Cabo USB-C dos iPhones não serve em adaptadores de tomada antigos | Celular

0
6

Cabo USB-C dos iPhones não serve em adaptadores de tomada antigos | Celular

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A Apple passou a vender o iPhone XR, 11 e SE (2020) sem fones de ouvido EarPods e sem adaptador de tomada; o mesmo valerá para todos os modelos do iPhone 12. A empresa diz que essa é uma medida para proteger o meio-ambiente porque seus clientes já possuem milhões de adaptadores. O problema é que a maioria desses acessórios tem entrada USB-A, enquanto os celulares agora vêm com cabo USB-C.

iPhone 11 e seu adaptador USB-A (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Por muitos anos, todo iPhone vinha com um cabo Lightning para USB-A, conector tradicional compatível com a maioria dos notebooks. Em 2019, a Apple modificou isso um pouco: o iPhone 11 Pro e 11 Pro Max passaram a vir acompanhados por um adaptador de tomada com porta USB-C e carregamento rápido de 18 W.

No entanto, o iPhone 11 padrão continuava vindo com adaptador USB-A. O mesmo ocorreu com as linhas anteriores: iPhone 6, 7, 8, iPhone X, XS, XS Max… até o novo iPhone SE de 2020 trazia um cabo USB-A para Lightning e seu respectivo acessório na caixa.

iPhones passam a vir com cabo USB-C

O que vem na caixa do iPhone XR (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

O que vem na caixa do iPhone XR (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

A partir desta terça-feira (13), a Apple venderá seus iPhones em uma nova embalagem contendo apenas o celular e um cabo Lightning para USB-C. Se você já tiver um adaptador antigo, terá que usar um conversor de USB-C para USB-A, ou comprar um acessório novo — o que pode aumentar a geração de lixo eletrônico.

Segundo a Apple, o objetivo seria exatamente o oposto. A empresa diz estar “reduzindo as emissões de carbono e evitando a mineração e o uso de materiais preciosos, o que permite embalagens menores e mais leves e permite que 70% mais caixas sejam enviadas em um palete (pallet)”.

O carregador USB-C de 20 W da Apple custa R$ 219 (US$ 19 nos EUA). Os fones EarPods, que também deixaram de vir na caixa, têm o mesmo preço.

Quem possui um MacBook lançado nos últimos poderá usar o adaptador de tomada USB-C, mas precisará dividi-lo entre o celular e o laptop, o que não é ideal.

O adaptador USB-C que vinha com o iPhone 11 Pro e Pro Max:

Adaptador USB-C do iPhone 11 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Adaptador USB-C do iPhone 11 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Adaptador USB-C (Imagem: Apple)

Adaptador USB-C (Imagem: Apple)

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários