A Criação de Adão – Origem e história da obra de Michelangelo

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A obra A criação de Adão, consiste em um afresco pintado por Michelangelo, um artista italiano, no teto da Capela Sistina. Ademais, isso ocorreu entre os anos de 1508 e 1510, por pedido do papa Júlio II. No entanto, esse afresco faz parte de um conjunto de pinturas feitas no teto, onde representou várias cenas bíblicas e figuras proféticas.

A obra A criação de Adão é a mais admirada e aclamada por todos os visitantes. Assim sendo, com essa sua grande obra, Michelangelo ganhou um enorme prestígio, e é reconhecido como um dos maiores artistas da história. Pois, ele foi o primeiro artista que conseguiu transmitir mistério, espontaneidade e a força divina no ato da criação em uma obra.

Em síntese, esse afresco famoso representa uma passagem bíblica, onde Deus da origem à humanidade. Isto é, mostrando a criação do primeiro homem, chamado Adão. Dessa forma, o artista retrata o instante em que a vida humana está prestes a iniciar.

Quem foi Michelangelo?

Arteref

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu em 6 de março de 1475, em Caprese, na Itália. Em síntese, foi um grande artista, que contribuiu para a história da civilização do Ocidente durante transformações culturais e sociais. Ademais, viveu um período Renascentista, e a Itália era o centro das artes, que despontava baseada na cultura clássica da Grécia e Roma antiga.

Logo, foi o responsável pelo conjunto de pinturas no teto da Capela Sistina, tendo o afresco a criação de Adão como uma das mais famosas. Por isso, Michelangelo se destacou por sua genialidade e talento, colocando sua arte como símbolo de encantamento ou confronto. Por fim, após anos de devoção a sua carreira, ele faleceu em 18 de fevereiro 1564, em Roma.

Contexto histórico da obra A criação de Adão

a criacao de adao conheca uma das mais belas expressoes artisticas 1
Ensinar História

O Renascimento consiste em um período na História europeia que ocorreu entre o final do século XIV e o começo do século XVI. Em resumo, assumiu um movimento de redescoberta do mundo e do Homem. Isto é, o Humanismo, que abandonava o estudo das escrituras e focava nas ciências humanas, como a filosofia e matemática. Além disso, surgiu o antropocentrismo, onde o Homem foi posto como o centro de todas as coisas.

Ademais, surgiu também o racionalismo, que defendia a verdade absoluta compreendida através da razão humana. Desse modo, o raciocínio lógico praticado através de ações mentais e questionamentos seria a única forma de conhecimento.

Composição da obra A criação de Adão

A obra a criação de Adão apresenta diversos elementos que devem ser analisados e levados em conta, tais como:

1 – Deus

a criacao de adao conheca uma das mais belas expressoes artisticas 2
Cultura Genial

Deus se encontra ao lado direito da obra a criação de Adão, sendo retratado como um homem mais velho. Dessa maneira, Ele apresenta barba, cabelos brancos e símbolos de sabedoria. Entretanto, Ele ainda apresenta uma forma física bastante jovem. Assim sendo, Michelangelo toma como base os relatos bíblicos que descreviam a sua fisionomia.

Além disso, Deus está enrolado em um manto, com diversos anjos. Ademais, ele abraça uma figura feminina, chamada de Eva, em seu braço esquerdo. Ou seja, demonstrando que a primeira mulher criada ainda viria ao mundo, estando à espera no céu.

2 – Adão

a criacao de adao conheca uma das mais belas expressoes artisticas 6
Toda Matéria

Na obra A criação de Adão, a figura de Adão é retratado ao lado esquerdo da obra, aparecendo como um homem jovem sentado em um prado, e o corpo todo dobrado. Desse modo, retrata uma ideia de que ele teria acabado de acordar, estendendo suas mãos em direção a Deus, que o transmitirá vida. Ademais, seu braço está dobrado, com o dedo caído, representando sinais de fraqueza do homem.

3 – O toque

a criacao de adao conheca uma das mais belas expressoes artisticas 4
Campani Culrural

Ao cento da obra A criação de Adão, os dedos indicadores de Deus e Adão estão próximos, mas com um pequeno espaço entre si. Ademais, a mão de Adão está caída, retratando falta de vitalidade, esta que será dada pelo toque de Deus. Por outro lado, Deus está com o braço estendido e o dedo esticado, denotando seu poder de criador, transmitido vida ao homem. Além disso, há uma referência à passagem bíblica que diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Pois, seus membros são simétricos e bem parecidos.

4 – Anatomia humana

a criacao de adao conheca uma das mais belas expressoes artisticas 5
Monte Olimpo

Em a criação de Adão, é possível identificar uma semelhança entre as dobras do manto e o formato de um cérebro humano. Ademais, essa teoria surgiu em 1990, através de um cirurgião americano que visitou o Vaticano e compartilhou sua descoberta. Além disso, Michelangelo representou partes internas do órgão, como o lobo frontal, nervo ótico, glândula pituitária e cerebelo.

Em suma, a teoria faz bastante sentido, visto que Michelangelo era conhecedor da anatomia humana. Mas também, era uma época onde estava marcada por ideologias humanistas e antropocêntricas. Isto é, que colocava o homem com o centro do universo. Assim sendo, o toque de Deus em Adão poderia ser interpretado como um símbolo de racionalismo.

Curiosidades sobre a obra A criação de Adão

a criacao de adao conheca uma das mais belas expressoes artisticas 3
UOL

A obra a criação de Adão possui algumas curiosidades. Por exemplo, que o Michelangelo se sentiu pressionado ao aceitar o convite do papa Júlio II para pintar o Teto da Capela Sistina. Pois, ele preferia se concentrar no seu trabalho como escultor. Por outro lado, outra curiosidade é que o dedo indicador de Adão não foi pintado por Michelangelo. Pois, o original foi danificado em um desabamento. Por isso, posteriormente foi pintado por um restaurador do próprio Vaticano.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Adão e Eva – Quem eram? O que aconteceu com eles no Jardim do Éden?

Fontes: Toda Matéria, Cultura Genial

Imagens: Wikipedia, Arteref, Ensinar História, UOL, Campani Cultural, Cultura Genial

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *