Cidade Invisível – Quem são as lendas brasileiras da nova série na Netflix

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

No dia 5 de Fevereiro estreou na plataforma de streaming Netflix, uma produção brasileira que vem ganhando fãs no Brasil e no exterior. A série Cidade Invisível, produzida por Carlos Saldanha e história de Raphael Draccon e Carolina Munhoz se passa na cidade do Rio de Janeiro.

Estrelado por Marco Pigossi, Cidade Invisível traz um Brasil onde lendas urbanas e contos fantásticos são reais e vivem uma vida dupla em meio aos humanos. Ademais, o enredo da série explora figuras folclóricas, no entanto, com um olhar adulto e até mesmo com um pouquinho de terror, algo bastante inovador.

Basicamente, a proposta da série é inserir seres fantásticos das lendas brasileiras como a Cuca, o Saci, a sereia Iara, o Boto-cor-de-rosa, entre tantos outros, em meio à sociedade comum. Juntamente com uma história investigativa envolvendo o protagonista Eric (Marco Pigossi) que é policial e procura descobrir os responsáveis pela morte trágica de sua esposa.

Aparentemente, a ideia agradou tanto aos usuários da plataforma, que a série está entre as mais assistidas da Netflix. Mas, o sucesso não é só no Brasil, a produção está se popularizando fora também. Por exemplo, nos Estados Unidos, chegou a ficar no 1º lugar do Top 10 da Netflix e ainda agradou a crítica internacional. Onde a atuação dos atores, inclusive a de Marco Pigossi foram bastante elogiadas.

No entanto, os críticos brasileiros apontaram algumas falhas presentes na série, como a falta de explicação para algumas das lendas apresentadas na trama.

Cidade Invisível: Enredo

A série de suspense da Netflix, Cidade Invisível, se passa na cidade do Rio de Janeiro. E conta a história de Eric (Marco Pigossi), um detetive da polícia ambiental que perde sua esposa Gabriela (Julia Konrad) em um trágico incêndio na floresta da Vila Toré. Cujas terras são de interesse de uma construtora.

Em suma, Eric é muito comprometido com seu trabalho ao ponto de dar mais atenção a ele do que a sua esposa e filha. Portanto, quando sua esposa o convida para uma festa junina na vila onde trabalha, Eric recusa. Porém, é nessa noite que toda a tragédia acontece, um trauma que irá assombra-lo.

Ademais, com a morte de sua esposa, Eric fica obcecado em descobrir os responsáveis pelo incêndio e acaba se deparando com um mundo oculto de seres mitológicos brasileiros. Por fim, em sua busca por respostas, ele descobre que todos os acontecimentos e os seres mitológicos estão conectados.

Quanto às entidades folclóricas, a série os apresenta vivendo camuflados como pessoas comuns e excluídos da sociedade, onde travam uma guerra fria com inimigos que querem eliminá-los. O elenco ainda conta com a atriz Alessandra Negrini (Inês – Cuca) e Wesley Guimarães (Isac – Saci), Fábio Lago (Iberê- Curupira), entre outros grandes nomes.

Cidade Invisível: tema inovador

Olhar Digital

Apesar de trazer um protagonista cujo perfil é bastante conhecido pelo telespectador. Ou seja, policial que coloca o trabalho acima de tudo e após tragédia, desafia seu superior e vive uma busca constante por respostas. A narrativa da série Cidade Invisível conquista por trazer personagens da cultura folclórica brasileira, conhecidos há anos, mas de uma forma diferente, mais adulta. Dessa forma, a série traz um ambiente misterioso e envolvente onde as entidades folclóricas convivem como pessoas comuns, mantendo suas reais identidades em segredo.

Contudo, o objetivo da trama é levantar um debate sobre as mudanças provenientes do progresso e a preservação da cultura ancestral. Por isso, Carlos Saldanha resolveu abordar a perspectiva de um adulto cético que demora a acreditar que as lendas são reais. Onde Eric se vê incapaz de fugir da realidade fantástica que se depara, mesmo que tente. Por fim, o protagonista chega à conclusão o quão importante é conhecer sua própria história e origens.

cidade invisivel saiba tudo sobre as lendas brasileiras na nova serie da netflix 1
Cláudia Abril

Outro ponto interessante sobre Cidade Invisível é a forma como o diretor explorou a cidade do Rio de Janeiro. Mais realista, mostrando pontos turísticos de uma forma nunca vista pelos turistas. E claro, a atuação dos atores são impressionantes, sendo muito elogiada pelos críticos. No entanto, os críticos brasileiros não foram tão generosos quanto ao enredo, onde destacam a falta de explicações mais aprofundadas sobre a origem das lendas. Também o fato das entidades e seus poderes sobrenaturais serem pouco aproveitadas no enredo da série. Com exceção de alguns, como o Curupira, as outras entidades não demonstram a grandiosidade de seus poderes. Provavelmente, isso pode ser diferente em uma possível segunda temporada, onde Saldanha poderá aprofundar mais nas lendas.

Cidade Invisível: reações dos fãs estrangeiros

cidade invisivel saiba tudo sobre as lendas brasileiras na nova serie da netflix 2
Mix de Séries

A série da Netflix, Cidade Invisível vem se popularizando e causando euforia fora do Brasil e ganhando fãs e países como os Estados Unidos, por exemplo. Por isso, a conta da Netflix disponibilizou alguns dos tweets mais animados e engraçados, tais como:

  • “Assistindo a um programa/filme/série brasileira super esquisita que eu não sei o nome, mas tem espíritos da natureza se fingindo de humanos e é uma viagem”.
  •  “Acabei de assistir o primeiro episódio de Cidade Invisível na Netflix. Realmente intrigante! Não faço ideia do caminho que vai tomar, mas estou ansioso para descobrir!”
  • “MDDC estou assistindo #CidadeInvisivel na Netflix e é tão doido e emocionante! Definitivamente uma nova série de fantasia favorita.”
  • “Okay, eu acabei de assistir de uma vez só e é impressionante. AMEI. Folclore brasileiro, ótima história, atuações magníficas, personagens cativantes, o suspense, a ação, a revelação. AQUELE FINAL!! Eu preciso da 2ª temporada”.

Ademais, os fãs internacionais compararam a magia da série com o clássico Cem Anos de Solidão e até mesmo com a aclamada série Arquivo X, dizendo que a produção é emocionante e de tirar o fôlego. Inclusive, alguns dos fãs afirmaram que estão pensando em aprender o português, só por causa da série.

Cidade Invisível: conhecendo as lendas brasileiras

Para quem assistiu ou está pensando em assistir a série Cidade Invisível, trouxemos uma lista com as lendas que aparecem ao longo dos 7 episódios. Confira:

1 – Boto-cor-de-rosa

cidade invisivel saiba tudo sobre as lendas brasileiras na nova serie da netflix 3
Sociedade Nerd

De acordo com a lenda, o boto-cor-de-rosa é uma entidade meio homem e meio animal que vive na Amazônia. Ademais, em noites de lua cheia, em época de festas juninas, ele sai do Rio Amazonas e assume sua forma humana para seduzir as mulheres do vilarejo. Conhecido por sua beleza, sempre usa um chapéu, ao seduzir uma mulher a leva até a beira do rio e a engravida. Por isso, quando uma mulher solteira aparece grávida, os moradores costumam falar que é filho do boto. Em Cidade Invisível, o boto em sua forma humana se chama Manaus (Victor Sparapane).

2 – Sereia Iara

cidade invisivel saiba tudo sobre as lendas brasileiras na nova serie da netflix 4
Sociedade Nerd

De acordo com a lenda, Iara é uma sereia (metade mulher e metade peixe) de grande beleza e voz encantadora. Ademais, ela usa de sua voz para encantar os homens nas margens dos rios e leva-los para debaixo da água. De origem indígena, Iara era filha do Pajé e possuía habilidades de guerra que deixavam seus irmãos com inveja. Por isso, eles se reuniram para matá-la, mas, Iara era mais forte e acabou matando todos e depois fugiu.

No entanto, seu pai a encontra e a joga entre os rios Negro e Solimões, onde Iara é salva por peixes e transformada na entidade durante a lua cheia. O nome Iara é de origem tupi e significa senhoras das águas. Em Cidade Invisível, Iara é conhecida como Camila (Jéssica Córes).

3 – Saci-Pererê

cidade invisivel saiba tudo sobre as lendas brasileiras na nova serie da netflix 5
Sociedade Nerd

De acordo com a lenda, o Saci-Pererê é um garoto negro bem pequeno que tem uma perna só. Ademais, ele vive nas florestas e vive pregando peças nas pessoas apenas por diversão. Também usa uma touca vermelha na cabeça e está sempre com um cachimbo na boca, podendo viver até os 77 anos. Em Cidade Invisível, o Saci é conhecido por Isac (Wesley Guimarães).

4 – Cuca

cidade invisivel saiba tudo sobre as lendas brasileiras na nova serie da netflix 6
UOL

Provavelmente a personagem mais conhecida do folclore brasileiro é a Cuca. Afinal, quem não conhece a canção de ninar que diz que a Cuca vem pegar? Também, como a jacaré loira do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato. Mas, de acordo com a lenda, Cuca é uma bruxa idosa bem assustadora, cuja forma é um jacaré e que sequestra crianças desobedientes. No entanto, em Cidade Invisível, a Cuca não é um jacaré, é uma mulher chamada Inês (Alessandra Negrini) muito poderosa.

5 – Tutu

cidade invisivel saiba tudo sobre as lendas brasileiras na nova serie da netflix 7
Sociedade Nerd

O Tutu Marambá é conhecido como o irmão do Bicho-Papão e do Boi da Cara Preta, no entanto, não tem uma forma específica é apenas uma criatura escura ou uma sombra. Também pode se transformar em um porco-do-mato. De origem africana, a lenda é contada para assustar crianças e fazê-las dormir. Em Cidade Invisível, Tutu aparece em forma de porco-do-mato e na forma humana (Jimmy London), estando sempre ao lado da Cuca.

6 – Curupira

cidade invisivel saiba tudo sobre as lendas brasileiras na nova serie da netflix 8
Sociedade Nerd

Assim como a Cuca, o Curupira é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, Curupira é uma criatura mágica que protege a floresta, possui cabelos vermelhos que ficam em chamas, pés ao contrário e é muito forte. Para proteger a natureza, mata homens que ameaçam animais ou faz com que eles se percam dentro da floresta. Em Cidade Invisível, Curupira é Iberê (Fábio Lago).

7 – Corpo-Seco

cidade invisivel saiba tudo sobre as lendas brasileiras na nova serie da netflix 9


UOL

Corpo-Seco é a última lenda que aparece na série e é responsável pela grande reviravolta no final da temporada, que é surpreendente. De acordo com a lenda, Corpo-Seco, conhecido como Unhudo, por ter unhas grandes, não foi aceito quando morreu, nem no céu e nem no inferno. Então, sua alma fica vagando pela Terra. Mesmo depois de enterrado a terra não aguentou sua alma e o cuspiu para fora. Então, saiu em uma forma maligna e perigosa que por volta das 20 h desgruda das árvores e captura quem passar por perto. No entanto, em Cidade Invisível, Corpo-Seco não aparece em sua forma real, mas sim encarnado em alguns personagens as série.

Em suma, Cidade Invisível está disponível na Netflix, ainda não há confirmações sobre uma segunda temporada. Mas, se trata de uma série que possui um papel importante que tem como objetivo mostrar ao público o quão fascinante e rico é o folclore brasileiro.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Folclore brasileiro – 31 personagens folclóricos como você nunca viu.

Fontes: Tecmundo, Canaltech, Omelete, B9

Imagens: UOL, Cláudia Abril, Olhar Digital, Mix Séries, Sociedade Nerd

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *