Câmera fotográfica – História, origem, evolução e como funciona

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A primeira câmera fotográfica surgiu no ano de 1839, criada pelo francês Louis Jacques Mandé Daguerre, porém, ela só se popularizou em 1888 com o surgimento da marca Kodak. Desde então, a fotografia se tornou uma arte apreciada por muitas pessoas. De acordo com a etimologia da palavra, fotografia significa escrever com luz ou desenhar com a iluminação.

Hoje, devido à popularização das fotografias digitais, a luz não tem tanta importância na captura da imagem como era antigamente, quando eram usados filmes sensíveis à luz. Apesar de que a luz continua sendo essencial para criar a imagem, só que através de sensores digitais. No entanto, mesmo com toda a tecnologia usada atualmente e com câmeras fotográficas de alta resolução e precisão, as câmeras analógicas continuam em alta.

Mas, em versões mais arrojadas e customizadas, com características analógicas e digitais, chamando a atenção de profissionais e apaixonados por fotografias no mundo todo. Ademais, tudo começou com a criação da câmera escura, onde as imagens eram capturadas, porém não resistiam à exposição da luz e ao tempo.

Então, no ano de 1816, o francês Joseph Nicéphore Niépce começou a registrar imagens por meio da câmera escura. Mas, desde sua descoberta não houve muita evolução na história da fotografia analógica. Na verdade, passaram mais de 100 anos usando os mesmos princípios ópticos e formatos criados por Niépce.

Por fim, com o passar dos anos as câmeras fotográficas foram diminuindo e se tornando portátil e de fácil manuseio. Com isso, a fotografia pôde ser utilizada em grande escala pela imprensa mundial, consequentemente, as exigências com os profissionais de fotojornalismo foram aumentando cada vez mais. Hoje, muitas pessoas têm a fotografia como um hobby, por isso preferem a forma antiga de capturar imagens, ao invés das atuais imagens digitais.

Câmera fotográfica

Imagem: BB Baterias

A câmera fotográfica é considerada como um instrumento óptico de projeção. Cuja finalidade é captar e gravar uma imagem real em um filme sensível à luz que incide sobre ele. Em suma, uma câmera fotográfica é basicamente uma câmera escura com orifício. Porém, no lugar do orifício se encontra a lente convergente que atua convergindo para um único ponto os raios de luz que passam por ela. Dessa forma, no interior da câmera está o filme sensível à luz, então, quando a luz entra pela lente uma imagem é gravada no filme.

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 14
Imagem: Blog EMania

Ademais, o nome dado à lente que é colocada no lugar do orifício é lente objetiva. E essa lente é instalada em um mecanismo que faz com que ela se aproxime ou afaste do filme, deixando o objeto nítido no filme. Portanto, o processo de afastar ou aproximar a lente é chamado de focalização.

Versão antiga

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 12
Imagem: Pixabay

Para se capturar uma imagem, uma série de mecanismos são ativados dentro da câmera fotográfica. Ou seja, ao disparar a máquina, o diafragma dentro dela se abre por uma fração de segundo. Com isso, ele permite a entrada da luz e a sensibilidade do filme. No entanto, é importante saber focalizar o objeto para que a imagem fique bem nítida, caso contrário, o resultado será uma fotografia sem foco. Para saber focalizar adequadamente, lembre-se que se o objeto estiver afastado da lente objetiva, ela deve estar o mais próxima do filme e vice-versa.

Como funciona a câmera escura

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona
Imagem: Medium

A câmera escura é uma caixa com um pequeno orifício por onde a luz solar passa. E ela funciona limitando a entrada de luz para que a imagem seja formada. Por exemplo, pegue uma caixa aberta, a luz entrará nela e irá refletir em diversos lugares dentro da caixa. Consequentemente, não aparecerá imagem, apenas um borrão sem forma. Mas, se você tampar a caixa completamente e fizer apenas um pequeno buraco em um dos lados, a luz passará apenas pelo buraco.

Ademais, o feixe de luz será projetado no fundo da caixa, só que de forma invertida, formando uma imagem nítida do que estiver à frente do orifício. E é assim, mais ou menos a maneira como funciona a lente de uma câmera fotográfica.

Câmera escura

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 2

No entanto, o princípio da câmera escura é muito antigo, sendo citado por alguns filósofos como Aristóteles e Platão, que usou o princípio ao criar o Mito da Caverna. Nos séculos 14 e 15, pintores da época como Leonardo da Vinci, usava a câmera escura para pintar, usando a imagem projetada no fundo da câmera.

Portanto, quanto menor for o furo feito na câmera escura, mais nítida a imagem será, pois caso o furo seja grande, a entrada de luz será maior. O que fará com que se perca a definição da imagem. Mas, caso o furo fosse muito pequeno, a imagem poderia ficar escura. Pensando nisso, em 1550, um pesquisador de Milão chamado Girolamo Cardano resolveu colocar uma lente na frente do furo, o que resolveu o problema. Já em 1568, Daniele Bárbaro desenvolveu uma forma de variar o tamanho do furo, dando origem ao primeiro diafragma. Por fim, em 1573, Inácio Danti acrescentou um espelho côncavo para inverter a imagem projetada, para não ficar de cabeça para baixo.

Como funciona a câmera fotográfica

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 3

A câmera fotográfica analógica funciona através de processos químicos e mecânicos, que englobam componentes responsáveis pela percepção, entrada de luz e captura das imagens. Basicamente, é o mesmo funcionamento do olho humano. Pois, ao abrir os olhos, a luz passa pela córnea, íris e pupilas. Então é projetado pontos na retina, que é responsável por captar e transformar em imagem o que está no ambiente a frente dos olhos.

Da mesma forma que na câmera escura, a imagem formada na retina fica virada de cabeça para baixo, mas o cérebro se encarrega de deixar a imagem na posição correta. E isso acontece em tempo real, da mesma forma que acontece na câmera fotográfica.

Dentro da câmera fotográfica

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 4
Imagem: Oficina da Net

A câmera fotográfica surgiu a partir do princípio da câmera escura. Pois, como a imagem não poderia ser gravada, ela era apenas projetada no fundo de uma caixa, então não havia fotografias. Pensando em uma forma de gravar essa imagem, surge a primeira câmera fotográfica.

Quando o inventor francês Joseph Nicéphore Niépce, cobriu uma placa de estanho com betume branco da judeia, depois colocou essa placa dentro da câmera escura e fechou. Depois, apontou para a janela e deixou que a imagem fosse captada durante oito horas. E foi assim que surgiu o primeiro filme fotográfico. Então, no ano de 1839, Louis-Jacques-Mandé Daguerre apresentou o primeiro objeto criado para fotografar, chamado de daguerreotipo, que começou a ser comercializado no mundo todo.

Câmera fotográfica: calotipia

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 13
Imagem: Imagineiro

No entanto, foi William Henry Fox-Talbot que criou o processo de negativo e positivo na fotografia, chamado de calotipia. Foi o que permitiu que as imagens fossem produzidas em larga escala, surgindo os primeiros cartões postais. Depois disso, os avanços continuaram, surgindo câmeras como nós conhecemos hoje, com lentes, filmes melhorados e até as fotografias digitais.

Componentes da câmera fotográfica

Basicamente, uma câmera fotográfica é uma câmera escura, porém, aperfeiçoada. Ou seja, contém um mecanismo para controlar a entrada de luz (obturador), parte óptica (lente objetiva) e o material onde a imagem será reproduzida ou grava (filme fotográfico ou sensor digital). Ademais, uma câmera contém entre seus principais componentes o corpo, que é onde estão o obturador, flash, diafragma e todos os outros mecanismos que a fazem funcionar, tais como:

1- Objetiva

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 5
Imagem: Ricardo Hage

É considerada a alma da câmera fotográfica, pois é através dela que a luz passa pelo conjunto de lentes, onde são orientados de forma ordenada até o filme fotográfico, formando a imagem.

2- Obturador

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 6


Imagem: Caras e Fotos

É o que determina por quanto tempo o filme ou o sensor digital será exposto à luz, ele é aberto quando o botão de disparo é acionado, permitindo que a luz entre na câmera fotográfica. Ademais, é a velocidade de abertura do obturador que determinará a nitidez da fotografia, que pode variar de 30 s até 1/4000 s. Portanto, se ficar muito tempo aberto, o resultado será uma imagem borrada.

3- Visor

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 7
Imagem: Blog EMania

É através do visor que se pode visualizar a cena ou objeto que pretende fotografar. Ou seja, é um orifício localizado entre lentes e espelhos dispostos de forma estratégica que vão permitir ao fotógrafo ver exatamente a cena que será capturada.

4- Diafragma

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 8
Imagem: Fotografia Mais

É o responsável pela quantidade de luz que entra na câmera fotográfica, indicando a intensidade com a qual o filme ou sensor digital receberá a luz. Ou seja, o diafragma determina se o equipamento vai receber pouca ou muita luz. Na verdade, o funcionamento do diafragma é semelhante ao da pupila do olho humano, que é responsável por controlar a luz que é captada pelos olhos.

No entanto, o diafragma fica sempre aberto, portanto cabe ao fotógrafo determinar a posição da abertura. Por isso, o diafragma e o obturador devem ser ajustados juntos para conseguir a fotografia da forma desejada. Ademais, o diafragma é medido por um valor determinado pela letra “f”, então, quanto menor o valor de f, mais aberto estará o diafragma.

5- Fotômetro

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 9
Imagem: Aprenda Fotografia

Mecanismo responsável por determinar a exposição adequada antes de clicar no obturador. Ou seja, o fotômetro interpreta a luz do ambiente conforme as configurações determinadas pelo fotógrafo. Ademais, sua medição aparece em uma pequena régua na câmera fotográfica, portanto, quando a seta estiver no meio significa que a exposição é a ideal para a fotografia. No entanto, caso a seta esteja para a esquerda, a fotografia ficará escura, já na direita, significa que há excesso de exposição à luz o que fará com que fique clara demais.

6- Filme fotográfico

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona
Imagem: Veja

Exclusivo da câmera fotográfica analógica, o filme fotográfico é utilizado para que seja feito a impressão das fotografias. Sendo que, seu tamanho padrão é de 35 mm, o mesmo tamanho do sensor digital usado nas câmeras digitais. Ademais, o filme é formado por uma base plástica, flexível e transparente, coberto por uma fina camada de cristais de prata, que é bastante sensível à luz.

Em suma, quando o obturador é acionado, a luz entra na câmera e penetra no filme. Depois, quando passa por um tratamento químico (emulsão), os pontos de luz captados pelos cristais de prata são queimados, aparecendo a imagem capturada.

O nível de sensibilidade à luz do filme é medido pelo ISSO. E entre os disponíveis estão, ISO 32, 40, 64, 100, 125, 160, 200, 400, 800, 3200. Sendo que a medida média da sensibilidade é o ISO 400. Lembrando que quanto menor for o número do ISO, mais sensível será o filme.

camera fotografica historia origem evolucao e como funciona 10
Imagem: fotografia Mais

Hoje, mesmo com toda tecnologia disponível, com câmeras fotográficas digitais com alta qualidade e precisão, as câmeras analógicas são apreciadas por muitos apaixonados por fotografias. Isso, devido á qualidade das imagens capturadas, que não precisam de edições como as digitais.

De acordo com fotógrafos, o uso de filmes é valorizado devido ao seu alcance dinâmico ser superior ao digital. E as imagens capturadas não podem ser apagadas como acontece com as fotografias digitais, gerando imagens únicas e inéditas. Entretanto, algumas empresas como a Fuji e a Kodak, já não comercializam mais filmes fotográficos.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 40 truques de câmera para deixar suas fotos com efeito profissional. 

Fontes: UOL, 360 Meridianos, Oficina da Net, Canaltech

Imagens: Foto Registro, BB Baterias, Medium, Blog EMania, Ricardo Hage, Cara da Foto, Aprenda Fotografia, Veja

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *