SAÚDE

Alerta Dentista – 5 Dicas – [Dicas Especiais] [VIDEO]

Alerta Dentista – 5 Dicas – [Dicas Especiais]
https://i.ytimg.com/vi/VaIstauHiQ8/hqdefault.jpg



Hoje eu quero falar com vocês sobre os dentinhos dos nossos pequenos e aproveitar para fazer um alerta!

Dica número 1 – Dente de leite precisa de canal, ele tem raiz e polpa e é vascularizado, portanto, ele dói. E isso interfere em tudo, no humor, na alimentação e, claro, no desenvolvimento.
Aí vem a pergunta (igual meu marido fez e muitas pessoas fazem), por que não arranca logo então? Aprendi que, se o dente ainda mantém suas funções de posicionamento e mastigação, ele não precisa ser arrancado, precisa apenas de tratamento. Arrancá-lo pode alterar a posição dos outros dentes, atrapalhar na dentição definitiva e dificultar a alimentação.

Dica número 2 – O ideal é que as consultas comecem antes mesmo do bebê nascer, ou seja, no pré-natal, e, se não for possível, logo quando nascer o primeiro dentinho.
E por quê?
Primeiro, porque a gengivite e a periodontite (as inflamações da boca), na gestante, podem causar parto prematuro e influenciar no baixo peso do bebê. A consulta com a dentista deve fazer parte do nosso pré-natal, mas nós não damos o devido valor e acabamos deixando para lá. Eu sei disso, porque também faltei a essa consulta.
Segundo, porque quando já sabemos, durante a gestação, que nosso bebê poderá nascer com alguma alteração, essa consulta se torna ainda mais importante, para que a dentista acompanhe o desenvolvimento crânio facial do seu bebê e já possa fazer estudos para definir, junto com você e sua família, tratamentos e terapias após o nascimento.
Por exemplo: Um bebê com Síndrome de Down pode, já aos três meses de idade, utilizar uma placa de estimulação que e fixada no seu maxilar, para exercitar a língua.
A placa fará com que esse bebê aprenda a trazer e manter sua língua para dentro da boca e consiga fazer um selamento labial eficiente.
Isso tudo evita a hipotonia dos músculos da face e favorece a respiração pelo nariz (típica).
Mais importante ainda, para você entender bem, isso aumenta a capacidade respiratória da criança e a segurança de uma deglutição correta durante as refeições, além de ajudar na fala, posteriormente.
Esse é só um exemplo de tratamento precoce, porque existem vários e, só a dentista para avaliar o que será melhor para cada um.
Eu só queria mostrar o porquê de se iniciar cedo o contato com uma boa profissional, já que muitas pessoas acham totalmente desnecessário.

Dica número 3 – a dentista pode trabalhar junto com a fonoaudióloga, para aumentar os ganhos respiratórios, trabalhar e otimizar a linguagem e desenvolver a motricidade orofacial do paciente.
Então, Dras. Fonos e Dras. Dentistas, vamos trabalhar em conjunto para melhorar e desenvolver ainda mais seus pacientes! E isso que nós, pais, queremos e esperamos de vocês profissionais.

Dica número 4 – Broncoaspirar dente é risco de morte. Então, se o seu filho é hipotônico, como o meu Arthur, a melhor opção é arrancar, no consultório odontológico, os dentinhos que vão amolecendo. A não ser que você tenha segurança para fazer isso em casa.
Eu arranquei quase todos do Arthur em casa, porque eu conseguia segurar, balançar e puxar. Mas, os que eu não dava conta, tirei na dentista.

Dica número 5 – As consultas para pacientes com necessidades especiais deveriam ser, no máximo, de 4 em 4 meses, para prevenção das doenças da boca.
Eu sei o quanto isso é difícil, mas estou aqui para falar sobre o ideal. Se você me perguntar se eu faço essas consultas periódicas, vou ser bem sincera e dizer que não. Infelizmente não cabe no meu orçamento, como acontece com todos nós né?! Tudo e sempre muito caro.

Então o alerta é:
Procure uma boa dentista e faça prevenção!!!
Eu sei que é difícil achar e caro pagar, mas, quando for possível, procure alguém especializado, porque faz uma diferença enorme.
Eu só encontrei agora, mas deixo o meu relato para que você não perca tempo.

Beijos e até breve
#dicasespeciais

Redes Sociais:
▶ Facebook: https://www.facebook.com/dicasespeciais2013/
▶ Site: http://www.dicasespeciais.com.br

Dra Danielle Coelho
ALEGRARE – ODONTOLOGIA ESPECIAL
▶ Facebook: https://www.facebook.com/alegrareodontologiaespecial/
Rua Medina, 150, Sls. 501 e 504, Méier
Rio de Janeiro
Tels 21 32860868 / 994133062

FONTE ORIGINAL

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Para continuar navegando nesse site, DESATIVE o seu sistema de bloqueio de propagandas, o nosso site se mantêm com elas, porém nada de abuso na exibição, prometo que sua navegação será LIVRE sem incômodos. Obrigado pela visita :)