Contagem regressiva para definição do futuro de Witzel no governo do RJ

0
11

Contagem regressiva para definição do futuro de Witzel no governo do RJ

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A partir desta segunda-feira, 5, começam a contar os prazos do julgamento no Tribunal Misto. Os trabalhos devem ser concluídos em até 120 dias

Começa nesta segunda-feira (5) a contagem regressiva que definirá o futuro de Wilson Witzel (PSC) à frente do governo do Rio de Janeiro. Na última quinta (1º), o deputado Waldeck Carneiro (PT) foi sorteado para relatar o processo no Tribunal Especial Misto. Com isso, o Witzel tem 15 dias para apresentar sua defesa ao colegiado, que então julgará se o governador já afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) volta ao cargo ou o deixa em definitivo.

Além do deputado petista, compõem o Tribunal os deputados Alexandre Freitas (Novo), Chico Machado (PSD), Dani Monteiro (PSOL) e Carlos Macedo (Republicanos) – nenhum deles apoia Witzel. Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio, escolhidos por sorteio, completam o colegiado que julgará o governador afastado.

A primeira função dessas dez pessoas será decidir se aceitam ou não a denúncia contra Witzel. Se houver empate, o voto de Minerva será do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares, que também preside o tribunal misto.

Caso a denúncia seja aceita, o processo prosseguirá. Para que Witzel seja impedido de continuar o mandato, são necessários sete votos. Se a cassação for aprovada, Witzel perderá definitivamente o cargo e o vice, Cláudio Castro (PSC), que atualmente é governador interino, se tornará o titular. Todo o processo pode demorar até 120 dias, a contar desta segunda-feira.

Assine e tenha o melhor conteúdo do seu dia, talvez o único que você precise.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.
  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser
  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
  • Edição impressa quinzenal.
  • Frete grátis

palheta smll

3970935

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários