Apreciar música exige prática.



Torne-se Membro da Brasil Paralelo por R$10 mensais e apoie a mídia independente: https://bit.ly/3xAzWiK
Brasil Paralelo
https://www.youtubepp.com/watch?v=GDvMKLvZeaI

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

38 comentários em “Apreciar música exige prática.”

  1. Saber ler partutura e executar bem o que está escrito está longe de compreender a composição. Eu mesmo consigo ler a composição de um xampu ou a fórmula de um medicamento sem entender nada. Leitura é apenas prática, mas a prática não leva à compreensão. Qualquer pessoa pode ter um português gramaticalmente perfeito segundo a norma culta, sem sequer estudar gramática, sem sequer saber o que é um artigo definido. Para entender cada gênero musical, é necessário conhecer as técnicas de composição de cada época, lugar, o tipo de notação (a partitura como conhecemos hoje é relativamente recente), pesquisar tratados de música, contraponto, harmonia, compositores contemporâneos, conterrâneos e ainda assim estaríamos restritos ao estudo de música europeia, não da música como manifestação humana, até porque não há registro de tudo. Até mesmo os escritos gregos não nos permitem saber como a música soava há pouco mais de 2 milênios.

    Responder
  2. Qualquer um pode baixar um aplicativo sintetizador e criar uma nota só acompanhada por uma batida repetitiva, mas só uma pessoa em toda a história foi quem pôde escrever a sinfonia n° 9 em ré menor, ou o prelúdio e fuga em dó menor, ou a serenata para cordas em sol maior.

    Responder
  3. Alguém consegue definir música? Música para corrida, luta, danças, meditação, casamento, aniversário, vídeo games, ocasiões militares, funeral, circo, filme de ação (ou suspense, fantasia, comédia, drama etc), comerciais diversos, religiosa (indígena, candomblé, católica, protestante, muçulmana, hinduísta etc), popular, culta, profana, ambiente, ruído branco… Acho que não disse 1%.

    Responder
  4. Me perdoem, mas o cidadão está dizendo que, para apreciarmos uma música, temos de conhecer partituras, métrica, etc…?
    Se positivo, tenho pena de quem ouve um Beethoven, Chopin, Wagner, Tchaikovsky, Debussy, entre tantos outros e se emociona, sem ter o menor conhecimento das regras básicas para a criação de Letras e melodias.
    Esse cidadão é um esteta e parece aqueles professores de filmes – que já vi diversos na vida real – que se acham semi-deuses iluminados e superiores a nós, simples mortais.
    Espero que esse trecho da nova produção tenha sido apenas um comentário, mal pinçado, de um contexto que contrarie o que me foi dado a entender.
    Atenciosamente,
    Carlos Eduardo Cavalcanti Fontes Wichrowski

    Responder
  5. UFA. Isso mesmo! Alguns acham que por existirem bem dotados que são excelentes instrumentistas. Vão tocar igual ou parecidos. Kkk se comparam aMozart ou Beethoven. Nem com muita prática. Cada um tem seu tempo. Mas. Salve Guido Darezo. Linguagem universal. Valeu

    Responder
  6. Discordo! Eu não sei ler uma partitura, mas duvido que você tenha uma sensibilidade como a minha, para separar o joio do trigo, em matéria musical. Mesmo só conhecendo o português, a maioria da músicas de que gosto são em inglês. Também latim, alemão e até francês. A questão é se a condução agrada ou não! Todos rockeiros endeusam Fred Mercury, muito bom por sinal, mas eu prefiro o Dio como o melhor vocal do rock! Óperas; sinfonias; concertos e baladas….

    Responder
  7. A música é codificada através de uma partitura ou parte como queiram, e toda parte tem uma estrutura fomal (forma) separadas por seções, que nos ajuda a entender seus caminhos e suas nuances, carregadas de elementos musicais que tocam em nossos sentimentos, aquilo que se chama o belo em arte. O belo na música qualquer pessoa pode perceber, desde que, ao ouvir uma obra, se entregue inteiramente aos sentimentos que ela expressa.

    Responder
  8. No Brasil paralelo a música brasileira não presta , a música brasileira é a melhor do mundo 👍 , distorcem a realidade o Brasil paralelo , só a música clássica presta , canalhas

    Responder
  9. O Brasil paralelo me fez sai da Matrix, e eu agradeço muito, se Deus quiser a Brasil paralelo Vai chegar a 1.000.000 de membros. E acabar com essa egemonia cultural, que degrada nosso pais Como um cancer.

    Responder
  10. Tô assistindo os episódios, sou assinante, Meu Deus, como é divino o episódio de jonnes Sebastian Bach. N. Tenho palavras pra agradecer, pra mim foi a melhor produção de todas. 🌼💘

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

ACABOU DE CHEGAR