Como você está gastando seu dinheiro durante a pandemia?

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Quantas vezes você já ouviu amigos ou familiares dizendo “meu dinheiro não dá para nada”? Como educador financeiro, escuto essa queixa frequentemente. Ela é, de fato, compreensível e real para grande parte da população brasileira. Afinal, equilibrar os ganhos baixos e gastos altos não é o tipo de tarefa que nos ensinam desde pequenos — só 21% dos brasileiros tiveram educação financeira na infância, segundo pesquisa C6 Bank/IBOPEdtm. Agora, na pandemia, essa queixa traz novas reflexões.

Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy

Estamos economizando ao sair pouco de casa, ir menos a restaurantes, usar menos transporte, comprar menos roupas, entre outras coisas, e ainda assim não sobra dinheiro. Pensando na realidade de quem está empregado e continua recebendo o mesmo salário, vale a pergunta: por que não sobra nada em um contexto em que você supostamente está diminuindo certos gastos? Não era para haver um excedente, o qual você deveria estar investindo de forma recorrente?

A resposta não é tão simples. Primeiro, vale pontuar que a alta no preço dos alimentos e bebidas no último ano doeu no bolso de todo mundo — eles ficaram 14,09%% mais caros no período de 12 meses encerrado em dezembro de 2020, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Dessa forma, a parte do orçamento que vai para a alimentação cresceu e virou um golpe duro para muitas famílias, tanto as que estão preparando as próprias refeições em casa quanto as que continuam indo a restaurantes.

E esse aumento não só deve continuar a bater nos alimentos como deve esbarrar em outros itens, uma vez que os alimentos funcionam como preços de referência e pressionam outras categorias. Ou seja, está mais caro viver. Segundo o IBGE, a inflação do ano ficou em 4,52%, acima do centro da meta de 4% fixada pelo Conselho Monetário Nacional.

A maré não está favorável. Isso, no entanto, não pode ser desculpa para largar mão da organização financeira. Pelo contrário. É em momentos assim que devemos redobrar nossa atenção. Por isso, eu pergunto: você já refletiu sobre a forma como você está gastando seu dinheiro durante a pandemia?

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *