Aves exóticas – 15 espécies diferentonas para você conhecer

0
81

Aves exóticas – 15 espécies diferentonas para você conhecer

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Antes de conhecer as próximas belezinhas que vão aparecer por aqui, é importante saber que algumas dessas aves exóticas não são encontradas no Brasil.

Pelo menos não originalmente. Contudo algumas delas foram introduzidas em nosso país de forma artificial para que podessem viver aqui.

Enfim, as aves utilizam de suas plumagens diferentes para atrair parceiros, se esconder no meio ambiente e até mesmo se identificar com outros semelhantes.

A verdade é que suas características e mais acabam por também chamar a atenção humana, fazendo com que essas aves exóticas acabem sendo admiradas em todo mundo.

Vamos conhecer algumas delas?

Aves exóticas

Roselas

Aves exóticas - 15 espécies diferentonas para você conhecer
Fonte: Portaldospassaros

Essas aves exóticas são originárias da Austrália. Elas são super ativas e dóceis, além disso, são muito barulhentas ao se assustarem. Contudo, são ótimos animais para serem criados em cativeiro sem nenhum problema. Aliás, são resistentes ao frio, não precisando se aquecer durante o inverno.

Por fim, os machos são super exibicionistas na hora da corte. Isso faz com que eles sejam aceitos para um acasalamento.

Calau de Malabar

Aves exóticas - 15 espécies diferentonas para você conhecer
Fonte: Hippopx

O Calau de Malabar faz parte das aves exóticas e pode ser encontrado na Índia e em Sri Lanka. Ele se diferencia facilmente por possuir um chifre em cima do seu bico. Enfim, a ave tem como habitat natural florestas bem abertas e úmidas. Ou seja, regiões de colinas e área ribeirinhas são locais ideais para viverem.

As tribos que viviam na Índia acreditavam que colocar o crânio com chifre do Calau de Malabar pendurado em casa os deixaria ricos.

Lóris – aves exóticas que lembram a Arara

Aves exóticas - 15 espécies diferentonas para você conhecer
Fonte: Mascotarios

Encantadora, essa ave pode ser encontrada em Nova Guiné, na Indonésia e na Austrália. A Lóris é uma ave exótica que lembra a arara. Isso acontece devido às suas cores vivas e intensas que mudam de acordo com a classificação da ave.

Estas aves exóticas são cheias de energias, por isso dificilmente vão ser encontradas paradas ou sozinhas. Elas se alimentam do néctar encontrado nas flores, assim como os beija-flores. Contudo são muito criadas em cativeiro, fazendo com que sua sobrevivência na natureza esteja ameaçada.

Grande ave do paraíso

Aves exóticas - 15 espécies diferentonas para você conhecer
Fonte: Achetudoeregiao

Extremamente difíceis de serem encontradas, a Grande ave do paraíso vive em um dos lugares mais inacessíveis do mundo, na ilha de Nova Guiné. Essas aves exóticas são muito bonitas e possuem comportamentos peculiares. Como por exemplo, se pendurar de cabeça para baixo para conquistar as fêmeas.

Uma curiosidade é que quando foram levadas para a Europa pela primeira vez, elas estavam sem pés. Por isso Carolus Linnaeus, um botânico, as chamava de ave-do-paraíso sem pé. Aliás, acreditava se elas voavam sem tocar o chão até morrerem.

Cacatua Inca

Aves exóticas - 15 espécies diferentonas para você conhecer
Fonte: Mascotarios

A Cacatua Inca vive no interior da Austrália, em regiões semiáridas e áridas, podendo chegar a viver até 75 anos. Essas aves exóticas possuem uma beleza diferenciada, com plumas exuberantes e cores únicas. Além disso, a cacatua se destaca por sua crista.

Ela se movimenta para baixo e para cima, isso depende apenas do seu humor no dia. Contudo, elas são aves sociáveis e que convivem em grandes bandos. Também são brincalhonas, dóceis, comunicativas e super inteligentes. Por exemplo, nos cativeiros aprendem facilmente a abrir gaiolas.

Fradinho

Aves exóticas - 15 espécies diferentonas para você conhecer
Fonte: Zap

Este animal é o único da sua espécie que vive no Atlântico. Ou seja, é comum para ele viver no mar, descansando nas ondas. Aliás, é por esse motivo que ele também é conhecido como papagaio-do-mar.

Por outro lado, estão sempre em terra durante a primavera e o verão. Isso ocorre para se reproduzirem. Por fim, suas asas batem 400 por minutos e conseguem alcançar até 88,5 km/h.

Diamante de Gould

Aves exóticas - 15 espécies diferentonas para você conhecer
Fonte: Passarosexoticos

Descoberto pelos franceses em 1833 no norte da Austrália, o Diamante de Gould faz, oficialmente, parte das aves exóticas do mundo. Elas vivem em torno de 30 anos, possuem porte pequeno e possuem penas vermelhas, pretas ou laranjas na cabeça. Alguns possuem 7 cores no corpo.

O Diamante de Gould é dócil, esperto e bastante social, vivendo em bandos. Aliás, não é difícil encontrar vários ninhos do animal na mesma árvore. O ritual do acasalamento é uma dança cheia de saltos com a causa sempre apontada para a fêmea. Um verdadeiro espetáculo.

Rolieiro-de-peito-lilás

Aves exóticas - 15 espécies diferentonas para você conhecer
Fonte: Pinterest

Esse animal é considerado o pássaro nacional do Quênia. Ele possui uma grande variedade de cores fazendo com que sua plumagem seja única. Enfim, o seu nome veio por causa do voo de acasalamento. Eles fazem acrobacias, mergulhos e rolamentos para conquistar a fêmea.

Além disso, são animais super territoriais e monógamos, mas quase nunca são encontrados sozinhos.

Faisão-dourado

Aves exóticas - 15 espécies diferentonas para você conhecer
Fonte: Parrotsplace

Esse pequeno pássaro é também conhecido por faisão chinês. Ele é nativo do oeste da China, entretanto pode ser encontrado também no Reino Unido e em outros locais. Enfim, o macho e a fêmea do Faisão-dourado são super diferentes.

A fêmea tem quase toda sua plumagem marrom. Por outro lado o macho tem cores incríveis, corpo vermelho, amarelo e roxo, além de uma crista dourada.

Pato-mandarim

aves exoticas 15 especies diferentonas para voce conhecer 9


Fonte: Passaro

Várias pessoas consideram o pato-mandarim o animal mais bonito da sua espécie e possui lindas cores. Contudo, só é possível encontrá-lo no Japão e na China. Enfim, eles preferem pequenas lagoas arborizadas. Ou seja, mar aberto e lagos não são seus habitats favoritos.

Além disso eles voam muito bem, capazes de atravessar obstáculos facilmente. E o melhor, podem ser criados em casa com facilidade.

Sterna inca – aves exóticas ameaçadas

aves exoticas 15 especies diferentonas para voce conhecer 10
Fonte: Mestresabe

Por fim está o Sterna inca. Elas aves exóticas são encontradas no Peru, perto da Corrente de Humboldt e possuem uma característica muito diferente de outras aves. Elas possuem bigodes. Enfim, esses pássaros se unem em grandes grupos para se alimentarem de peixe pequenos e anchovas.

Infelizmente, em torno de 150 mil dessas aves ainda estão na natureza. Portanto elas acabaram sendo listadas como ameaçadas de extinção.

EXTRA! 4 aves exóticas encontradas no Brasil

Tucanos são aves exóticas

aves exoticas 15 especies diferentonas para voce conhecer 11
Fonte: Pinterest

Aqui no Brasil os tucanos são um exemplo de aves exóticas. Aliás, esse animal também pode ser encontrado nas Guianas e na Argentina. São muito agitados e costumam viver em bandos. Além disso, seus bicos são grandes, mas são escondidos embaixo da asa na hora de dormir.

Arara Macao também são aves exóticas do Brasil

aves exoticas 15 especies diferentonas para voce conhecer 12
Fonte: Casadasararas

É possível encontrar a Arara Macao em quase toda a América Latina. Ou seja, elas estão no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e na América Central. Podendo viver até os 75 anos, as araras são monogâmicas e vivem juntas por toda a vida.

Além disso essas aves exóticas vivem sempre em bandos, voando em pequenos grupos ou em pares. Seus bicos são largos e fortes, assim conseguem ajuda para escalar e também para pegar objetos e alimentos. Aliás, são ótimas para imitar sons humanos. Por fim, possuem plumas vermelhas, verdes, amarelas e azuis.

Galo de serra

aves exoticas 15 especies diferentonas para voce conhecer 13
Fonte: Gshow

O galo de serra é considerado uma das aves exóticas mais incríveis da Terra. Ele pode ser encontrado no Brasil, nas Guianas, Venezuela e na Colômbia. Sua plumagem é incrivelmente colorida e intensa. Contudo, esse pássaro é solitário e vive em florestas de difícil acesso.

Aliás, seus ninhos são construídos em penhascos com erosão. Difícil, né?! Enfim, para conquistar a sua fêmea, o macho faz um ritual em rochas. Também é lá que acontece o acasalamento. Por outro lado, esse ritual também atrai predadores que escutam seus sons de acasalamento.

Saíra sete cores

aves exoticas 15 especies diferentonas para voce conhecer 14
Fonte: Ornithos

Por fim temos o saíra sete cores. Essa ave se encontra no Paraguai, na Argentina e no Brasil e estão quase sempre em grupos ou em pares. Sua plumagem tem diversas cores, mas o seu manto superior é verde-amarelo. Aliás, essas aves exóticas são consideradas dançarinas verdes por isso. E também por dançar de forma incrível.

Enfim, esse animais são monogâmicos, e constroem seus ninhos escondidos na vegetação e em trncos de árvores. Além disso, fazem uma verdadeira apresentação na hora de procurar alimentos, com acrobacias imperdíveis.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Animais da Amazônia – 15 mais famosos e exóticos da floresta

Imagens: Tribodasaves, Portaldospassaros, Hippopx, Mascotarios, Achetudoeregiao, Mascotarios, Zap, Passarosexoticos, Pinterest, Parrotsplace, Passaro, Mestresabe, Pinterest, Casadasararas, Gshow e Ornithos

Fontes: Hipercultura e Portaldospassaros

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui