Ano Novo – Origem, significado, tradições e comemoração pelo mundo

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O Ano Novo, ou também chamado de Réveillon, cujo significado é despertar, acontece entre o dia 31 de dezembro e 1º de janeiro. Logo, se trata de uma data marcante nas civilizações que adotam o calendário anual. Ademais, a data de 1º de janeiro, é um feriado nacional, e a partir dela se inicia um novo calendário anual.

Iniciar um novo ano representam diversos sentimentos e emoções. Em suma, é uma nova fase que se inicia, com novas amizades, novas conquistas e a esperança renovada. Além disso, muitas pessoas aproveitam a comemoração para fazer promessas que deverão cumprir ao longo do ano.

Entretanto, em algumas outras culturas o Ano Novo não acontece da mesma forma ou na mesma data. Por outro lado, a origem do Réveillon vem do Império Romano e possui diversas curiosidades. Como também ainda existem as superstições de ano novo.

Origem do Ano Novo

Imagem: UOL

Inicialmente, algumas civilizações antigas comemoraram o Ano Novo em Março. Com o intuito de comemorar o fim do inverno e a chegada da primavera. Por outro lado, o Império Romano celebrava em homenagem ao deus Jano, que representa mudanças.

Mas somente em 46 d.C. que foi decretado o dia que seria comemorado o ano novo, pelo imperador Júlio César. Entretanto, não foi facilmente aceita, pois com a cristianização da Europa, criou-se uma resistência, e eles se recusavam a comemorar a passagem em janeiro. Isso porque o nome do mês era uma homenagem a um deus pagão, o Jano.

E somente no final do século XVI que a data foi oficialmente adotada pelo calendário gregoriano, com a aprovação do papa Gregório XIII. Portanto, temos o dia 1º de Janeiro como o marco de um novo ano.

Significado do Ano Novo

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 2
Imagem: Canção Nova

Certamente, iniciar um Ano Novo representa uma nova fase, novos ares, e novas esperanças. As pessoas fazem o uso desse momento para o abandono de velhos maus hábitos, e focam em objetivos futuros. Logo, muitas pessoas fazem listas de metas para o Ano Novo, e ao longo dele vão cumprindo com seus desejos. Ademais, o Réveillon é sinônimo de futuras realizações.

31 de Dezembro

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo
Imagem: Gazeta do Povo

Essa data trata-se da véspera do Ano Novo, pois é o último dia do ano. As famílias se reúnem em comemorações que acontecem em diversas partes do mundo. Além disso, é uma festividade marcada pela presença de muitos fogos de artifício e grandes jantares. Entretanto, esse dia não é considerado feriado, apenas o dia 1º de Janeiro, que se comemora o dia da Confraternização Universal.

1º de janeiro

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 3
Imagem: Dicas Profissionais

Ao soar meia noite, todos entram em um novo ano, um mix de sentimentos, e a esperança de um ano melhor que o anterior. As famílias se abraçam e festejam essa virada de ano que dura até de madrugada.

Festa da virada

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 1
Imagem: Marabraz

No Brasil se trata de uma data bastante celebrada. Logo, são realizadas grandes festas, shows e apresentações. Por exemplo, as praias e praças que se enchem de pessoas, todas animadas. Então, todos se abraçam e desejam coisas boas uns aos outros, além dos fogos de artifício que dominam os céus.

Tradições de Ano Novo

1 – Culto a lemanjá

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 4
Imagem: Pinterest

Trata-se de realizar oferendas ao mar, e estão relacionadas ao candomblé e a umbanda. Entretanto, muitas pessoas que não são dessa religião também praticam esse culto, por exemplo, os católicos.

2 – Pular as sete ondas

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 5
Imagem: Hypescience

A tradição de pular as sete ondas no Réveillon, advém da cultura africana. Consiste em pular sete ondas, e a cada onda que pular você deve fazer algum agradecimento ou pedido para o ano seguinte.

3 – Comer lentilha

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 7
Imagem: Terra

A tradição de comer lentilha na virada do ano representa boa sorte e boas energias.  Entretanto, a regra é que a pessoa suba em algum lugar alto, e coma sete garfadas de lentilha.

4 – Comer romã

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 8
Imagem: Vix

O ritual de comer romã no Réveillon, consiste em comer apenas a polpa da romã, sem mastigar ou engolir as sementes. Em seguida, deve guardar as sementes em um papel até dia 6 de janeiro, o Dia de Reis, e colocá-las na carteira pra atrair dinheiro. Logo, essa tradição simboliza fartura e prosperidade.

5 – Brindar com champanhe

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 9


Imagem: Exame

Já a tradição de beber champanhe nos primeiros minutos que se inicia o ano simboliza a atração de prosperidade financeira. Isso porque em jantares nobres o champanhe está sempre presente, representando riqueza.

Superstições das cores

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 11
Imagem: Blog da Veri
  • Branco – Simboliza paz, calma, e esperança no bem.
  • Verde – Esperança, vigor, fertilidade, e saúde.
  • Azul – Segurança, tranquilidade, e a realização de sonhos.
  • Lilás – Espiritualidade, e cura dos níveis físico, emocional e mental.
  • Roxo – Transformação, respeito, e dignidade.
  • Rosa – Amor-próprio, romance, e sensualidade.
  • Vermelho – Amor, foco, força de vontade e coragem.
  • Laranja – Vitalidade, confiança, otimismo, prosperidade e generosidade.
  • Amarelo – Otimismo, criatividade, alegria, riquezas e inteligência.
  • Prateado – Sucesso, inovação e distinção.
  • Dourado – Luxo, sucesso, boas vibrações e prosperidade.

O Ano Novo em outras culturas

1 – Ano Novo Chinês

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo
Imagem: China Cupons

Ele acontece baseado no calendário chinês. Portanto, é realizada entre os meses de Janeiro e Fevereiro segundo o calendário gregoriano. Ademais, os chineses realizam grandes celebrações, com objetos decorativos nas cores vermelho e dourado. Além dos dragões e outros símbolos ligados à comemoração.

2 – Ano Novo Judaico

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 12
Imagem: Metro

Ele é conhecido como Rosh Hashaná, cuja comemoração é feita entre o final de Setembro e início de Outubro. Entretanto, suas comemorações são diferentes das que estamos acostumados. Pois, sua comemoração é calma e silenciosa, com muita meditação, uma reunião familiar mais privada. Ademais, é uma data muito importante para os judeus, pois celebram o aniversário do universo.

3 – Ano Novo Muçulmano

ano novo origem e como e comemorado em outras culturas pelo mundo 13
Imagem: Veja

Para os muçulmanos o ano novo é celebrado em Maio. Porque representa a Hégira, o momento do êxodo de Maomé, a ida de Meca para Medina. Logo, as comemorações costumam ser em torno do santuário, aonde vão para rezar e meditar.

Em suma, seja onde ou quando, o Ano Novo ou Réveillon é uma data bastante celebrada por diversas culturas pelo mundo. É um momento para refletir sobre o ano que passou e fazer novos projetos para o ano que se inicia.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Calendário – 8 tipos diferentes usados pelo mundo.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Info Escola, Jornal de Paulinia

Imagens: Blog Pajaris, UOL, Canção Nova, Gazeta do povo, Dicas Profissionais, Marabraz, Pinterest, Hypescience, Terra, Vix, Exame, Blog da Veri, China Cupons, Metro, Veja

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *