11 de Setembro: o verdadeiro dia em que a “Terra parou”.

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O dia 11 de setembro ficou recentemente gravado na história depois da tragédia ocorrida nos Estados Unidos com o ataque terrorista às Torres Gêmeas. Entretanto supreendentemente o dia 11 de setembro vem se mostrando cheio fatos assombrosos ao longo do tempo ao redor do mundo. Veja só!

O dia em que a terra parou

11 de Setembro de 1541

Inacreditavelmente neste dia a Cidade da Guatemala, a primeira capital do país República da Guatemala localizado na América Central, foi inteiramente destruída por um enorme terremoto seguido de uma grave inundação causados pelo tremor.

Nesta época a capital ficava localizada no vale do Almolonga, porém depois desta tragédia foi transferida juntamente com toda a Corte real para o vale Panchoy.

Atualmente no local onde estava a capital destruída em 11 de setembro hoje está o que os guatemaltecos chamam de “la Ciudad Vieja”, a cidade velha, que foi fundada primeiramente por Jorge de Alvarado em 1527.

11 de setembro de 1792

1 Rei Luis XVI

A França estava um caos devido a Revolução que assolava o país desde 5 de maio de 1789 com o rei Luiz XVI e sua rainha presos. Assim em 11 de setembro as joias da coroa francesa desapareceram, roubadas de forma misteriosa.

Aliás dentre as peças roubadas estava o famoso diamante Hope, a pedra de 67 quilates de raro brilho azulado. A pedra se tornou famosa ao longo da história devido a suposta má sorte que traz para quem o possui.

Contudo o roubo das joias da coroa francesa ocorrido no dia 11 de setembro ainda é um mistério, pois ninguém jamais foi responsabilizado.

Entretanto o diamante reapareceu esplendido em 1812 nas mãos de um negociador de joias londrino chamado Daniel Eliason.

11 de setembro de 1926

Benito Mussolini Duce e1499716315513

Na época a Itália passava por uma ditadura pelas mãos do famoso ditador Benito Mussolini, quando neste 11 de setembro um homem chamado Gino Lucetti atirou uma bomba contra o carro de Mussolini que desfilava pelas ruas de Roma.

Entretanto para surpresa de muitos, incluindo Gino Lucetti, o tirano ditador saiu ileso do atentado, que feriu oito pessoas que estavam próximas a Benito Mussolini.

Tanto que apesar de sofrer outros três atentados neste mesmo ano, o ditador sobreviveu a todos, morrendo somente em 1945 após a segunda Guerra Mundial.

11 de setembro de 1944

46696mn

Durante a Segunda Guerra mundial no dia 11 de setembro a RAF, Real Força Aérea britânica bombardearam as tropas nazistas na cidade de Darmstadt, matando também 11 mil civis.

 Aliás a ação das tropas aliadas ficou marcada na história da cidade alemã com tristeza, pois apesar das intenções terem sido eliminar as tropas nazistas, o ataque provocou quase a total destruição do centro antigo.

Inegavelmente o ataque aéreo britânico transformou 70% das construções da cidade em poeira, além de deixar 66 mil desabrigados.

Você também pode se interessar por:

11 de setembro de 1956

Comeca a segunda parte do julgamento de Carandiru em SP

Neste dia o Brasil inaugurou o que foi considerado na época o segundo maior presídio da América Latina: A Casa de Detenção de São Paulo.

Entretanto o presidio ficou mundialmente conhecido como Carandiru e foi projetado para abrigar até 3,500 presos. Porém ao longo do tempo, já chegou a ter em suas dependências mais de oito mil detentos.

Contudo vale lembrar que apesar de ter sido inaugurado e entregue definitivamente para a cidade de São Paulo em 11 de setembro de 1956, a construção do Carandiru começou em 1920 com o título de penitenciária do estado com capacidade para 2000 mil presos.

Porém foi necessário ampliar a construção, tanto que Jânio Quadros, na época prefeito e depois governador do estado de São Paulo, inaugurou a sua expansão com mais três pavilhões em setembro.

Aliás o Carandiru foi palco de inúmeras atrocidades tanto contra presos como contra policiais durante as verdadeiras guerras que ocorriam em seu interior, nas rebeliões.

Mas a história do local foi completamente encerrada quando o presidio foi desativado e parcialmente demolido em 2002.

Atualmente o extinto Carandiru abriga instituições educacionais como o Parque da Juventude e a Biblioteca de São Paulo.

Além disso em dois pavilhões reformados foram criadas duas escolas técnicas estaduais: A ETEC de Artes e a ETEC Parque da Juventude que ensina várias modalidades esportivas.

11 de setembro de 1973

articles 128275 thumbnail.thumb iTwitter

Neste dia o presidente Salvador Allende, o primeiro a ser eleito por voto popular no Chile no ano de 1970, sofreu um golpe.

Assim em 11 de setembro o General Augusto Pinochet cerca o palácio de La Moneda, sede do governo chileno com tanques e aviões e abrem fogo.

Entretanto o presidente Allende ainda conseguiu fazer um último discurso por telefone antes de cometer suicídio com um tiro.

Assim com o apoio do governo norte americano o General Pinochet assume o palácio La Moneda e o título de “Presidente” do Chile.

11 de setembro de 2001

2016112721322518523

Este ano já completa 20 anos do dia em que as Torres Gêmeas caíram sob ataque terrorista nos estados Unidos, deixando o mundo perplexo.

Inegavelmente os atentados ao World Trade Center na cidade de Nova York paralisou o mundo todo, enquanto a televisão mostrava as cenas dos aviões explodindo contra as torres. Tanto que houve quem não acreditasse que aquilo fosse real, pois de fato parecia ter saído direto das telas do cinema.

Porém não teve um final feliz com super-heróis de capa salvando o dia, mas sim bombeiros, médicos e voluntários, os heróis da vida real lutando para resgatar com vida o máximo de pessoas possível.

Entretanto no final o resultado acabou sendo de 3 mil mortos, fora os desaparecidos, além do trauma de milhares que viram tudo acontecer sem que fosse possível evitar.

Atualmente no local foi construído um parque com um memorial em honra aos mortos civis e de bombeiros e policiais que estavam lá na hora do atentado ou que morreram lutando para resgatar as vítimas.

Então estes não foram os únicos fatos marcantes ocorridos no mês de setembro especificamente no dia 11. O curioso é que todos foram desastrosos, tristes ou assustadores. Mas estamos torcendo para que no futuro tenhamos boas noticias para registrar.

Créditos de imagem: Catedral_ciudad_vieja_gua.jpg (4288×2848) (wikimedia.org) ;Benito_Mussolini_Duce-e1499716315513.jpg (2015×1170) (jweekly.com); 46696mn.jpg (640×427) (mdig.com.br); Começa-a-segunda-parte-do-julgamento-de-Carandiru-em-SP.jpg (900×600) (uipi.com.br); articles-128275_thumbnail.thumb_iTwitter.jpg (1024×512) (memoriachilena.gob.cl); 2016112721322518523.jpg (540×306) (intermedia.ge)

Capa: ph_flow_03.jpg (1600×1100) (miyaichi-fp.com)

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *