Brexit: Reino Unido e União Europeia fecham novo acordo comercial – 24/12/2020

0
22

Brexit: Reino Unido e União Europeia fecham novo acordo comercial – 24/12/2020

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acerto na manhã de hoje sobre os novos acordos comerciais do Brexit e surpreenderam o mercado, já que faltavam apenas sete dias para a saída do bloco.

O ato ocorre mais de quatro anos depois a nação votar pela saída do bloco. Na prática, a medida garante que o Reino Unido não faz mais parte de UE e não será regido pelas regras da instituição, disse uma fonte de Downing Street à Reuters. “O acordo está feito. Retomamos o controle de nosso dinheiro, fronteiras, leis, comércio e águas para pesca.”

O primeiro-ministro Boris Johnson e a presidente da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, devem dar uma entrevista coletiva em breve.

“O acordo é uma notícia fantástica para famílias e empresas em toda parte do Reino Unido. Assinamos o primeiro acordo de livre comércio com base em tarifas zero e cotas zero que já foi alcançado com a UE. Conseguimos esse grande acordo para todo o Reino Unido em tempo recorde, e sob condições extremamente desafiadoras, que protege a integridade de nosso mercado interno e o lugar da Irlanda do Norte dentro dele”, prosseguiu a fonte à agência.

Acordo surpreendente

No início do mês, fontes da UE e do governo britânico haviam manifestado um grande pessimismo sobre as conversações.

Somente nos últimos dias, houve uma reviravolta que contou com negociações diretas entre Johnson e Leyen.

Anos de negociações

O Reino Unido abandonou oficialmente a UE em 31 de janeiro, e a partir de março Londres e Bruxelas começaram a negociar um acordo comercial que deveria entrar em vigor em 1 de janeiro de 2021.

Mas as negociações ficaram bloqueadas em três temas: acesso dos navios pesqueiros europeus a águas britânicas, normas de concorrência para o acesso de empresas britânicas ao mercado europeu e o futuro mecanismo de solução de divergências.

Dos três, a questão sobre as normas de concorrência era a que apresentava os maiores desafios.

*com informações da Reuters

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui