Autoresponder: o que é, como funciona, quais as suas vantagens e como configurá-lo

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A primeira coisa que você precisa saber sobre o autoresponder é que usá-lo na sua estratégia de marketing é uma relação ganha-ganha. 

Primeiro porque você não deixa o seu cliente no vácuo ao final de cada ação que ele toma em relação ao seu negócio.

Segundo que você tem toda a praticidade de deixar suas mensagens programadas, e aí pode ficar tranquilo de que elas vão chegar no momento certo.

Inclusive, se você é alguém que já procura saber sobre essa ferramenta há algum tempo, provavelmente já deve ter visto mil e uma vantagens sobre o autoresponder para a sua estratégia de e-mail marketing.

Como ele facilita a sua vida ao automatizar o processo de enviar e-mails, mantém a sua lista engajada e aquecida…

Só que tem uma vantagem que ninguém fala e que é a mais importante. Que, sem ela, nem as outras são possíveis.

Estou falando de ter uma boa entregabilidade.

Para você entender o que eu estou dizendo aqui, eu preciso deixar bem clara qual a diferença entre entrega e entregabilidade de um e-mail.

É o seguinte. 

Quando você envia um e-mail, ele sai da sua caixa de saída e, se não tiver nenhum tipo de bloqueio, chega até o seu provedor de e-mail, que é o responsável por fazê-lo chegar até o usuário.

Quando você faz a sua parte direitinho e o e-mail chega até o provedor, isso é entrega.

Agora… Existe uma enorme diferença entre o enviador de e-mail receber aquela mensagem e ela chegar, de fato, na caixa de entrada da sua lead. 

O e-mail pode, por exemplo, cair na caixa de spam.

A entregabilidade acontece quando a mensagem que você enviou realmente chega na caixa de entrada principal do receptor — o lugar que realmente importa, no fim das contas.

E, apesar de parecer algo bastante simples, existem alguns detalhes que fazem toda a diferença para que esse processo aconteça. 

Existe uma série de cuidados que você precisa tomar para que o serviço enviador de e-mail te veja com bons olhos e faça com que seus e-mails realmente cheguem. 

O lance é que várias dessas coisas que são essenciais para uma boa entregabilidade você consegue ao aplicar o autoresponder na sua estratégia de marketing.

Porque, com ele, você envia mais e-mails e, melhor: envia e-mails na hora certa, aumentando a chance de ter mais cliques, justamente por atender uma necessidade específica daquele contato.

Com isso, o enviador de e-mails vê que a sua relação com a lead é boa e que há interação. 

Isso é bom para a sua reputação e melhora sua entregabilidade com a galera.

E aí vira um ciclo virtuoso, onde a tendência é melhorar cada vez mais a sua entregabilidade e, consequentemente, a experiência de contato com os seus clientes e potenciais clientes.

Resultado: você consegue garantir sua comunicação por e-mail, sem depender de outras plataformas e seus algoritmos.

Por essas e outras que eu afirmo que apostar no autoresponder é um ganha-ganha. De qualquer ângulo que observo, eu vejo vantagens. 

Quer saber como ter todos esses benefícios aí no seu negócio?  

Então, fica aqui comigo. Porque eu vou te mostrar:

Vem comigo!

O que é autoresponder?

O autoresponder é uma funcionalidade que te permite enviar mensagens automáticas após uma ação ser realizada. 

Qualquer envio feito de maneira automática, a partir de uma ação do usuário, pode ser chamado de autoresponder.

No contexto do marketing digital, esse recurso é usado de várias maneiras. Dá para programar esse tipo de mensagem no chatbot do Facebook e no WhatsApp corporativo, por exemplo.

Neste artigo, eu vou focar nas estratégias pensadas para um visitante que acabou de se inscrever na sua lista de e-mail ou que já é uma lead mais qualificada.

Ou seja, em como o autoresponder atua dentro da sua estratégia de e-mail marketing.

Nesse caso, o autoresponder se trata de um recurso que integra o seu site (ou página de captura) à sua ferramenta de e-mail marketing, a fim de realizar envios automáticos e em massa. 

Assim, você consegue impactar o seu público com mensagens personalizadas, em diferentes contextos e de forma totalmente otimizada. 

E o melhor, sem ter que parar o que quer que você esteja fazendo para enviar determinado e-mail para o seu novo inscrito.

Agora que você já entendeu o que é o autoresponder, dá só uma olhada em como ele funciona na prática.

Como funciona o autoresponder?

Como eu te falei nas últimas linhas, esse recurso de resposta automática é normalmente usado através de ferramentas de e-mail marketing, para fornecer informações com agilidade aos clientes em potencial.

Isso porque, mesmo que dependendo do objetivo do negócio a execução possa ser diferente, os autoresponders, de maneira geral, permitem automatizar sequências de e-mails com base no tipo de inscrição (ou qualquer outra ação) feita pelo usuário e no tempo que ela deverá receber determinadas informações.

De acordo com a sua estratégia, você determina qual mensagem será enviada e quando.

Assim, você garante que está atendendo às necessidades da sua audiência, entregando conteúdo de valor para cada segmento de leads e ainda aumenta as chances de interação com o seu conteúdo.

Para que esse processo aconteça, o autoresponder funciona da seguinte maneira: 

Você programa o envio das mensagens para serem disparadas a partir do momento em que a lead se cadastra na sua lista ou, caso ela já faça parte da sua lista, da ação que ela tomar e que demande algum tipo de resposta automática.

Por exemplo, se o usuário se cadastrou para receber sua newsletter, você programa uma sequência de e-mails para serem enviados a partir do momento que a lead assina: 

  • E-mail 1 – No mesmo dia em que a lead assina a newsletter;

  • E-mail 2 – Três dias depois da assinatura;

  • E-mail 3 – Cinco dias depois da assinatura.

É você quem determina quais mensagens serão enviadas e qual a ordem de envio para cada nova pessoa cadastrada.

E aí essas mensagens serão enviadas sem que você precise monitorar as ações de cada novo assinante.

Se depois de dois meses outra pessoa se cadastrar na mesma newsletter, ela receberá a mesma tag e poderá receber a sequência de e-mails, na mesma ordem, se você preferir.

Como eu disse, você configura a quantidade de mensagens em sequência e o momento em que elas serão entregues de acordo com suas necessidades. 

Além disso, dependendo dos recursos que a sua ferramenta de e-mail marketing oferece, você também pode segmentar melhor os seus e-mails para ter uma estratégia ainda mais eficiente. 

Mas a essência do autoresponder está em enviar automaticamente mensagens pré-programadas de forma massiva. 

Sabendo disso, é hora de ver quais são as…

7 vantagens de usar o autoresponder na sua estratégia de e-mail marketing

Antes de te falar quais vantagens você terá ao usar o autoresponder na sua estratégia, eu preciso deixar uma coisa bem clara aqui.

As respostas automáticas precisam ser feitas pensando no leitor. 

Porque são essas mensagens que vão levar os curiosos que estavam passeando pelo seu site até o nível de verdadeiros fãs da sua marca.

O que eu quero dizer com isso é: não economize em conteúdo de valor! 

Ofereça às suas leads materiais que satisfaçam as suas necessidades e seus desejos, que resolvam seus problemas.

É isso que faz com que eles fiquem satisfeitos ao clicarem no seu e-mail e queiram continuar clicando e interagindo a cada nova mensagem na caixa de entrada.

Acontece que essa interação constante se transforma num relacionamento duradouro entre você e o seu potencial cliente, e isso é a base de quase todas as vantagens que eu vou te falar agora mesmo.

Então, fica ligado nos benefícios que essa ferramenta pode te oferecer:

1. Agiliza o atendimento

Justamente por você não precisar monitorar cada nova mensagem que será enviada, com o autoresponder você agiliza o atendimento às suas leads. 

Isso é importante tanto para elas, que não ficam no vácuo ou esperando muito tempo para receber uma resposta à ação que ela realizou, quanto para você, que fica tranquilo de estar atendendo o seu público e ainda pode focar seu tempo na criação de outras estratégias importantes para o seu negócio.

2. Aumenta o engajamento

Uma vez que você entrega o seu conteúdo com agilidade, há grandes chances de que os usuários interajam melhor com os seus e-mails.

Pensa comigo. 

Se a pessoa se cadastrou para receber um conteúdo específico, por exemplo, e já recebeu na sua caixa de entrada automaticamente uma mensagem com o link, é bem provável que ela continue engajada e já clique para ter acesso àquilo que ela solicitou.

E, com outros conteúdos enviados em sequência estrategicamente, você tem grandes chances de manter sua lead envolvida com a sua marca por um bom tempo.

3. Proporciona uma taxa de abertura maior

Enviar e-mails em momentos-chave da interação com a sua lista é super importante para ter uma boa taxa de abertura dos seus e-mails.

Aqui entra aquela mesma situação em que essas pessoas ou já estão esperando por esse conteúdo ou estão envolvidas de forma a continuarem se relacionando com o seu negócio.

Logo, a quantidade de leads que realmente clicam e abrem seus e-mails tende a ser bem maior.

4. Melhora a entregabilidade

Consequentemente ao que eu te falei no tópico anterior, o uso do autoresponder nas suas estratégias também permite que você tenha uma entregabilidade muito maior.

E como eu te falei lá no início desse artigo, a entregabilidade significa que os seus e-mails chegam, de fato, na caixa de entrada do usuário.

Funciona assim: já que você envia e-mail em uma boa frequência e suas leads estão clicando mais nos seus e-mails e ainda interagindo com o conteúdo que você está enviando, os enviadores de e-mails entendem que o que você oferece é realmente importante para a sua lead.

E aí eles te veem com bons olhos e permitem que suas mensagens continuem chegando na caixa de entrada principal da sua lista.

Logo, a probabilidade de você ir parar na caixa de spam e ser ignorado pelo seu público diminui drasticamente.

5. Proporciona uma comunicação mais eficiente com o público

Aqui o ciclo positivo continua.

Com uma boa entregabilidade, o autoresponder te ajuda a manter uma comunicação eficiente com o seu público.

Digo isso porque o e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais importantes que a sua empresa pode focar.

Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo divulgado pela HubSpot, 59% dos profissionais de marketing dizem que o e-mail é sua maior fonte de ROI.

Um dos motivos para isso é que o e-mail permite que você tenha um controle muito maior do que é enviado e do que é realmente recebido pelo público. 

Afinal, você não fica dependendo dos algoritmos das redes sociais.

Então, é sempre bom investir em ferramentas para tornar seus disparos de e-mails mais eficazes.

6. Permite uma melhor segmentação de leads

Ao programar os seus e-mails automáticos, você pode separar cada mensagem para grupos específicos de leads, com base em critérios que você mesmo decide.

Logo, o autoresponder permite que você segmente melhor suas leads e direcione seus conteúdos ou campanhas para as pessoas certas.  

Isso é extremamente importante para ter uma comunicação eficaz com a sua audiência.

Além do fato de que a distribuição adequada desse material pode fazer toda a diferença para os resultados concretos da sua empresa, como você vai ver agora.

7. Ajuda na evolução do funil de vendas

Imagino que o seu maior objetivo, como empreendedor, seja vender. 

Então você ficará feliz em saber que ter o autoresponder na sua estratégia também ajuda (e muito!) nessa parte.

Porque, com essas mensagens sendo disparadas no momento certo, você fornece muito valor e faz com que a relação entre o seu potencial cliente e você seja cada vez mais próxima.

Planeje e configure os seus e-mails automáticos pensando em cada uma das fases da jornada do cliente, de forma que esse conteúdo nutra e qualifique essas leads de maneira mais personalizada. 

Assim, elas se tornarão leads cada vez mais aquecidas e a tendência é que elas avancem cada vez mais no funil de vendas, até o momento da compra.

Pronto! Até aqui você viu quais são as vantagens de usar o autoresponder na sua estratégia. Agora, olha só os…

6 tipos de autoresponder que você pode usar no seu negócio

Uma das melhores características do autoresponder, na minha opinião, é a sua capacidade de se adaptar às diferentes realidades da sua empresa.

Então, os tipos de e-mails automáticos de resposta podem variar bastante. 

O lance é avaliar sua estratégia e planejar o envio das mensagens usando a abordagem necessária para cada momento específico.

Pensando nisso, eu separei nesse tópico 6 exemplos onde você pode utilizar o autoresponder no seu negócio.

1. Boas-vindas

Essa é uma das formas mais clássicas de uso do autoresponder.

Afinal, no primeiro contato do seu potencial cliente com a sua marca, você não pode deixar a desejar na hora de dar as boas-vindas.

E nem demorar demais para dar esse passo, pois é aqui que a pessoa tem certeza de que realmente entrou para a sua lista.

É importante que ela se sinta bem recebida e acolhida.

2. Transacional

Confirmação de pedido, alteração de senha, encerramento de conta… Independente de qual seja a ação realizada pelo usuário, você precisa enviar um e-mail que a complete e confirme.

E por que não fazer isso de forma automática com o autoresponder?

A agilidade do processo faz com que a pessoa se sinta mais satisfeita com o tratamento recebido e não deixe de te ver com bons olhos.

3. Datas comemorativas

Você também pode programar o envio de e-mails automáticos para momentos especiais e datas comemorativas.

Aqui eu falo tanto de aniversário (se for o caso, é legal pedir essa informação no momento do cadastro) quanto de outras datas importantes, como Natal, Ano Novo e Páscoa, por exemplo.

Assim, você não perde a oportunidade de impactar positivamente o seu cliente ou potencial cliente.

4. Recomendações de produtos

Outra coisa que você pode fazer é monitorar o histórico de compras dos seus clientes e programar envios automáticos com recomendação de produtos semelhantes ou que também possam ser do interesse deles.

Olha aí mais uma oportunidade de aumentar suas vendas com o autoresponder!

5. Resgate de cliente

Se você perceber que parte da sua lista não está abrindo tanto os seus e-mails quanto antes ou mesmo uma queda em soft bounce, uma coisa que pode fazer é enviar um e-mail perguntando o motivo da distância ou trazendo um conteúdo imperdível, por exemplo.

Dá para pensar em uma estratégia onde as leads que estão mais “frias” recebam um tipo específico de conteúdo depois de determinado tempo. 

A minha dica aqui é: capriche no copywriting e coloque suas técnicas de persuasão para jogo nesse momento. Até porque, em muitos casos, essa pode ser sua última chance de resgatar e reconquistar a sua lead.

6. Contagem regressiva

Tem um evento, um sorteio ou uma oferta especial que é por tempo limitado?

Então essa é uma ótima oportunidade para você usar o autoresponder para disparar mensagens de contagem regressiva

Assim, a sua lead fica ciente da data que se aproxima e pode acabar engajando com o que você pretende, mesmo que seja na última hora.

Configure o autoresponder utilizando o Klicksend 

Pelo que eu te mostrei até agora, acho que já deu para perceber que o autoresponder é sobre atingir as pessoas certas no momento certo.

Acontece que essa é justamente a expertise do Klicksend, a ferramenta de e-mail marketing ideal para você ativar esse recurso na sua estratégia.

Porque ele facilita e agiliza todos os processos de envio para você, além de ser intuitivo e fácil de usar. 

Com apenas alguns cliques, você segmenta suas leads e envia campanhas direcionadas para elas.

Se o seu método de vendas online é feito por meio de lançamentos, então… Não tem comparação. O Klicksend é definitivamente a melhor ferramenta do mercado, pois foi pensado especialmente para isso.

O que você precisa saber desde já é que no Klicksend você consegue configurar os seus e-mails automáticos de acordo com a tag que você escolher, a data de inscrição na sua lista e até mesmo a forma com que a sua lead interagiu com o e-mail.

Ou seja, dá para configurar para só mandar o próximo e-mail se a pessoa já clicou no e-mail anterior, outro ponto que ajuda e muito na entregabilidade dos seus e-mails.

Pois é. Você pode personalizar isso de forma muito simples.

Então, se o que você quer é um serviço de e-mail seguro com sistema de autoresponder para enviar as mensagens certas no momento certo para as suas leads, clique aqui.  

Mão na massa

Neste artigo, você viu que usar o autoresponder na sua estratégia de vendas é uma relação ganha-ganha. 

E, mais do que isso, você consegue entregar seu melhor conteúdo na frequência que desejar, e dorme com a certeza de que ele vai realmente chegar à caixa de e-mail principal do seu cliente.

Porque a vantagem que quase ninguém fala e que é mais importante é o fato de que ele melhora a entregabilidade dos seus e-mails.

Eu te mostrei como tudo isso funciona para que esse resultado positivo no seu negócio seja possível.

Falei ainda das vantagens de usá-lo na sua estratégia, como agilidade no atendimento, comunicação mais eficiente com o público e o direcionamento do conteúdo para as pessoas certas.

Além disso, te mostrei os 6 tipos de autoresponder que você pode implementar no seu negócio.

Agora é a sua vez de colocar a mão na massa e trazer para prática os novos conhecimentos adquiridos aqui.

Gostou desse artigo? Não deixe de me contar aqui embaixo nos comentários! 

Ah, não se esqueça de se inscrever na newsletter do Klickpages para receber mais conteúdos como esse na sua caixa de entrada. Clique aqui!

(Este artigo foi originalmente publicado em 10 de outubro de 2019 e atualizado em 08 de março de 2021 por João Pedro Ferreira para oferecer informações mais precisas e completas).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

7ffbfd07e8338078c6f2d38ea1b0b4a6?s=86&d=mm&r=g

Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse.
Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing.
Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou…), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia.
Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!).
Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. 😀

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *