DICAS DE MULHER

12 benefícios dessa fruta com grande valor nutricional

iStock

Por Isla Ramos
                               
Em 06.05.21

A acerola é rica em vitaminas e oferece uma série de benefícios para a saúde. Para saber mais, consultamos a nutricionista Carolina Queiroga (CRN 08101736), pós-graduada em nutrição clínica pela UFRJ e em fitoterapia na prática clínica pela ABFIT, especialista em nutrição aplicada e estética pelo IPGS e membro da equipe multidisciplinar da clínica Dra. Joana D’arc Diniz. Acompanhe!

Continua após o anúncio

12 benefícios da acerola

A acerola, apesar de ser uma fruta pequena, apresenta grande valor nutricional que se converte em benefícios. “Uma fruta bem pequena, mas com um grande valor nutricional. Considerada, já há alguns anos, como um alimento funcional, por apresentar grandes benefícios à saúde”, aponta Carolina.

E que tal ficar por dentro de todos esses benefícios? Veja, a seguir, as principais vantagens elencadas pela nutricionista que vão te convencer a consumir a fruta!

iStock

  1. Fonte de vitamina C: a vitamina C, ácido ascórbico, tem potente ação antioxidante e a acerola concentra excelentes níveis dessa vitamina, como afirma a nutricionista: “100 ml de suco concentrado de acerola pode conter de 1000 mg a 3000 mg de Vitamina C, enquanto a mesma quantidade de suco de laranja corresponde a 80mg e suco de limão 30 mg”.
  2. Fortalece o sistema imunológico: por conta dos níveis de vitamina C encontrados na fruta.
  3. Auxilia na síntese de colágeno: também graças à vitamina C, que auxilia na síntese de colágeno, atuando na hidratação e na elasticidade da pele. Segundo Carolina, o colágeno é importante também para cicatrização e pós-cirúrgico.
  4. Redução dos danos causados pelos radicais livres: ação conferida também devido aos níveis de vitamina C presentes na acerola. “Reduz os danos causados pela ação dos radicais livres, sendo um potente antienvelhecimento”, pontua a nutricionista.
  5. Rica em vitamina A: a presença dessa vitamina atua na síntese de colágeno e ajuda a fortalecer pele, unhas e cabelo. Demais, né?
  6. Colabora para a saúde dos olhos: isso também por conta da vitamina A. De acordo com Carolina, é um antioxidante indispensável para a saúde ocular.
  7. Ajuda a regular o sistema imunológico: devido aos carotenóides, como o betacaroteno e licopeno, os quais têm ação antioxidante e de regulação do sistema imunológico.
  8. Auxilia na redução das taxas de colesterol: uma ação derivada dos carotenóides, como expõe Carolina: “Auxiliam, também, na redução das taxas de colesterol sanguíneo, principalmente, na redução do colesterol LDL”.
  9. Ação anticancerígena e ajuda a reduzir as doenças cardiovasculares: segundo a nutricionista, os carotenoides trazem esses efeitos benéficos. “Possui ação anticancerígena, minimiza doenças cardiovasculares, degeneração macular, reduz danos causados pela ação de radicais livres”, explica.
  10. Capacidade fotoprotetora, prevenindo manchas na pele: “Além de sua ação clínica, na estética também apresenta grandes benefícios, entre eles, ação fotoprotetora – auxiliando no tratamento e prevenção de manchas na pele, possui ação rejuvenescedora”, esclarece a nutricionista em relação aos efeitos dos carotenoides encontrados na acerola.
  11. Melhora o trânsito intestinal: um efeito superimportante para mais bem-estar! O consumo de acerola melhora do trânsito intestinal, por ser rica em fibras.
  12. Possui baixa caloria: 100 g de acerola contém em média apenas 33 calorias, trazendo todos os benefícios já mencionados e sendo uma ótima alternativa para incluir à sua dieta!

Após conferir todos os benefícios, descubra se consumir a acerola pode trazer algum malefício ou se há contraindicações!

Acerola faz mal?

De acordo com a nutricionista, a fruta não possui contraindicação, mas deve-se atentar quanto ao consumo excessivo. “Não possui contraindicação. Só se deve atentar ao excesso de consumo achando que vai aumentar o aporte nutricional de Vitamina C. Nosso corpo absorve apenas uma determinada quantidade de vitamina C, seu excesso é excretado pela urina”, finaliza.

Em relação ao consumo diário, Carolina aponta que pode sim comer diariamente essa fruta, mas é importante ficar de olho na quantidade para não ser excessiva, além de buscar uma variação de frutas, legumes e verduras na alimentação. Por isso, consultar um nutricionista é essencial para avaliar as quantidades ideais para você!

Como consumir acerola

Carolina contou que a melhor forma de consumir a fruta é in natura, inserida em sucos ou salada de frutas, mas alerta: “Atenção só no preparo do suco, pois ele deve ser consumido logo após o preparo para manter a integridade dos nutrientes, principalmente a vitamina C, se não oxida”. Quer aprender a fazer um suco com a receita da nutricionista? Anote aí!

Como fazer suco de acerola

iStock

Continua após o anúncio

Suco laxativo

Para fazer o suco que colabora para o seu intestino, principalmente quando há aquela sensação de constipação, você vai precisar de 300 g de acerola, 1 fatia pequena de mamão formosa, 2 ameixas pretas ou 2 tâmaras, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça e 200 ml de água de água gelada.

Passo a passo:

  1. Pique o mamão e coloque-o com os demais ingredientes no liquidificador;
  2. Bata por alguns minutos até ficar mais homogêneo e sirva! A nutricionista ressalta que não se deve coar o suco e não é necessário adoçar, pois as ameixas já farão o trabalho!
  3. Suco para imunidade

    Para esse suco que fortalece o sistema imunológico, você vai precisar apenas dos seguintes ingredientes: 300 g de acerola, ½ beterraba pequena, ½ cenoura, 2 fatias de gengibre e 200 ml de água gelada.

    Passo a passo:

    1. Pique a beterraba e a cenoura, para ajudar a bater, e coloque todos os ingredientes no liquidificador;
    2. Bata tudo e, aqui, também não é necessário coar, pois, de acordo com Carolina, as fibras presentes nos dois sucos, ao não serem coados, promovem maior saciedade e melhoram o trânsito intestinal!

    Além dessas receitas, há outras opções de sucos com poderes medicinais que são maravilhosos para a saúde, trazendo diversos benefícios e sabores. Dê uma olhadinha!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.



Esse conteúdo pertence ao site:

Site: www.dicasdemulher.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Para continuar navegando nesse site, DESATIVE o seu sistema de bloqueio de propagandas, o nosso site se mantêm com elas, porém nada de abuso na exibição, prometo que sua navegação será LIVRE sem incômodos. Obrigado pela visita :)