Corredor polonês – Origem e significado da expressão

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Entre as várias travessuras comuns entre estudantes está o “corredor polonês”. Certamente, você já deve ter ouvido a expressão, mas não sabe sua origem. Para esclarecer, ele consiste numa passagem estreita entre duas fileiras de punhos e pés que deve ser atravessada pela pessoa escolhida. Nesse sentido, vários tipos de punições contra vítimas indefesas sempre existiram em escolas, quartéis e prisões, mas esse termo remonta o século 20 e tem uma história bem interessante.

Para saber como surgiu o corredor polonês, é preciso analisar o mapa e identificar as fronteiras dos países europeus logo após a Primeira Guerra Mundial. Em suma, a Alemanha, uma das perdedoras da guerra, após assinar o Tratado de Versalhes, teve de doar uma faixa do seu território à Polônia.

Com efeito, a estreita área que separavas as duas grandes províncias germânicas, foi apelidado de Corredor Polonês. Ademais, foi para recuperar essa área que Hitler invadiu a Polônia em 1939, dando início a Segunda Guerra Mundial.

Origem do Corredor Polonês

Fonte: Pinterest

Como lido acima, o Corredor Polonês também conhecido como Corredor de Danzig , Corredor para o Mar ou Corredor de Gdańsk, era um território de 150 quilômetros de extensão localizado na região de Pomerália.

O local fornecia à Segunda República da Polônia acesso ao Mar Báltico, dividindo assim a maior parte da Alemanha da província da Prússia Oriental. A Cidade Livre de Danzig era separada da Polônia e da Alemanha. Dessa forma, essa área foi doada à Polônia após a assinatura do Tratado de Versalhes.

Para relembrar, o Tratado de Versalhes foi o Tratado de Paz que a Alemanha teve que assinar no final da Primeira Guerra Mundial. O Tratado foi acordado na Conferência de Paz de Paris em 1919. Então, as potências vitoriosas (Reino Unido, França e Rússia) conhecidas como a Tríplice Entente, foram as que redigiram os termos do acordo.

Portanto, o acordo final foi um compromisso, que tentou agradar a todos, exceto a Alemanha. O Tratado tinha quatro vertentes que incluíam restrições impostas as Forças Armadas, mudanças de território e reparações de guerra.

O que significa a expressão atualmente?

Corredor polonês: origem e significado da expressão
Fonte: Pinterest

Atualmente, ‘corredor polonês’ refere-se a passagem estreita formada por duas fileiras de pessoas frente a frente, com a intenção de castigar a quem passar no meio delas. Além disso, durante o percurso no corredor, a vítima é castigada com golpes que incluem chutes e socos.

Pode parecer recente, mas esse tipo de punição é antiga e nela já houve uso de porretes, armas brancas, além de mãos e pés. Aliás, seu intuito não é brigar por um território, mas sim amedrontar e punir que vá contra alguém ou alguma coisa.

Achou este conteúdo interessante, então leia também: Canhão – Origem e como funcionam essas armas de artilharia

Fontes: Terra, Aventuras na História, Só português

Fotos: Pinterest

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *