Início DICAS DE MULHER benefícios nutricionais e receitas práticas para o dia a dia

benefícios nutricionais e receitas práticas para o dia a dia

por iMove Web
0 Já viram


iStock

Por Heloisa Keiko
                               
Em 16.06.21

O suco de goiaba é uma bebida rica em nutrientes e que, de quebra, é muito fácil de preparar. Confira os benefícios que essa fruta oferece para a saúde, os possíveis malefícios e, por fim, escolha a receita que mais te agradar para saborear essa bebida no seu dia a dia!

10 benefícios do suco de goiaba

Seja para a prevenção de doenças ou para levar uma vida mais nutritiva, o suco de goiaba é um alimento rico em nutrientes que auxiliam na composição de uma dieta mais saudável. Para conhecer melhor os benefícios dessa bebida, a nutricionista Lie Lopes (CRN-8: 10950) explica com detalhes as vantagens de consumir esse alimento! Confira:

  1. Auxilia no controle de diabetes: segundo Lie Lopes, o suco de goiaba é um ótimo aliado dos diabéticos, “além de ser uma fruta com baixo índice glicêmico, a goiaba é rica em zinco, que tem efeito na secreção de insulina e é uma ótima fonte de licopeno, um antioxidante que também ajuda no controle da doença”.
  2. Ajuda a regular a pressão arterial: auxilia no controle dos níveis da pressão arterial por ser rico em potássio. “O suco de goiaba regula o equilíbrio na quantidade de água presente no organismo”, aponta a nutricionista.
  3. Melhora a imunidade: a goiaba também é muito rica em vitamina C, que, segundo Lie Lopes, tem propriedades antioxidantes que melhoram a imunidade e têm ação anti-histamínica, ou seja, amenizam quadros alérgicos.
  4. Alivia a prisão de ventre: Lie Lopes explica que 100 g de goiaba contêm 6,22 g de fibras: “por esse motivo, a fruta auxilia na motilidade intestinal, diminuindo a constipação”. Para quem deseja aproveitar melhor esses benefícios, a nutricionista recomenda que o suco de goiaba não deve ser coado.
  5. Fortalece os ossos, unhas e cabelos: por ser fonte de cálcio, a goiaba atua no fortalecimento ósseo, além de contribuir para unhas e cabelos mais fortes. “Além disso, a fruta também é rica em fósforo, que também tem ação benéfica nos ossos e nos dentes”, explica Lie.
  6. Ação detox: a presença da vitamina C também auxilia na eliminação de metais pesados do organismo, muitas vezes presentes em produtos de beleza e agrotóxicos, que ingerimos por meio dos alimentos.
  7. Melhora o aspecto da pele: conforme a nutricionista, o zinco presente na goiaba é um ótimo aliado para a saúde da pele. Além disso, a vitamina C, que atua com o colágeno, e a ação antioxidante do licopeno, também fazem com que o suco de goiaba ajude a evitar o envelhecimento precoce das células.
  8. Favorece a absorção de ferro: Lie Lopes recomenda que o suco de goiaba seja ingerido após o almoço ou o jantar, por ser rico em vitamina C e auxiliar na absorção de ferro – geralmente, ingerido por grãos, como o feijão.
  9. Previne alterações no colesterol: “o alto teor de fibras e o licopeno, ambos muito presentes no suco de goiaba, são aliados no controle das alterações dos níveis de colesterol no organismo”, explica.
  10. Auxilia no tratamento de gordura no fígado: Por ser rica em licopeno, a goiaba pode ser uma forte aliada no combate à doença hepática gordurosa não alcoólica, também conhecida como gordura no fígado. Esse nutriente também fortalece a saúde cardiovascular, explica a nutricionista.

Saboroso e repleto de nutrientes e propriedades benéficas para o organismo, o suco de goiaba é um forte aliado para uma alimentação mais saudável!

Malefícios do suco de goiaba

Segundo Lie Lopes, o suco de goiaba pode ser maléfico para pessoas com algumas condições ou doenças. Por isso, é importante tomar alguns cuidados na hora de ingerir esse alimento:

  • Em caso de diverticulite: conforme a nutricionista, pessoas com diverticulose (ou diverticulite) devem evitar esse suco: “por ser uma doença que leva à formação de pequenas bolsas na mucosa do intestino, as pequenas sementes da goiaba podem ficar ‘presas’ ali, causando uma potencial inflamação”, explica.
  • Histórico de cálculo renal: quem tem ou já teve pedras nos rins também precisa tomar cuidado na hora de consumir o suco de goiaba, por conta da alta dosagem de vitamina C presente na fruta. Segundo Lie Lopes, pessoas com histórico dessa doença devem ficar atentos à dosagem diária recomendada dessa vitamina: “90 mg/dia para homens e 75 mg/dia para as mulheres”.

Agora que você já conhece os benefícios e os malefícios do suco de goiaba, aprenda diferentes formas de saborear esse alimento, para aproveitar o melhor que ele tem a oferecer:

Receitas de suco de goiaba

Versátil e prático, o suco de goiaba pode ser preparado apenas com água ou misturando outras frutas e ingredientes, que deixam a bebida ainda mais deliciosa! Escolha sua versão favorita e aproveite todos os nutrientes que a goiaba tem a oferecer:

Suco de goiaba com água

Feito apenas com água, goiaba e, se necessário, um pouco de açúcar, este suco é perfeito para quem deseja aproveitar todos os nutrientes que a fruta oferece para a saúde! A dica é bater o suco no liquidificador com a casca e as sementes da goiaba. Depois, é só coar para retirar os pedaços que sobram.

Suco de goiaba com água de coco

Leve e deliciosa, esta receita ensina a preparar o suco com água de coco e um pouquinho de limão – assim, é possível adocicar a bebida sem a adição de açúcar e, ainda, trazer um toque de acidez que realça os sabores e deixa tudo muito mais refrescante!

Suco de goiaba com hortelã

O frescor das folhas de hortelã combinam perfeitamente com a textura cremosa da goiaba e fazem toda a diferença no resultado do suco: afinal, unindo frescor e cremosidade, fica impossível resistir! Mesmo sem coar, a textura desse suco fica deliciosa, e, dessa forma, fica mais fácil aproveitar os nutrientes da fruta.

Suco de goiaba com limão

Com um leve toque de acidez trazido pelo limão siciliano, este suco é perfeito para quem gosta de um sabor mais cítrico. Além disso, o suco ainda leva mel, uma forma mais nutritiva e saborosa de adoçar a bebida! Unindo sabor e nutrientes, este suco vai te conquistar.

Suco de goiaba detox

Além da goiaba, que, neste preparo, vai com casca e tudo, o suco ainda leva banana, maçã, suco de limão, farinha de linhaça, farinha de aveia e couve. O sabor é superdelicioso, e a quantidade de vitaminas e nutrientes é imensa!

Suco de goiaba cremoso

Feito com leite condensado, água e, claro, goiaba, este suco é ideal para quem gosta de bebidas mais cremosas. A fruta, que já tem uma textura densa, fica ainda mais deliciosa com o leite condensado, que adoça e traz aquela cremosidade que só esse ingrediente pode oferecer!

Suco de goiaba com acerola

Versátil e deliciosa, a goiaba combina com o sabor de diversas frutas: neste suco, a combinação é feita com a acerola, que traz um azedinho leve, e com o limão, que intensifica ainda mais esse sabor. Esse suco é a combinação perfeita de sabor e saúde!

Suco de goiaba com beterraba

Cheio de cor e sabores diferentes e deliciosos, este suco é a aposta certeira para quem gosta de usar a criatividade na cozinha! Além da goiaba, a bebida ainda leva beterraba, mel e hortelã, que contribuem tanto para o sabor quanto para deixar o drink mais nutritivo.

Se você se apaixonou por este suco – tanto pelo sabor quanto pelas propriedades nutritivas – não deixe de conhecer estes sucos com propriedades medicinais!




Esse conteúdo pertence ao site:

Site: www.dicasdemulher.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS