7 novidades no Zoom que vão melhorar reuniões online

0
8

7 novidades no Zoom que vão melhorar reuniões online

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

“Vou te mandar o link do Zoom.” Se você recebeu (ou enviou) uma mensagem dessas por e-mail ou no WhatsApp vai gostar de saber que a plataforma recebeu melhorias bem interessantes.

Parceiro de muitos profissionais em home office, professores e estudantes durante a pandemia, o serviço de videochamadas fez ajustes e incluiu novos recursos que auxiliam as pessoas com deficiência auditiva, lançou o Zoom Phone Cloud Service para 40 países, criou o High-Fidelity Music Mode (para músicos e artistas), além de permitir reorganizar as telas.

Ao longo do meses, o Zoom também sofreu com problemas de segurança, mas fez ajustes e acrescentou recursos. Apesar da data, não é mentira. Em 1º de abril, a plataforma se comprometeu em fazer melhorias focadas em criptografia e privacidade. Um programa de 90 dias foi lançado e reorientou a empresa para compromissos que foram incorporados na rotina. De lá para cá, mais recursos chegaram também.

Na sequência, palavras de Eric S. Yuan, CEO do Zoom:

“Durante os primeiros meses de 2020, a equipe do Zoom trabalhou 24 horas para apoiar o enorme fluxo de novos usuários na plataforma. A demanda crescente em nossos sistemas foi diferente de tudo o que a maioria das empresas já experimentou. No final de março, o Zoom percebeu que sua missão de fornecer comunicações de vídeo para centenas de milhões de participantes de reuniões diárias e precisava incluir um foco equivalente em segurança e privacidade”.

Desde então, o Zoom passou a se concentrar em confiança, segurança e privacidade.

Acompanhe na lista o que muda e como usar cada novidade dessas nas reuniões.

  1. Mais acessibilidade no Zoom

Alguns dos novos recursos do Zoom auxiliam as pessoas com deficiência auditiva e foram incluídos na plataforma com apoio de organizações desenvolvedoras de recursos de acessibilidade, para tornar o Zoom mais compatível com os padrões do A11Y.

  • Design ajustado: a equipe de designers e desenvolvedores criou e aperfeiçoou os produtos (ainda que reconheçam que o Zoom não atinge 100% de perfeição) em acessibilidade para tornar a plataforma de mais fácil uso; isso é sempre bem-vindo.
  • Conformidade: a documentação de conformidade agora inclui todos detalhes sobre como esses recursos funcionam e interoperam com outras ferramentas de comunicação. As equipes aderiram às recomendações WCAG 2.1 AA (Web Content Accessibility Guidelines) ao projetar e desenvolver todos os recursos mais recentes.

Vamos a eles?

Acessibilidade do teclado

De acordo com o Zoom, os recursos do Meeting são totalmente acessíveis por teclado. Confira a lista com atalhos de teclado do Zoom (macOS, Windows, Linux e iPadOS e iOS).

Closed caption

O opção de legenda oculta está disponível ou pode ser atribuída para a digitação de terceiros. O tamanho também pode ser ajustado nas “Configurações de acessibilidade”.

Zoom com Closed Caption – Imagem: Divulgação/Zoom

Suporte para leitor de tela

O Zoom afirma que oferece suporte para todos os principais softwares de leitura de tela. Se você não tiver um leitor de tela, pode usar o leitor de tela integrado ao seu sistema operacional como o Windows 10 Narrator ou macOS VoiceOver, por exemplo.

Os alertas do leitor de tela podem ser ajustados nas “Configurações de acessibilidade”.

Acessibilidade no Zoom – Imagem: Divulgação/Zoom

Como acessar as Configurações de Acessibilidade

  1. Em uma reunião, clique no escudo verde de criptografia (topo esquerdo);
  2. Depois, no ícone de engrenagem das “Configurações”;
  3. Clique, agora, em Acessibilidade;
  4. Lá, defina o tamanho da legenda, os alertas do leitor de tela e outros recursos.

2. Destaque ou fixe vídeos no Zoom

O Zoom incluiu o que chamou de multi-pin e multi-spotlight; vou explicar ambos.

Multi-pin

O multi-pin (fixação) permite que você mantenha vários vídeos fixos na tela e não só o orador (ou quem está escapando áudio do microfone no momento). Isso permite que você desative a visualização automática baseada em alto-falante ativo e visualize até nove participantes específicos. Isso afeta a gravação que passa a registrar apenas os vídeos fixados se você estiver gravando localmente a reunião (para o seu computador).

Pin de tela no Zoom – Imagem: Divulgação/Zoom

Note que fixar até 9 vídeos de outros participantes afetará apenas sua visualização local e gravações locais, nunca a visualização de outros participantes ou gravações na nuvem.

Isso significa que, apenas para sua visualização, o palestrante e mais uma pessoa (como um intérprete de libras, por exemplo) permaneçam na tela, sem outras interrupções.

Multi-spotlight

O multi-spotlight funciona de forma semelhante, a diferença é que os vídeos “pinados” são exibidos para todos na reunião (não só para você). O host ou co-apresentador podem destacar até 9 vídeos. Muito útil para reuniões com intérpretes e palestrantes.

Reorganize os vídeos como quiser no Zoom

Na exibição de galeria, por padrão, os vídeos são reordenados de acordo com quem está falando no momento ou levantando a mão. Se todos falam, fica uma confusão.

Organizar Tela no Zoom – Imagem: Divulgação/Zoom

Demorou, mas isso mudou! Agora, você pode arrastar e organizar os vídeos do jeito que quiser. Basta mover o bloco de vídeo para uma posição. E, mesmo que pessoas em vídeos não selecionados falem no microfone, permanecerá na ordem que escolheu.

3. Filtros divertidos

Nem todo mundo que usa o Zoom está tratando de temas sérios ou corporativos — nada impede você de usar filtros de unicórnio ou tapa-olho de pirata no trabalho também… Filtros chegaram em uma atualização do Zoom. Cores, efeitos, fundos e acessórios que deixam tudo mais divertido, inclusive o happy hour ou a “festa online”.

Filtros no Zoom – Imagem: Divulgação/Zoom

Como usar filtros no Zoom

  1. Em uma reunião, clique no escudo verde de criptografia (topo esquerdo);
  2. Depois, no ícone de engrenagem das “Configurações”;
  3. Clique, agora, em Plano de Fundo e Filtros;
  4. Lá, defina se quer usar “planos de fundo virtuais” e “filtros de video” (rosto ou tela);

Outra opção é clicar direto na seta ao lado de “Vídeo” e em “Configurações de Vídeo”.

4. Iluminação adequada

Nem sempre estamos em local bem iluminado para fazer conferências em vídeo. Os problemas com a iluminação são comuns em dias nublados e mais escuros ou quando o encontro virtual acontece no fim da tarde ou à noite. Um update do zoom trouxe um novo controle granular de intensidade para “pouca luz” e fazer retoques (não milagres).

Ajuste de luz no Zoom – Imagem: Divulgação/Zoom

É possível ajustar a luz, alterar o brilho do seu painel e até regular a suavização da pele.

Como ajustar vídeo com pouca luz no Zoom

  1. Em uma reunião, clique no escudo verde de criptografia (topo esquerdo);
  2. Depois, no ícone de engrenagem das “Configurações”;
  3. Clique, agora, em Vídeo;
  4. Lá, defina se quer usar “planos de fundo virtuais” e “filtros de video” (rosto ou tela);

Outra opção é clicar direto na seta ao lado de “Vídeo” e em “Configurações de Vídeo”.

5. High-Fidelity Music Mode

A plataforma Zoom já faz um trabalho no cancelamento de ruído de fundo para quando você precisa ser ouvido na reunião do Zoom sem interferências externas, como o seu cachorro latindo durante o home office. Mas, ainda era um problema para quem queria destacar o áudio de fundo como uma música — para aulas de música e dança remotas.

Zoom High Fidelity Music Mode – Imagem: Divulgação/Zoom

O High-Fidelity Music Mode (ou Modo Música de Alta Fidelidade) foi projetado para fornecer áudio de nível profissional e otimizar todos os tipos de casos de uso de som e música que acontecem em chamadas e reuniões de vídeo. Para um ou mais ouvintes, melhora o áudio para artes cênicas e professores de música, compositores e etc.

O recurso está disponível para usuários de Windows e macOS, na opção Áudio > Avançado. Lá, você pode alterar determinados ajustes que vão, na prática, fazer isso:

  • Desativar o cancelamento de eco e pós-processamento;
  • Eliminar a compressão de áudio;
  • Aumentar a qualidade do codec de áudio;

Zoom Configurações de Audio – Imagem: Divulgação/Zoom

6. Segurança e Privacidade

A empresa afirma que lançou mais de 100 recursos em segurança e privacidade, muitos disponíveis a partir da atualização de maio, do Zoom 5.0; listo alguns importantes.

Criptografia GCM AES de 256 bits

O Zoom 5.0 passou a suportar além da criptografia atual, criptografia GCM com chaves de 256 bits. Apenas os clientes Zoom na versão 5.0 ou posterior, incluindo o Zoom Rooms, podem ingressar em uma reunião do Zoom Meetings desde de 30 de maio. Sendo assim, se você passou a ter problemas com o aplicativo, atualize seu software.

Criptografia no Zoom - Imagem: Divulgação/Zoom

E a ponta a ponta?

Bem, depois de informar que ofereceria criptografia de ponta a ponta (E2EE) apenas para contas pagas, o Zoom voltou atrás pontuando que também chega aos usuários da versão gratuita. A proteção começou a ser oferecida em julho, ainda na versão beta, mas como opcional porque limita recursos nas chamadas. Para ativar a criptografia de ponta a ponta, usuários deverão verificar suas contas também por mensagem de texto.

Denunciar um usuário

Os anfitriões e co-anfitriões da reunião (hosts) já podem denunciar um usuário que está usando de forma inadequada a plataforma Zoom. A opção está no ícone Segurança e um relatório será enviado para a equipe de confiança e segurança do Zoom, para revisão.

Esse relatório pode incluir uma ofensa específica, descrição e captura de tela opcionalmente. A função “Relatar um Usuário” está ativada por padrão.

Novo ícone de criptografia e segurança

Eu falei no ícone de Segurança, trata-se de um novo escudo de criptografia que aparece no canto superior esquerdo da janela e indica que essa é uma reunião criptografada.

Desde maio, o escudo ficou verdinho para todos. Clicar no ícone também leva você à página “Estatísticas” para obter detalhes adicionais sobre criptografia e data center.

Segurança no Zoom - Imagem: Reprodução/Zoom

Informações aprimoradas do data center

Os donos de reuniões (hosts) agora podem selecionar as regiões do centro de dados (data centers) no nível de agendamento para reuniões. O Zoom também mostra a qual data center você está conectado no ícone Informações, no canto superior esquerdo.

Para ver detalhes adicionais, selecione a seguir “Configurações de Vídeo > Estatísticas”.

O Zoom afirma, ainda, que há uma delimitação geográfica restrita no que se refere à China. Entre os 19 data centers globais co-localizados da empresa, 1 (um) data center está na lá. Este data center é geofencing e está em instalações administradas pela australiana Telstra. Isso garante que os dados de reunião de usuários fora da China continental permaneçam fora, por razões diversas e não usem a rede chinesa.

Opção do anfitrião encerrar ou sair de reuniões

Foi refinada a ação de encerrar ou sair de uma reunião. Com mudanças sutis na interface, os hosts podem decidir claramente entre terminar completamente ou sair de uma reunião. E, se o host sair, pode selecionar um novo host com seus privilégios.

Outras melhorias de segurança adicionais no Zoom:

  • Controle de imagem do perfil: os administradores de conta e hosts de reuniões no Zoom podem desativar a capacidade de os participantes mostrarem a foto do perfil e impedir que esses mesmos arquivos sejam alterados durante uma reunião;
  • Tamanho mínimo da senha: o tamanho mínimo padrão para uma senha do Zoom é de seis caracteres para reunião, webinar e gravação na nuvem; não menos que isso;
  • Segurança da gravação na nuvem: administradores de conta e hosts de reuniões no Zoom podem definir datas de vencimentos em suas gravações na nuvem e também podem desativar o compartilhamento de suas gravações com outros usuários.

Autenticação de dois fatores no Zoom

É a autenticação de dois fatores (ou certificação em duas etapas) que identifica usuários online exigindo que apresentem duas ou mais evidências ou credenciais, que autenticam que a conta é realmente sua. Uma é algo que o usuário conhece (uma senha ou pin) a outra é algo que só o usuário tem acesso (um smart card ou dispositivo móvel como um celular) ou algo físico que só o usuário possui (impressões digitais ou voz).

No Zoom, os usuários têm a opção de usar aplicativos de autenticação que suportam o protocolo Time-Based One-Time Password (TOTP) como Google Authenticator ou Microsoft Authenticator ou solicitar que o Zoom envie um código por SMS ou por chamada telefônica, como segundo fator do processo de autenticação da conta.

Já adianto, os apps são a melhor escolha.

Segurança no Zoom / Duas Etapas - Imagem: Reprodução/Zoom

Como ativar a autenticação de dois fatores no Zoom

  1. Faça login no site do Zoom;
  2. Clique em “Minha Conta”, depois em Perfil;
  3. Acesse “Ver recursos avançados”;
  4. Role a página e encontre “Two-factor Authentication”;
  5. Ative com o seu aplicativo de preferência ou por SMS (ou ligação).

Atente que, caso esteja usando uma conta Google, por exemplo, o Zoom pode considerar o login seguro (se o mesmo tiver a sua própria autenticação em dois fatores).

Boa parte disso tudo diz respeito à aquisição da Keybase, cujo time de engenheiros se uniu ao Zoom e começou a criar a criptografia de ponta a ponta para todos os usuários.

7. Zoom Phone em mais de 40 países

Em agosto, o Zoom anunciou que organizações de pequeno e grande porte poderão solicitar o Zoom Phone, um sistema na nuvem (a preço fixo por usuário) para simplificar gastos globais com telefonia e substituir soluções de PBX, por exemplo. A empresa passou a oferecer cobertura internacional e está presente em mais de 40 países na Europa, América do Norte, América Latina (incluindo o Brasil) e Ásia-Pacífico.

Zoom Phone - Imagem: Divulgação/Zoom

E você, usou muito o Zoom nos últimos meses?

Viu alguma outra mudança útil ou sente que ainda está faltando algum recurso?

Deixe a sua dica. 😉

Com informações: Zoom 1, 2, 3, 4, 5, 67

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários