Caleidoscópio, o que é? Origem, como funciona e como fazer um em casa

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O caleidoscópio consiste em um instrumento óptico de formato cilíndrico, que é feito de cartão ou metal. Ademais, em seu interior ele apresenta pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhinhos. Desse modo, serão geradas imagens simétricas únicas.

A princípio, o caleidoscópio foi inventado por um cientista escocês, Sir David Brewster, no ano de 1817, na Inglaterra. Ademais, o caleidoscópio foi inventado com fins de estudos científicos. No entanto, durante muito tempo ele foi visto como um simples brinquedo divertido.

Em suma, conforme cada movimento novas combinações de desenhos simétricos são formados, e sempre diferentes uma das outras. Além disso, é possível realizar esse experimento de forma caseira. Pois, são necessários poucos materiais para a realização desse instrumento tão divertido.

O que é Caleidoscópio?

Medium

Caleidoscópio, também chamado de calidoscópio, é derivado das palavras gregas kalos, que significa belo e bonito, eidos, que remete a figura e imagem, e scopeo, que é olhar. Ademais, consiste em um instrumento óptico em formato cilíndrico, feito de cartão ou de metal. Além disso, tem um fundo de vidro opaco, e em seu interior são postos pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhinhos.

Em suma, esses espelhinhos ficam inclinados e tem formato triangular. Desse modo, bate a luz exterior e gira o tubo do instrumento, e os reflexos dos espelhos formam desenhos simétricos únicos.

Origem do Caleidoscópio

caleidoscopio o que e origem como funciona e como fazer um em casa 2
Well Come Colletions

O caleidoscópio foi criado em 1817, pelo cientista escocês Sir David Brewster, na Inglaterra. Ademais, ele criou um tubo com pequenos pedaços de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Dessa maneira, os fragmentos do vidro se refletiam nos espelhos, onde os reflexos simétricos provocados pela luz criavam imagens coloridas. Logo, em cerca de 12 ou 16 meses após ter inventado, esse instrumento já chamava a atenção pelo mundo.

Por outro lado, conforme algumas histórias, esse objeto já era conhecido no século XVII. Isto é, quando um francês cheio de dinheiro comprou um caleidoscópio. No entanto, ele foi feito com gemas e pérolas preciosas ao invés dos fragmentos de vidro colorido.

Atualmente, o caleidoscópio consiste em um tubo, com o fundo de pedaços coloridos de vidro e três espelhos. Assim sendo, ao realizar qualquer movimento com o tubo, eram visíveis figuras coloridas distintas em imagens multiplicadas. Além disso, os espelhos podem ser postos em diferentes ângulos, como 45º, 60° ou 90°. Isto é, formando respectivamente, oito imagens duplicadas, seis imagens e quatro imagens.

Apesar de esse instrumento ter sido inventando com objetivo dos estudos científicos, ele foi visto por longo tempo como um brinquedo simples e divertido. E, hoje em dia é visto e utilizado com o intuito de fornecer padrões de desenhos geométricos.

Como funciona um Caleidoscópio

caleidoscopio o que e origem como funciona e como fazer um em casa 3
Terra

Mas então, como funciona esse instrumento? Basicamente, o reflexo da luz exterior nos espelhos inclinados se multiplicam e mudam de lugar conforme cada movimento feito pela mão. Por isso, ao se colocar diante da luz observando o interior do tubo, através do furo feito na tampa, e rolando o objeto lentamente, é possível ver agradáveis efeitos visuais. Ademais, conforme cada movimento é formado diversas combinações de desenhos simétricos e sempre diferentes no caleidoscópio.

Como fazer um em casa

caleidoscopio o que e origem como funciona e como fazer um em casa 4
Conhecimento Científico

É possível fazer seu próprio caleidoscópio em casa, de forma fácil e simples. Então, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Um tubo circular (papelão, plástico ou metal)
  • Papel para a forragem do tubo.
  • Entre 3 e 4 retângulos para formar um prisma.
  • Pedras coloridas. Ou seja, miçangas, paetês, vidrilho ou lantejoulas.
  • Caixa transparente maior que o diâmetro do tubo, para colocar as pedras coloridas.
  • 1 folha de papel transparente. Pois, servirá de retroprojetor.
  • Qualquer tampa de garrafa.

Após adquirir todos os materiais necessários, será preciso:

  • Cortar as placas montando um prisma priorize não ter espaço entre as placas, para evitar falhas.
  • Revista ou pinte o tubo, e decore.
  • Coloque o prisma dentro do tubo.
  • Recorte na folha do retroprojetor, um círculo do tamanho do diâmetro do tubo.
  • Recorte o fundo da tampa selecionada.
  • Insira o círculo recortado no tubo, e prenda-o com a tampinha cortada.
  • Ao lado oposto, grude a caixinha no tubo.

Dessa forma, você terá concluído o seu caleidoscópio, agora é só aproveitar e se divertir com seu instrumento óptico.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Como são feitos os espelhos?

Fontes: Conhecimento Científico, Estudo Prático, Explicatorium e Manual do Mundo.

Imagens: Medium, Terra, Well Come Collections e CM.

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *