Caixa de areia para gatos

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Os gatos são animais domésticos bastante peculiares. Pois, não necessitam de banhos, por realizarem sua própria limpeza, e possuem diversos hábitos diferentes. Por exemplo, sempre recorrem a um local arenoso para esconder as suas necessidades. Desse modo, a caixa de areia para gatos é essencial na vida do bichano. Isto é, ele sempre terá o local adequado para fazer suas necessidades, a caixinha de areia.

Ademais, os gatos sentem a necessidade de enterrar suas fezes e urina, pois elas possuem um cheiro bastante forte. Assim sendo, esse cheiro poderia atrair predadores e afugentar suas presas. Logo, eles não ficam calmos enquanto não tiverem escondido as fezes e a urina, sendo um forte instinto animal de sobrevivência.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados em relação à caixa de areia para gatos. Ou seja, averiguar o tamanho adequado, limpar a caixinha de areia corretamente, e colocar em um local apropriado faz toda a diferença. Em suma, tomando todos os cuidados necessários, a vida do seu animalzinho será bem mais tranquila e feliz.

Caixa de areia para gatos: tamanho ideal

Imagem: Patas da Casa

Existem diversos tamanhos, formas e cores de caixa de areia para gatos. Dessa forma, escolher a mais bonita nem sempre é o ideal para o seu felino. Pois, ela influencia na utilização correta ou no conforto do bichano. Por isso, escolher com cautela é extremamente importante, garantindo o espaço e conforto para os gatos.

Assim sendo, o melhor é que o gato possa entrar na caixa com facilidade, tendo uma altura baixa dos lados. Ademais, ele deve conseguir dar uma volta em seu próprio eixo, se movimentando sem dificuldades. Além disso, caso o seu gato seja um filhote, lembre-se que ele irá crescer. Logo, caso não queira gastar futuramente com outra caixinha de areia de outro tamanho, já compre uma maior.

caixa de areia para gatos como escolher a ideal para o seu bichano 7
Imagem: Gatinho Branco

Por outro lado, caso você opte pela caixa de areia fechada, que neutraliza mais o odor, é necessário ensinar ao seu Pet o funcionamento dela. Isto é, demonstre como abrir e fechar a porta, e o incentive a utilizar, sempre acompanhado o seu aprendizado.

Caixa de areia para gatos: local adequado

caixa de areia para gatos como escolher a ideal para o seu bichano 3
Imagem: Pets da Lets

A caixa de areia para gatos deve ficar em um local adequado para o conforto do animal. Logo, ela deve ficar em um local reservado, para garantir privacidade, calmo, aberto e sem barulhos. Além disso, evite colocar a caixinha de areia próxima à água e comida do felino, pois eles não irão comer lá. Por fim, é imprescindível que ela se encontre em um local de fácil acesso, sendo fácil de ser achada.

Caixa de areia para gatos: Quantidade de caixas

caixa de areia para gatos como escolher a ideal para o seu bichano
Imagem: Gatinho Branco

Os gatos são animais bastante implacáveis quanto a sua higiene e privacidade. Assim sendo, é necessário ter mais de uma caixa de areia para gatos, ainda mais se você tiver mais de um gato em casa. Pois, eles não suportam ter que dividir o seu espaço e a sua privacidade. Em síntese, ter uma caixinha de areia para cada gato e mais uma extra é o ideal.

Caixa de areia para gatos: A areia

caixa de areia para gatos como escolher a ideal para o seu bichano 1
Imagem; Melhores Amigos

Cada felino possui a sua preferência quanto ao tipo de areia em sua caixa. Ou seja, é só descobrir a qual granulado higiênico ele se comporta melhor com o tempo. Ademais, os gatos possuem uma variedade de areia, tendo areia sílica, madeira, biodegradável e de argila bentonita. No entanto, mesmo cada um tendo sua preferência, existem algumas dicas na hora da escolha. Por exemplo, evitar areia muito perfumada ou que levante poeira.

Por outro lado, a quantidade de areia também interfere no uso da caixa de areia para gatos. Pois, eles possuem a necessidade de enterrar seus dejetos, e caso não tenha areia suficiente, o gato ficará insatisfeito. Dessa forma, ele recorrerá a outros locais para poder enterrar.

Como limpar corretamente?

caixa de areia para gatos como escolher a ideal para o seu bichano 5
Imagem: Melhores Amigos

Realizar a limpeza correta da caixa de areia para gatos é extremamente importante. Sendo assim, limpe a areia duas ou mais vezes ao longo do dia, e higienize a caixa pelo menos duas vezes por semana. Em suma, para limpar a areia recolha as fezes com uma pá, e evite deixar a areia úmida. Além disso, renovar a areia todos os dias é essencial.

Por outro lado, para limpar a caixa é recomendado usar água quente com sabão neutro suave. Ademais, não utilize vinagre, limpadores domésticos comuns e com odores cítricos para limpar a caixa. Dessa maneira, a limpeza rotineira irá evitar a proliferação de bactérias e insetos, que poderiam acarretar doenças ao bichano.

O gato não utiliza a caixinha de areia, o que fazer?

caixa de areia para gatos como escolher a ideal para o seu bichano 6
Imagem: Amor aos Pets

Se você fez tudo corretamente, e mesmo assim o seu bichano não utilizou a caixinha de areia, recorra a um veterinário. Pois, o felino pode estar sofrendo com algum problema, e um dos sintomas pode ser a recusa da caixa. Logo, o estado emocional e físico do bichano pode ser identificado através dos dejetos, assim como os seres humanos. Por isso, é essencial procurar ajuda veterinária para um diagnóstico.

Regras úteis

caixa de areia para gatos como escolher a ideal para o seu bichano 2
Imagem: Canal do Pet

Por fim, confira essa lista de regras e dicas essenciais para o consumo da caixa de areia para gatos:

  1. A maioria dos gatos preferem a areia sem cheiro, nem muito fina, nem muito grossa, e que forma torrão.
  2. Alguns gatos preferem caixas de areia cobertas, já que oferecem maior privacidade. Por isso, analise o que melhor seu gato se adapta.
  3. Em ambientes multi-gato, produtos como o difusor de feromônio Feliway Friends podem reduzir a ansiedade em torno da caixa.
  4. Não exagere na quantidade areia e nem coloque pouco demais.
  5. As caixas de areia não devem estar próximas da comida ou da água.
  6. Caso o gato pula na caixa, faça suas necessidades e imediatamente saia, isso significa que tolera a caixa, porém, não gosta dela ou ela não está limpa o suficiente.

Em suma, seguindo todos essas dicas, o seu gato se sentirá mais tranquilo e confortável ao usar a caixa de areia para suas necessidades. Portanto, siga o passo a passo e caso seu bichano não se adapte, procure a orientação de um veterinário.

Então, se você gostou desse post, também vai gostar desse: Como calcular a idade do seu gato (e saber a idade humana dele). 

Fontes: Cobasi, Pets Dalets, Canal do Pet

Imagens: Pet no Divã, Patas da Casa, Pets da Lets, Gatinho Branco, Melhores Amigos, Amor aos Pets

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *