Deu Tilt #9: Para Nicolelis, digital ameaça nossa empatia e criatividade – 07/08/2020

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O avanço tecnológico trouxe inúmeros benefícios, mas também pode ser bastante nocivo. Um dos críticos mais contundentes desse tema é o neurocientista Miguel Nicolelis, que também é médico e pesquisador da Universidade Duke, nos Estados Unidos. Ele bateu um papo com o colunista Ricardo Cavallini, o Cava, no nono episódio do nosso podcast de ciência e tecnologia, o “Deu Tilt” (ouça no arquivo acima).

Segundo Nicolelis, a vida digital está influenciando até mesmo o funcionamento, a fisiologia e a morfologia do nosso cérebro.

“Nosso cérebro é, naturalmente, uma máquina analógica-digital. Os sistemas digitais estão moldando a nossa lógica porque criou coisas como a empatia, a criatividade, a intuição, que são atribuições puramente analógicas da mente humana. Elas estão sendo, de certa maneira, corroídas pela lógica digital, porque, como se sabe, nenhum sistema digital reproduz o sistema analógico perfeitamente”, afirmou.

Para o neurocientista, nossa capacidade de intuir envolve também a habilidade de desenvolver modelos mentais fora da caixa. E tudo isso pode mudar por causa da tecnologia.

“Quando você fala de uma sociedade mediada por algoritmos, no limite, você fala de uma sociedade incapaz de ter comportamentos fora da curva”, disse.

“A sociedade moderna está tentando reduzir a nossa vida uma sequência de algoritmos, organismos para consumo, de exercício, algoritmos de comportamento e tudo isso começa a constranger e limitar o espaço em que a mente humana opera”, completou.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Deu Tilt, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer e no YouTube.

Referências citadas

  • Alan Turing
  • Livro: O verdadeiro criador de tudo: Como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos, de Miguel Nicolelis

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *