90 anos do Cristo Redentor: confira 16 curiosidades sobre o monumento


Foto 1 de 25 – Nessa terça-feira (12), completam-se 90 anos que o monumento do Cristo Redentor, de braços abertos sobre a Baía de Guanabara, faz com que milhares de pessoas subam 710 metros acima do nível do mar só para ir visitá-lo. (Foto: Pexels)

90 anos do Cristo Redentor: confira 16 curiosidades sobre o monumento

Foto 2 de 25 – Eleito em 2007 uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o monumento coleciona muitas curiosidades únicas. (Foto: Unsplash)

Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil (Foto: Divulgação)

Foto 3 de 25 – Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil (Foto: Divulgação)

O Cristo Redentor, com seus 38 metros entre estátua e pedestal, é a terceira maior escultura de Cristo no mundo. (Foto: Divulgação/Globo Repórter)

Foto 4 de 25 – O Cristo Redentor, com seus 38 metros entre estátua e pedestal, é a terceira maior escultura de Cristo no mundo. (Foto: Divulgação/Globo Repórter)

Construído entre 1926 e 1931, o monumento - incluindo o pedestal - tem a altura de um prédio de 13 andares. (Foto: Pexels)

Foto 5 de 25 – Construído entre 1926 e 1931, o monumento – incluindo o pedestal – tem a altura de um prédio de 13 andares. (Foto: Pexels)

A estrutura de concreto armado foi erguida sobre quatro pilares unidos por vigas de 2,60 metros cada. E sustentam 12 lajes. Uma escadaria une os 12 platôs internos que levam a tampões nos braços e na cabeça da estátua. (Foto: Redes sociais)

Foto 6 de 25 – A estrutura de concreto armado foi erguida sobre quatro pilares unidos por vigas de 2,60 metros cada. E sustentam 12 lajes. Uma escadaria une os 12 platôs internos que levam a tampões nos braços e na cabeça da estátua. (Foto: Redes sociais)

O coração estilizado para representar o Sagrado Coração de Jesus é o único elemento que na parte interna também é revestido de pedra-sabão. (Foto: Tânia/Agência Brasil)

Foto 7 de 25 – O coração estilizado para representar o Sagrado Coração de Jesus é o único elemento que na parte interna também é revestido de pedra-sabão. (Foto: Tânia/Agência Brasil)

A subida até o pedestal — onde se encontra a Capela de Nossa Senhora Aparecida — conta com 220 degraus. O monumento conta ainda com três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes. (Foto: Divulgação/Globo)

Foto 8 de 25 – A subida até o pedestal — onde se encontra a Capela de Nossa Senhora Aparecida — conta com 220 degraus. O monumento conta ainda com três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes. (Foto: Divulgação/Globo)

O Monte Corcovado é 710 metros acima do nível do mar. (Foto: Pexels)

Foto 9 de 25 – O Monte Corcovado é 710 metros acima do nível do mar. (Foto: Pexels)

A cabeça do Cristo possui 3,75 metros e pesa 30 toneladas. (Foto: Tânia/Agência Brasil)

Foto 10 de 25 – A cabeça do Cristo possui 3,75 metros e pesa 30 toneladas. (Foto: Tânia/Agência Brasil)

A estátua foi construída no Brasil, com doações, que passaram de 500 contos de réis, recolhidas entre a população. (Foto: Globoplay)

Foto 11 de 25 – A estátua foi construída no Brasil, com doações, que passaram de 500 contos de réis, recolhidas entre a população. (Foto: Globoplay)

A cabeça e as mãos foram confeccionadas em gesso em Paris e vieram para o Brasil de navio. A cabeça foi embarcada em 50 partes numeradas, enquanto as mãos vieram em oito partes. (Foto: Globoplay)

Foto 12 de 25 – A cabeça e as mãos foram confeccionadas em gesso em Paris e vieram para o Brasil de navio. A cabeça foi embarcada em 50 partes numeradas, enquanto as mãos vieram em oito partes. (Foto: Globoplay)

O monumento foi projetado e construído para resistir a ventos de até 250 km/h. Ou seja, de um furacão de categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson. (Foto: Globoplay)

Foto 13 de 25 – O monumento foi projetado e construído para resistir a ventos de até 250 km/h. Ou seja, de um furacão de categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson. (Foto: Globoplay)

Mas já foi diversas vezes atingido por raios. (Fotos: GloboNews)

Foto 14 de 25 – Mas já foi diversas vezes atingido por raios. (Fotos: GloboNews)

Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Mito: Edifícios muitos altos ou uma árvore em um campo podem ser atingidos diversas vezes por ano. O Cristo Redentor, por exemplo, recebe, em média, 6 raios por ano, no mesmo lugar (Foto: Alex Dukhanov/Unsplash)

Foto 15 de 25 – Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Mito: Edifícios muitos altos ou uma árvore em um campo podem ser atingidos diversas vezes por ano. O Cristo Redentor, por exemplo, recebe, em média, 6 raios por ano, no mesmo lugar (Foto: Alex Dukhanov/Unsplash)

Numa delas, em 2014, teve o dedo da mão direita danificado. (Foto: Globoplay)

Foto 16 de 25 – Numa delas, em 2014, teve o dedo da mão direita danificado. (Foto: Globoplay)

Na América do Sul, a visitação ao Cristo Redentor só perde para a cidade inca de Machu Picchu, encravada na Cordilheira dos Andes, no Peru. (Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil)

Foto 17 de 25 – Na América do Sul, a visitação ao Cristo Redentor só perde para a cidade inca de Machu Picchu, encravada na Cordilheira dos Andes, no Peru. (Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil)

Agora, aos 90 anos, o monumento se prepara para mais uma homenagem. O Santuário Cristo Redentor está pedindo a colaboração de fotos, vídeos e documentos de visitantes do mundo inteiro para montar o maior acervo digital do mundo. (Foto: Tânia/Agência Brasil)

Foto 18 de 25 – Agora, aos 90 anos, o monumento se prepara para mais uma homenagem. O Santuário Cristo Redentor está pedindo a colaboração de fotos, vídeos e documentos de visitantes do mundo inteiro para montar o maior acervo digital do mundo. (Foto: Tânia/Agência Brasil)

Na restauração de 2010, cem pessoas trabalharam diretamente na substituição de mais de 60 mil peças de pedra-sabão. (Foto: Tânia/Agência Brasil)

Foto 19 de 25 – Na restauração de 2010, cem pessoas trabalharam diretamente na substituição de mais de 60 mil peças de pedra-sabão. (Foto: Tânia/Agência Brasil)

A ONG Fundação Laço promoveu o Coquetel Outubro Rosa, evento para celebrar a nova iluminação do Cristo Redentor (Foto: Divulgação)

Foto 20 de 25 – A ONG Fundação Laço promoveu o Coquetel Outubro Rosa, evento para celebrar a nova iluminação do Cristo Redentor (Foto: Divulgação)

Cristo Redentor (Foto: Divulgação)

Foto 21 de 25 – Cristo Redentor (Foto: Divulgação)

A Cidade Maravilhosa é a capital do Rio de Janeiro. Conhecido pelos seus pontos turísticos Cristo Redentor e Pão de Açúcar. (Foto: Divulgação)

Foto 22 de 25 – A Cidade Maravilhosa é a capital do Rio de Janeiro. Conhecido pelos seus pontos turísticos Cristo Redentor e Pão de Açúcar. (Foto: Divulgação)

11. Os turistas que viajam ao Rio de Janeiro sempre levam para casa alguma escultura do Cristo Redentor. (Foto: Instagram)

Foto 23 de 25 – 11. Os turistas que viajam ao Rio de Janeiro sempre levam para casa alguma escultura do Cristo Redentor. (Foto: Instagram)

5. Abrir os braços no Cristo Redentor. (Foto: Instagram)

Foto 24 de 25 – 5. Abrir os braços no Cristo Redentor. (Foto: Instagram)

Cristo Redentor, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Foto 25 de 25 – Cristo Redentor, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)


Esse post pertence ao site:
br.jetss.com

LINK ORIGINAL DO POST

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES