Início TECNOLOGIA Água salgada demais: novos estudos sobre Marte diminuem as chances da existência de vida no planeta

Água salgada demais: novos estudos sobre Marte diminuem as chances da existência de vida no planeta

por iMove Web
1 Já viram


Um novo estudo sugere que a imagem da capa de gelo que cobre o polo sul de Marte, não esconde lagos de água líquida em condições potencialmente habitáveis.

Cientistas apontam que isso exigiria um aquecimento geotérmico contínuo, capaz de manter a água em condições subglaciais.

publicidade

Além disso, seria necessário existir um reservatório de magma subterrâneo para manter toda a área aquecida, mas não foi detectada atividade vulcânica no planeta.

Vale lembrar que a possibilidade de encontrar lagos em Marte foi levantada pela primeira vez em 2018, quando a Mars Express explorou a calota polar sul do planeta. Na época, o orbitador detectou uma série de pontos brilhantes, sugerindo a presença de um grande corpo de água líquida de cerca de 20 km abaixo de uma camada de 1 quilômetro e meio de gelo.

Uma das explicações possíveis é que minerais congelados podem gerar reflexos brilhantes no radar, e levar a conclusões erradas.

Ainda faltam evidências de cenários plausíveis para encontrar água líquida no polo sul de Marte, mas os pesquisadores sugerem que se os lagos existissem, eles seriam provavelmente extremamente frios e compostos por 50% de sal, condições nas quais nenhum organismo conhecido poderia sobreviver.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!




Esse conteúdo pertence ao site:

Site: https://olhardigital.com.br/

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS