Início ECONOMIA Criador da web vai leiloar código-fonte original como NFT

Criador da web vai leiloar código-fonte original como NFT

por Poder360
4 Já viram


Tim Berners-Lee, criador da WorldWideWeb, vai leiloar o código-fonte que deu origem à internet como a conhecemos. O arquivo será disponibilizado na forma de um NFT (“non-fungible token” ou token não fungível: código que prova a autenticidade de uma arte digital).

As ofertas, que começam em US$ 1.000, podem ser feitas de 23 a 30 de junho na Sotheby’s. O pagamento pode ser feito em criptomoeda.

A casa de leilão está apresentando a venda como uma das primeiras a oferecer aos “criptocolecionadores” um artigo histórico. O pacote inclui o conjunto original de arquivos com marcadores de horários, uma animação de 30 minutos, um “pôster digital” do código e uma carta explicando o contexto da invenção.

A ideia [de leiloar] é que alguém poderia gostar de uma versão do código assinada digitalmente, um pouco como o monte de pessoas que pede cópias autografadas de livros”, disse Berners-Lee ao Financial Times.

Segundo ele, o leilão é “uma oportunidade para olhar para trás”.

Trinta anos depois do código inicial, que foi muito, muito simples, para o estado [da internet] hoje, que tem alguns aspectos maravilhosamente simples, mas também tem muitas questões dos mais variados tipos”, falou.

Berners-Lee não fez fortuna com o código-fonte, já que nunca o patenteou. O britânico liberou o código de forma gratuita no domínio público. Ele delineou a ideia para a web em 1989. A escrita do código, no entanto, só começou em setembro de 1990 e foi concluída em meados de 1991.

Ele falou que vê pontos em comum entre o que pensou ao criar a web e a filosofia por trás da rede de blockchain ethereum, base para a maioria dos NFTs. Berners-Lee disse que vê como objetivo dessa comunidade “dar poder às pessoas” e evitar um “controle central”.

O britânico explicou que pensou na web como sendo uma coleção de páginas pessoais ligadas umas às outras “Era para ser algo que desse poder ao indivíduo”, falou, dizendo que a ideia original não era que fosse algo dominado por grandes empresas.

NFT

O NFT é uma espécie de chave eletrônica criptográfica. Permite fazer transações de itens digitais.

Os arquivos são imutáveis, evitando fraudes. No caso de itens de arte, o comprador acessa um arquivo digital, com base na tecnologia blockchain. Ele funciona como uma garantia de propriedade intelectual, além de atestar que o produto é único.

Continuar lendo

(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));


Esse conteúdo pertence ao site:

Site: /www.poder360.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS