Como se preparar a 100 dias do Enem 2020

0
14

Como se preparar a 100 dias do Enem 2020

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Faltam 100 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A aproximação das provas costuma gerar ansiedade e dúvidas nos estudantes, imagina em época de pandemia?! Mais de 5,7 milhões de participantes são esperados para as provas que serão aplicadas em 2021 por causa da Covid-19.

Saiba tudo sobre o Enem 2020

As novidades do Enem 2020 não são só baseadas na Covid-19, cenário que exigirá dos participantes o uso de máscara durante as provas, higienização e

distanciamento social. O exame estreia uma nova versão: o Enem Digital

As tradicionais provas impressas serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro de 2021, já o Enem Digital será realizado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. O exame permanece com 90 questões por domingo, sendo a redação no primeiro dia. 

A realidade pode preocupar, estudantes tiveram suas aulas presenciais suspensas e o ensino a distância nem sempre alcança igualmente a todos. No entanto, que tal aproveitar que as provas serão aplicadas em 2021 e utilizar tal período para intensificar os estudos sem sair de casa?

Veja algumas dicas de como se preparar a 100 dias do Enem 2020!

Mantenha o ritmo de estudos

De acordo com o coordenador do curso Poliedro, Márcio Guedes, o segundo semestre é o período em que os estudantes sentem maior pressão e as cobranças aumentam. “Agora não é hora de se deixar abalar! Continue com foco total nos estudos, siga as orientações dos professores e confie no esforço que fez ao longo do ano”. 

O tempo maior para o Enem pode ajudar o estudante a conciliar a rotina escolar, mesmo que em casa, com a preparação para o exame. 

Leia o Edital

O edital do Enem serve de guia para o participante, já que o documento traz o formato das provas, as regras, o que é cobrado no exame, sua composição, a pontuação da redação e como são corrigidas as questões objetivas. 

Veja o edital do Enem Impresso

Confira o edital do enem Digital

A leitura do edital é importante para o estudante ter noção de como é o Enem e quais as exigências do Inep. Ler o regulamento é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no momento das provas e ainda auxilia na preparação para o exame. 

Defina uma rotina e não se compare aos outros

Não se compare aos outros estudantes, considere o seu ritmo, facilidades e dificuldades na hora de montar uma rotina de estudos. “Pequenas variações do planejado podem acontecer e isso é normal. Mas, por termos criado a expectativa, nos decepcionamos. Um desgaste que poderia ser evitado”, ressalta Márcio. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Tenha um cronograma que leve em consideração a sua forma de estudar, o conteúdo em que precisa intensificar a preparação e o que pode ser apenas revisado. Acrescente ao seu plano de estudos os momentos para atividades físicas e lazer, isso dará disciplina e diminuirá a tensão do dia a dia. 

Faça simulados

Treinar os seus conhecimentos sobre o conteúdo do Enem é uma maneira eficaz de estudar para o exame. O simulado Enem Brasil Escola é uma ótima ferramenta para a preparação on-line, já que traz as provas reais e ainda permite que o seu tempo seja cronometrado. 

Assista às videoaulas

Videoaulas são uma ferramenta importante na preparação para o Enem, já que o conteúdo é passado ao aluno de forma fluída, dinâmica e com menor duração do que uma aula tradicional. 

Acesse o canal do Brasil Escola no YouTube e assista às videoulas com professores especialistas no Enem, confira dicas sobre o exame e tire suas dúvidas sobre as provas.

Confira os temas que mais caem no Enem

Saber quais os temas que mais caem no Enem facilita a organização das disciplinas a serem estudadas. Dê mais espaço no seu cronograma para os assuntos mais recorrentes nas provas, pois as chances deles aparecerem novamente são maiores. 

Consulte as provas anteriores

O Inep libera os cadernos de prova e os gabaritos do Enem para que os estudantes possam conhecer e conferir as respostas. 

Veja as provas anteriores do Enem

Estudar para o Enem por suas provas passadas é uma ótima maneira de preparação. Leia atentamente os textos e enunciados do exame, veja como os assuntos são cobrados em cada área do conhecimento, treine respondendo as questões e aproveite para comparar com o gabarito. 

Tire um tempo para descansar

Estudar horas sem descansar não é a melhor saída para quem se prepara para o Enem. A falta de pausas entre os estudos pode causar sobrecarga física e emocional. 

Tente descansar de cinco a dez minutos a cada uma hora de estudos. Faça alongamentos, ande um pouco e procure trabalhar a respiração. 

Aproveite as dicas de preparação para o Enem 2020 e arrase nas provas!

 

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários