Brasil pagará 60-80 BILHÕES a menos em juros



A baixa da taxa SELIC tem um lado bom e deflacionário: pagar menos juros da dívida.

O Brasil gastou cerca de 400 bilhões de reais apenas para manter sua dívida em pé em 2016. Ao reduzir a taxa SELIC reduzimos os juros dos títulos, e por conseguinte reduzimos quanto dinheiro precisa ser impresso para ir para o bolso de rentistas que nada fizeram além de sustentar o governo.

Embora uma baixa de juros seja inerentemente inflacionária, uma redução da ordem de 60 a 80 bilhões de reais poderia ter um efeito de conter a expansão de moeda. As duas forças se cancelam? Provavelmente não.

Mas no fim das contas a SELIC é nada mais do que um controle de preços: o controle do preço do dinheiro. O governo usa isso para criar suas bolhas econômicas e sua consequência se manifesta em recessões pesadíssimas.

O Banco Central deveria ser fechado e a SELIC abolida.

Mas pelo menos tirando a Dilma, rentista agora está menos rico.

Fontes:
http://www.oantagonista.com/posts/78-8-bilhoes-de-reais-economizados

Quer saber mais sobre bitcoin?

Onde comprar:
http://www.foxbit.com.br

Blog FOXBIT:
http://www.foxbit.com.br/blog

Canal da FoxBit:
https://www.youtube.com/channel/UC0F16q5QzJx7oIWoC5arEtg

Quer saber mais sobre Dash?
https://telegram.me/dashbrasil
https://www.dash.org/

Camisetas:
http://bit.ly/TomandoPartido-IR

Seja um apoiador do canal!
https://apoia.se/ideiasradicais
Bitcoin: 1Kceqou4KDdmJNREAzvv9GD3JB2WbvohqJ
Dash: XniH4xyvwSuw79BFLiDJmSa4hsK3rehNM2

Vinheta: Henrique Silvério ([email protected])

Contatos:
Fanpage: https://www.facebook.com/ideiasradicais
Twitter: https://twitter.com/ideias_radicais
Anuncios/Mech: [email protected]
Ideias Radicais
https://www.youtubepp.com/watch?v=s9qTy9WS3DM

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

38 comentários em “Brasil pagará 60-80 BILHÕES a menos em juros”

  1. Apenas corrigindo, o investimento em tesouro SELIC é normalmente usado para criar uma "carteira de emergência" (um montante de 6 meses até um ano do custo de vida do investidor acumulado).
    O Tesouro SELIC não é exatamente rentável ele apenas tem um pouco mais de rentabilidade do que a poupança (que sempre é 70% da taxa selic).
    O foco do investidor que compra Tesouro SELIC é ter um investimento com liquidez alta, ou seja, um investimento que possibilite o saque imediato em caso de uma emergência (desemprego, doenças ou qualquer coisa que não esteja no planejado).
    Entendendo isso fica mais claro que não é porque a taxa SELIC baixou que o investidor vai buscar algo mais rentável, na verdade ele mantem o investimento em SELIC, porque conforme a explicação acima, o que se busca é liquidez em caso de emergências e não lucro. Para lucro o investidor busca investimentos a médio e longo prazo (normalmente atrelados a CDI ou IPCA, dentre outros que não são de renda fixa).

    Responder
  2. É a primeira vez que eu não concordo. Quando vc tem um divida e ninguém quer te emprestar dinheiro oque você faz? Da calote, rouba, vai preso e nunca pega…
    O rentista é o cara que abre mão do próprio patrimônio para que o governo consiga se restabelecer sem pagar os juros altos dos bancos. Agora se ele gasta tudo com bala de jujuba, quem fez o empréstimo não tem nada que ver com isso.
    A culpa é de quem deve e é negligente em administrar as próprias finanças e não de quem empresta.

    Responder
  3. Peraí, vc agora está defendendo políticas Keynesianas, Raphael? Criticando o investidor, que abre mão do consumo imediato para emprestar a quem quer consumir / produzir imediatamente? Que decepção. Agora eu vejo Milton Friedman se revirando no túmulo

    Responder
  4. Descobri que muitas das minhas visualizações não estão contando, porque eu normalmente escuto seus videos como se fosse podcast enquanto faço outras coisas. Youtube não conta visualização se a janela estiver em segundo plano =/

    Responder
  5. Raphael, eu sou um dos apoiadores do canal, e estou desesperado por causa dessa redução da taxa SELIC, passei alguns meses economizando dinheiro somente para investir na taxa SELIC, e agora sou pego de surpresa com essa informação de que a taxa vai cair… Agora terei que me conformar com juros mais baixos ou descobrir como se investe em CDB… mas um amigo meu quem investe em CDB, me falou que a rentabilidade do CDB caiu junto com a taxa SELIC!

    Responder
  6. Eu me considero liberal e esse vídeo está lotado de erros. Tenho a impressão que o povo esteja extremamente confuso em relação a o que é a taxa SELIC. A taxa SELIC é o juros que os Bancos cobram para emprestarem dinheiro a eles próprios "over-night" (um empréstimo de curtíssimo prazo). O governo garante esses empréstimos com títulos do governo. Por que os bancos fazem esses empréstimos? Na grande maioria das vezes isso ocorre porque os bancos necessitam, por regulação estatal, possuir uma certa quantidade de dinheiro "em caixa", para garantir que seriam capazes de manter a liquidez das contas bancárias. Outro motivo é simples: eles querem dinheiro para emprestar. O governo, sendo dono do risco desses empréstimos e, em grande parte, causador destes, tenta controlar essa tal taxa para a meta que eles possuem. Se a taxa selic esta alta, isso ocorre por diversos motivos: os bancos podem achar que os títulos de dívida pública estão arriscados e não mais garantem os empréstimos sendo realizados, eles podem achar que a inflação será alta, fazendo com que exista a necessidade de cobrar mais (nominalmente) para emprestar dinheiro, e ainda existem outros milhares de motivos. Ou seja, essa redução da taxa selic tem muito mais a ver com como os bancos estão enxergando a força dos títutlos de dívida pública e as previsões de inflação do que com o controle direto do governo. Você dizer que a redução da taxa selic pode ser o que vai reduzir a inflação é uma loucura total. Oras, se os bancos podem pegar dinheiro emprestado a juros menores e tem menos razões para emprestarem seu dinheiro a outros bancos (ainfal, os juros pagos são menores) eles irão emprestar esse dinheiro sobrando ao povo – e para fazer isso eles irão reduzir o juros que cobram pelos seus empréstimos. Mais dinheiro para o povo significa mais gastos, o que gera inflação. Investimentos que são baseados nessa tal taxa podem reduzir seu lucro – mas como isso seria mais forte do que o aumento de capital girando na sociedade? Isso é uma loucura! Você deveria ter usado argumentos melhores no seu vídeo.

    Responder
  7. Concordo com a maioria das ideias dele, mas com essa não. Sem o rentista como o país pagaria a dívida … Ahhh sei, aumentando os impostos !!! A pessoa trabalhou e juntou seu dinheiro e o governo que de alguma forma usufruir dele tem que pagar juros sim !!!

    Responder
  8. 1:15 > "No auge da crise, a SELIC chegou a 16%. Isso é dinheiro que rentista está ganhando sem fazer nada."
    Considerando que os fundos de pensão investem pesado no tesouro direto, essa afirmativa é semelhante a condenar os aposentados que vivem da renda de seus suados patrimônios.
    -1 downvoted (sempre há uma primeira vez)

    Responder
  9. VC É MONSTRO AMIGO CURTI PRA CARAMBA SEU CANAL, SOU UM EMPREENDEDOR E FUI CANDIDATO A VEREADOR PELO 17 PSL, VEM COM A GENTE SUAS IDEIAS VAI SER MUITO IMPORTATE PRA NÓS!!!

    Responder
  10. realmente a redução da taxa abaixa a dívida pública, mais faltou tu informar como o governo faz e quem ele prejudica e vai prejudicar para baixar essa taxa , não importa a medida que o governo toma nós sempre pagamos o pato e banqueiros e grandes empresários sempre são beneficiados

    Responder
  11. Pera, o que explica então, mesmo com a redução da taxa sellic, o juros reais pagos pelo consumidor se manter estável, o consumo reduzir, as operações de swap cambianl continuarem aumentando, e a divida publica continuar aumentando proporcionalmente ao PIB, mesmo com cortes nos gastos públicos? Eu sou de esquerda, mas não festejava a arbitrariedade do governo Dilma.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

ACABOU DE CHEGAR