela maioria das pessoas, e você pode adaptá-lo como achar melhor. Confira, a seguir, o cronograma para as primeiras três semanas de cuidados:

  1. Segunda: como a própria terapeuta disse, é “ideal ter uma constância de higienização capilar e do couro cabeludo”, com isso, ela indica que o cabelo seja lavado pelo menos 3 vezes na semana, com shampoos cosmecêuticos, como dito anteriormente. Com o cabelo lavado, inicie o protocolo realizando uma boa hidratação.
  2. Quarta: novamente, realize a higienização dos cabelos, com um shampoo cosmecêutico “com ativos de tratamento como os óleos essenciais, argilas e chá-verde, com atuação terapêutica para auxiliar no equilíbrio do couro cabeludo e estímulo de crescimento dos cabelos”, indica Silvia. Feito isso, você pode escolher realizar uma nova hidratação, ou uma nutrição, com produtos adequados.
  3. Sexta: no caso de ter realizado uma hidratação na quarta-feira, siga o protocolo realizando uma nutrição, e vice-versa. Lembrando-se sempre de anteriormente higienizar o cabelo e o couro cabeludo.

Passado as três primeiras semanas, é hora de modificar o seu cronograma. Confira a rotina de cuidados para a última semana do mês:

  1. Segunda: com os cabelos limpos, é hora de fazer uma reconstrução. Escolha produtos de acordo com a necessidade do seu cabelo.
  2. Quarta: agora é hora da nutrição. Opte por bons cremes e adicione óleos vegetais, ou realize apenas uma umectação, para repor os nutrientes do seu cabelo.
  3. Sexta: finalize o mês de protocolos realizando uma boa hidratação, para repor e manter a umidade natural do seu fio.

Uma dica importante para toda essa rotina de cuidados é: “o crescimento capilar vem do couro cabeludo. O que se usa, nestes casos, são produtos à base de óleos essenciais, argilas, chá-verde, produtos à base da cafeína e biotina”, explica a tarepeuta.

Além disso, a especialista ainda revela um macete “depois de uma bela hidratação, você pode fazer uma umectação para criar uma barreira de proteção para não perder a umidade natural com facilidade”. Anotou tudo? Então se prepara para iniciar seu projeto rapunzel, e ter um cabelo comprido dos sonhos!

Produtos para cronograma capilar para crescimento

Agora que você possui as informações necessárias para realizar o seu cronograma capilar para crescimento, precisa conhecer os melhores produtos. Selecionamos alguns dos mais queridinhos, confira abaixo:

1. Shampoo S.O.S Bomba Salon Line – $$

Da marca queridinha das blogueiras, o shampoo S.O.S Bomba da Salon Line promete um crescimento rápido e saudável dos cabelos. Com uma fórmula incrível e dermatologicamente testada, o produto afirma que além de estimular o crescimento previne quedas, hidrata e fortalece os fios.

“Senti que meu cabelo ficou mais forte e mais encorpado. Ele contem whey protein, vitamina A, óleo de rícino, B-pantenol e biotina. É muita vitamina boa para o cabelo, e o óleo de rícino e o whey protein, dão massa para o cabelo, encorpa os fios e foi isso que eu senti usando o shampoo.” – Daiane Nascimento

2. Suplemento Capilar: cafeína + gengibre Niely Gold – $$

Quer um creme potente para tratar seus cabelos? É isso que esse Suplemento Capilar da Niely Gold promete. O produto que pode ser usado para técnica no-poo e low-poo promete nutrir e recuperar a resistência dos fios, deixando o cabelo longo, revitalizado e saudável.

“A Niely trouxe um produto que não tem petrolato, não tem parabenos, não tem óleo mineral e que o pessoal vai poder utilizar… É um produto totalmente liberado no e low-poo” – Carol Kyoko

3. Máscara para Crescimento Cresce Cabelo Forever Liss – $$

Com biotina, vitamina A, ceramidas e D’pantenol em sua fórmula, essa máscara de tratamento é fitoterápica e garante o fortalecimento do fio evitando quebras e pontas duplas. Ela também promete estimular o crescimento saudável dos fios, além de hidratar e dar brilho.

“Ela é uma máscara bem branquinha e a textura dela é bem densa e grossa. Ela é uma máscara muito grossa mesmo… assim como o shampoo, ela também é livre de parabenos, óleo mineral e sal, portanto ela é liberada para o low-poo.” – Luciana Gomes

4. Shampoo para Crescimento Força com Pimenta Bio Extratus – $$

Com fórmula inovadora e única da marca, o shampoo para crescimento Força com Pimenta age diretamente no couro cabeludo. A marca garante que o produto intensifica o brilho dos cabelos, fortalece os fios e promove crescimento acelerado saudável.

“Esse shampoo, ele foi com certeza meu item preferido da linha, porque ele dá um brilho no cabelo incrível e ele é transparente. Ele é um shampoo bem translucido, bem transparente, então ele deixa a raiz muito brilhosa. Faz uma lavagem muito boa no cabelo, mas também não resseca demais. Eu diria que esse shampoo é o mais coringa da linha, porque ele é recomendado para todo o tipo de cabelo.” – Bia Munstein

5. Tônico Crescimento Rapunzel Lola Cosmetics – $$

Vegana e cruelty free, esse tônico queridinho é livre de parabenos, sulfatos, silicone, parafina e óleo mineral. Criado com a promessa de um crescimento rapuzel, o produto garante estimular o couro cabeludo e fortalecer o folículo capilar, evitando quedas e fortalecendo o fio desde a raiz.

“Pensa numa composição rica, com componentes que vão realmente tratar o seu couro cabeludo. A linha tem esse enfoque no tratamento do couro cabeludo para que dessa forma, equilibrando esse couro cabeludo para que seu cabelo também consiga crescer mais fluentemente e não caia com tanta facilidade.” – Jessica Nevile

Agora é só escolher o melhor produto para o seu cabelo e seguir em busca do seu cabelo longo dos sonhos. Os produtos certos farão seus cabelos crescerem fortes e com saúde!

Vídeos e relatos sobre o cronograma capilar para crescimento

Ainda tem dúvidas sobre o cronograma capilar para crescimento? Talvez, os vídeos abaixo, com relatos e esclarecimentos possam te ajudar. Confira:

Porque fazer um cronograma capilar para crescimento?

Se você achar que um cronograma capilar para crescimento é pautado pensamento apenas no crescimento, você esta enganada. Neste vídeo, Carol Kyoko fala sobre os benefícios de um cronograma, além de dar dicas de como montar uma rotina de cuidados ideal.

Cronograma capilar para cacheadas

Se você é cacheada e está a procura de um bom cronograma capilar para crescimento voltado para o seu tipo de cabelo, a Mari Morena pode te ajudar com isso. No vídeo ela explica os procedimentos que adotou para o próprio cabelo e te convida a testar alguns produtos. Vale a pena conferir!

Como montar seu cronograma para o projeto Rapunzel

Neste vídeo, Gabrielle Paiva fala brevemente sobre seu cronograma capilar para crescimento e dá algumas dicas de produtos e ideias para a rotina de cuidados com as madeixas.

Como estimular o crescimento de cabelos crespos?

Quer um cabelo poderoso e saudável? Neste vídeo, Joicy Eleiny dá uma aula sobre como estimular o crescimento de cabelos crespos, cuidando da raiz e fortalecendo os fios, além de dar ótimas dicas de produtos.

Hábitos que podem prejudicar o seu crescimento capilar

Cabelos precisam de cuidados e atenção e, muitas vezes, a falta disso pode impedir o desenvolvimento saudável do fio. Nicole Oliveira nos explica, nesse vídeo, sobre as atitudes e hábitos que podem prejudicar o crescimento capilar.

Seja para o crescimento ou para algum tratamento, todo cabelo merece receber cuidados, afinal, isso também faz parte da rotina de autocuidado. Por isso, também separamos essas excelentes dicas de cuidados para cabelos de todos os tipos, que te auxiliarão não só no processo de crescimento, mas também na revitalização das suas madeixas.




Esse conteúdo pertence ao site:

Site: www.dicasdemulher.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS