abstenção é recorde com ausência de mais de metade dos inscritos

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Em entrevista coletiva dada na noite deste domingo, 17 de janeiro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou que mais da metade dos inscritos no Enem 2020 faltaram às provas de hoje.

Segundo o ministro, “a pandemia e o trabalho de mídia contrário ao Enem” foram os responsáveis pelo número recorde de ausentes. “A mídia não teve o mesmo tratamento em relação ao vestibular da Fuvest, por exemplo”.

Entre os 5.523.023 inscritos nas provas impressas do Enem, 2.842.332 não compareceram neste domingo, o que representa uma abstenção de 51,5%. No ano passado, a abstenção foi de 23,1% no primeiro dia.

Não houve aplicação de provas nos 56 municípios no Amazonas, totalizando 160.548 inscritos, e em dois municípios de Rondônia (Espigão D’Oeste e Rolim de Moura), no total de 3.832 estudantes.

Na quinta-feira, 14, o governo do Amazonas publicou um decreto suspendendo a aplicação do Enem 2020 no estado. A região está passando por grave crise na saúde pública, em decorrência da pandemia. As unidades hospitalares têm falta de leitos e oxigênio para os pacientes que estão enfrentado a doença. Nas duas cidades de Rondônia, os prefeitos decretaram lockdown.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Primeiro dia

Hoje, os estudantes tiveram 5h30 para responder as 90 questões objetivas e produzir a redação. O tema da redação foi O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Veja como foi a distribuição:

– 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)

– 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)

– Redação

Já no próximo domingo o horário para concluir a prova será de apenas 5h. A prova será formada pelos seguintes conteúdos:

– 45 questões de Matemática e suas Tecnologias

– 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Correção do Enem 2020

O Brasil Escola está corrigindo em tempo real as questões do Enem 2020. A correção de hoje já começou. No próximo domingo será a partir das 18h30.

Acompanhe aqui a correção do Enem 2020

Os gabaritos oficias das provas impressas do Enem 2020 serão divulgados somente no dia 27 de janeiro.

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *