Cinema mais antigo do mundo pode ser fechado por causa da

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Localizada nos Estados Unidos, a cidade de Washington possui como um de seus pontos turísticos o State Theatre, o cinema mais antigo do mundo. No entanto, aberto desde 1897 e tendo o título reconhecido pelo livro Guinness dos Recordes em 2016, o cinema pode ser fechado por causa da pandemia.

De fato, bem como outras cidades, Washington não foi poupada dos efeitos econômicos da pandemia. Assim, ainda que a pequena cidade do interior tenha tido poucas mortes, os estragos são significativos. Isso porque, depois de 2020, no futuro do cinema continua incerto.

A pandemia está afetando toda a indústria cinematográfica

Cinema antigo do mundo pode ser fechado por causa da pandemia 1

Cinemas do mundo todo foram afetados. Mas, além disso, a pandemia também afetou toda a indústria cinematográfica. Ou seja, estamos falando desde a produção até a projeção em salas de cinema. Sendo assim, com até grandes cinemas sendo fechados, não demorou muito para os menores também começarem a fechar as portas.

De acordo com Russell Vannorsdel, vice-presidente da Fridley Theaters, empresa dona do State Theatre, a situação é melancólica. “Conseguimos operar até o fim de 2020, mas não sabemos o que vamos fazer, se Hollywood não está produzindo novos filmes e ainda não há uma decisão do governo americano quanto a um pacote de alívio”, afirma Vannorsdel.

Ao longo da história, as salas de cinema tiveram altos e baixos. Mas, desde 1897, o State Theatre se manteve firme e forte. Porém, para Vannorsdel, esse é o pior momento da história do cinema mais antigo do mundo. “Sobrevivemos a ameaças como a Grande Depressão, a crise financeira de 2008 e a chegada dos aluguéis domésticos de filmes e os serviços de streaming”, afirma Vannorsdel.

Para se ter uma ideia, o cinema já até sobreviveu a um incêndio, em 2010. “Mas quantos golpes mais conseguiremos aguentar? Não conseguiremos sobreviver enfrentando prejuízos semanais para sempre”, questiona Vannorsdel.

O que esperar do futuro do cinema?

Cinema antigo do mundo pode ser fechado por causa da pandemia 3

Mesmo aberto, a receita do State Theatre caiu 70% em 2020. Dito isso, a prioridade do grupo Fridley é pagar os funcionários. Mas, por conta da situação, o cinema cortou muitos gastos. Por isso, as salas estão sendo alugadas para sessões privadas e o cinema também vem transmitindo eventos esportivos e filmes antigos. Com a quarentena, o cinema também começou a fazer delivery de pipoca. Tudo para se reinventar nesse ano tão difícil. “A indústria deve estar preocupada, porque foi um ano desastroso e a pandemia ainda está causando perturbações”, afirma Maria Rua Aguete, diretora de pesquisas na Omdia.

Por fim, vale lembrar que os números para 2021 também não são animadores. Quando a pandemia acabar, “certamente haverá fechamentos de cinemas e dificuldades”, afirma Aguete. “Mas as pessoas que gostam de ir ao cinema estão dispostas a voltar. Nossa pesquisa mostra que os clientes ainda valorizam a ‘experiência da telona’ para lançamentos de filmes, em vez de assisti-los em casa”, completa.

Em todo caso, Aguete também nos lembra que nesse momento, tudo que podemos ter é esperança. “É como digo a meus colegas e amigos: sou muito bom cozinheiro de filé em casa”, afirma. “Mas isso não significa que vou deixar de ir a restaurantes e desfrutar de uma boa refeição. Tenho fé que as pessoas vão voltar, mas precisamos sobreviver até lá”, completa.

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *