Como fazer mate carioca: faça a bebida que vai te levar pra beira da praia

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Quem já visitou o Rio de Janeiro e aproveitou as praias da Cidade Maravilhosa, com certeza, bebeu o famoso chá mate à beira mar. Mas, se você nunca teve essa oportunidade, então essa é a hora! Aprenda como fazer mate carioca de forma simples e incrivelmente deliciosa. Acredite, você vai até sentir a brisa do oceano.

Índice do conteúdo:

Como fazer mate carioca

como fazer mate carioca 1

iStock

Ingredientes

  • 1 xícara de chá mate
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 2 l de água

Como fazer

  1. Em uma panela, coloque o chá mate, o açúcar, misture bem e adicione um pouco de água – o suficiente para umedecer a mistura;
  2. Leve para o fogo e assim que o açúcar estiver começando a caramelizar, adicione um litro de água;
  3. Deixe ferver bem, tampe e deixe em infusão por pelo menos seis horas;
  4. Coe, adicione mais um litro de água e sirva gelado!

Como você pode perceber, o preparo do famoso chá mate carioca não tem segredos. Você só precisa de um pouco de paciência para esperar o tempo da infusão. Mas depois, é só alegria!

Outras receitas de mate carioca

Agora que você já sabe preparar uma versão mais simples e básica de mate carioca, que tal se aventurar em outras opções? Separamos outras receitas dessa delícia para você testar aí na sua casa! Confira e aproveite cada gole.

Mate gelado com limão

Quem gosta de um azedinho gostoso no chá vai se encantar por essa versão de mate gelado com limão. Muito simples de fazer, ele fica pronto em menos de cinco minutos! O processo é bem simples e você só precisa ter em mãos açúcar, água, limão, bastante gelo e, é claro, chá mate.

Mate carioca filtrado

Delicioso, esse mate carioca é filtrado naqueles filtros de papel para café – mas se você só tiver a versão de pano, também vale! Para dar aquele toque todo especial, a dica é umedecer um pouco o mate com água morna antes de levar para ferver. Acredite, isso faz toda a diferença no sabor da bebida.

Mate saudável

Se você procura manter uma dieta mais equilibrada e saudável, então a dica é investir nessa versão! Aqui, o açúcar cristal dá lugar ao açúcar mascavo, demerara ou até mesmo xilitol. Incrivelmente saboroso, ele é ótimo para ser apreciado em qualquer hora do dia.

Mate batido

Para dar uma cremosidade extra à sua bebida, a sugestão é bater o chá mate depois de pronto. O modo de preparo é muito parecido com o das versões anteriores, porém aqui, a água é fervida antes de acrescentar a erva. Não deixe de assistir ao vídeo e testar essa maravilha aí em casa!

O seus dias quentes vão ficar muito mais gostosos e refrescantes com esses mates carioca! Já para aquele tempinho frio, você pode preparar um chá de gengibre com limão delicioso!

O post Como fazer mate carioca: faça a bebida que vai te levar pra beira da praia apareceu primeiro em Receiteria.

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *