Cores de cachorro – Características e padrões em diferentes raças de cães

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Os cachorros domésticos possuem centenas de variedades de cores, padrões e pelagem, um feito incrível para uma espécie que se desenvolveu a partir de um lobo ancestral. Por isso, este animal antigamente tinha uma pelagem marrom bronzeada de comprimento médio, perfeita para se misturar ao ambiente.

Todavia, depois que os cães começaram sua interação com os humanos, eles foram transportados para outras áreas e climas, e a evolução se encarregou do resto – a mutação genética espontânea nos trouxe uma vastidão de cores, padrões e variedades de pelagem que podemos observar hoje. Por causa dessas mutações, nossos amigos de pelos possuem centenas de combinações de cores. Os humanos também desempenharam um papel importante na coloração fora das linhagens por meio de reprodução seletiva.

Embora todas essas cores de cachorro possam encantar quem gosta de variedade, elas também podem ser um pouco confusas. Continue lendo para saber mais sobre cores e padrões de cães.

Principais cores de cachorro

Como lido acima, existem cães de todos os tipos de cores. Dessa forma, listamos as cores sólidas que são de longe as mais populares e comuns nesses pets das mais diversas raças e também comuns a cães sem raça definida.

1. Cachorros pretos

Fonte: Pexels

Raças de cães de cor preta são muito populares. Alguns exemplos são os Rottweilers, Doberman, Pinschers entre outros. Contudo, algumas raças de cães terão uma pelagem preta sólida com manchas castanhas e brancas. Embora esses cães sejam geralmente chamados de “tricolores”, a maioria possui a base totalmente preta. Então, esses cães incluem, o Beagle, Border Collie e o Boston Terrier.

2. Cachorros brancos

cores de cachorro caracteristicas e padroes em diferentes racas de caes 1
Fonte: Pexels

Outra cor comum em cães é o branco clássico. É uma cor clássica que representa pureza, inocência e bondade. Desse modo, existem muitas raças de cães de cor branco sólido, embora muitos venham com outras cores tradicionais misturadas em sua pelagem. Mesmo assim, é difícil negar a aura majestosa de um cão branco puro. As principais raças são: Samoieda, Maltês, Bichon Frise, Grandes Pirineus, White Terrier, Spitz Japonês, Dogo Argentino e Pastor Branco Suíço.

No entanto, os cães brancos podem vir com algumas marcações coloridas como o Dálmata, Husky Siberiano, Lulu da Pomerânia, Borzoi, Lhasa Apso, Buldogues Franceses e etc.

3. Cachorros marrons

Cores de cachorro: características e padrões em diferentes raças de cães
Fonte: Pexels

Sem dúvidas há muitas variações de marrom dentre as numerosas raças de cães. Nesse sentido, os tons de marrom podem incluir um marrom acinzentado, marrom escuro, chocolate ao leite, marrom de tom médio e até mogno em alguns casos. Ainda assim, existem muitos “cães marrons clássicos” dos quais você certamente já ouviu falar. As principais raças caracterizada por essa cor são: Chesapeake Bay Retriever,Bloodhound, Airedale Terrier, Chow Chow, Staffordshire Terrier, Boxer e outros.

4. Cães vermelhos

Cores de cachorro: características e padrões em diferentes raças de cães
Fonte: Pexels

Os cães vermelhos não são tão incomuns ou únicos quanto parecem. Para esclarecer, eles não são cães literalmente vermelhos. Em vez disso, as raças de cães vermelhos são cães que exibem uma bela pelagem marrom, laranja ou marrom brilhante com um leve tom de vermelho. No entanto, alguns cães vermelhos são frequentemente confundidos com cães marrons (e vice-versa) porque as cores podem ser muito semelhantes. Portanto, algumas raças com pelagem dessa cor podem incluir o Beagle, Setter Irlandês, Shiba Inu, Vizsla, Cavalier King Charles Spaniel e muito mais.

5. Cães dourados

cores de cachorro caracteristicas e padroes em diferentes racas de caes 3
Fonte: Pexels

Quando você pensa em “cachorros dourados”, certamente vem à sua mente o amado Golden Retriever. Mas você sabia que existem vários tons de Golden Retrievers? Desse modo, existem diferentes variações da cor dourada quando se trata de cães. Alguns mais óbvios do que outras cores douradas. Por exemplo, há o clássico ouro amarelo, ouro leão, damasco, mostarda, mel, ouro de trigo e areia.
Portanto, além do Golden Retriever, outras raças de cães dourados incluem Cocker Spaniel Inglês e Americano, Spitz Finlandês, Vizsla de Pêlo Arame, Pharaoh Hound, Basset Fauve de Bretagne e outros.

6. Cães azuis

cores de cachorro caracteristicas e padroes em diferentes racas de caes 8 e1616617518952
Fonte: Pexels

As raças de cães azuis são muito mais raras do que as outras. Assim como o vermelho, o azul se refere a uma cor cinza ou ardósia com um tom de azul. Como você pode imaginar, não existem muitos cães azuis domésticos. Dito isso, os cães azuis mais comuns são o Blue Lacy, Kerry Blue Terrier, Thai Ridgeback, Weimaraner e Great Danes.

Para explicar, com a cor do azul vem uma condição chamada Alopecia de Diluição de Cor. Este “defeito genético” tende a causar algumas anormalidades na forma como o pigmento (cor) se distribui para o pelo da pelagem. Como resultado, pode levar à perda de cabelo, infecções de pele, crescimento retardado do pelo e etc.

7. Cachorros cinzentos

cores de cachorro caracteristicas e padroes em diferentes racas de caes 7 e1616617553582
Fonte: Pexels

Como os cães marrons e vermelhos, os cães azuis e cinzas são muito semelhantes. Dessa maneira, a raça de cachorro cinza mais popular é o Husky Siberiano. Mesmo assim, eles raramente ostentam uma pelagem cinza sólido. Aliás, frequentemente, a pelagem do Husky Siberiano (e de outros cães cinzentos) é acompanhada de partes brancas e às vezes pretas.

Com efeito, a única raça de cão cinza sólido de raça pura é o Weimaraner. Entre outros cães cinzentos estão: o Malamute do Alasca, Wolfhound irlandês, Elkhound norueguês, Keeshond e muito mais.

8. Cachorros de cor creme

cores de cachorro caracteristicas e padroes em diferentes racas de caes 4
Fonte: Pexels

A cor creme é usada para descrever a cor pastel do amarelo, embora também possa ser chamada de uma cor esbranquiçada. E por causa das semelhanças, às vezes é difícil diferenciar o creme do amarelo ou esbranquiçado. Por isso, não existem raças de cães conhecidas pela cor creme. Ou seja, a maioria das raças de cães com creme é mais popular em outras cores.

Por exemplo, Golden Retrievers têm uma variação de creme, mas são mais conhecidos por serem dourados. Outros cães de cor creme incluem o Pug, os Grandes Pirineus, Shar Pei, Chow Chow e outros.

9. Cachorros Amarelos

cores de cachorro caracteristicas e padroes em diferentes racas de caes e1616617584209
Fonte: Pexels

Por fim, entre as cores de cachorro temos o amarelo, que é outra cor muito difícil de diferenciar. Esta cor não é apenas semelhante ao creme, mas também ao dourado. Por isso é importante notar que os filhotes podem inicialmente ter uma pelagem branca, mas com o tempo desenvolvem uma pelagem amarela com a idade. Além de uma mudança de cor, os padrões também podem se formar.

Apesar da crença popular, existem mais cães amarelos do que você pensa como por exemplo, o Collie barbudo, o galgo afegão, o pastor da anatólia, o terrier escocês e o mais famoso no Brasil que é o vira-lata caramelo que tem um tom amarelado.

Se gostou de conhecer a diversidade de cores de cachorros, leia também: Raças de cachorros peludos – 18 mais populares e fofas

Fontes: Portal do Dog, Patas da casa, Cachorrogato

Fotos: Pexels

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *